Banner
Banner

Renato Nery sugeriu ‘devassa’ para livrar TJMT da corrupção

Foto: OAB/Reprodução

Onze meses antes de ser morto a tiros em Cuiabá, o advogado Renato Gomes Nery, ex-presidente da OAB-MT, denunciou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o desembargador Sebastião de Moraes por suposta ligação com um grupo que manipulava o Judiciário em benefício próprio. Moraes nega qualquer envolvimento ilícito. Em sua denúncia, Nery comparou a conduta do magistrado à de Judas na Santa Ceia. O caso segue com desdobramentos após a execução do ex-presidente da OAB-MT.

Na reclamação ao conselho, Renato Nery sugeriu o ‘início de uma devassa para sanear o Poder Judiciário e livrá-lo da endêmica corrupção” (Estadão/UOL)

O advogado Joselito Tanios Hajjar denunciou ao CNJ o caso de sua cliente, uma viúva, que teria sido prejudicada pelo suposto esquema de venda de sentenças envolvendo o advogado Roberto Zampieri. (Gazeta) 

 

Trump anuncia vitória e diz que fechará fronteiras

Donald Trump, discursou em tom de vitória como novo presidente dos Estados Unidos, na madrugada desta quarta-feira (6). O republicano se reuniu em um evento com apoiadores em Palm Beach, na Flórida. Ele classificou a própria vitória como o “maior movimento político de todos os tempos”. (G1)

O Partido Republicano, de Trump, retomou o comando do Senado. Eles conseguiram chegar a 51 cadeiras ocupadas pela primeira vez em quatro anos.

A candidata democrata, Kamala Harris, prevista para discursar a apoiadores nesta quarta-feira, desistiu de falar no evento na Universidade Howard, sua alma mater, onde escolheu acompanhar a apuração. (O Globo)

EUA vivem apreensão diante apuração

A votação se estendeu até as 3h desta quarta-feira (6), no horário de Brasília, quando os trabalhos foram encerrados no estado do Alasca. No entanto, os votos por correio, as diferenças nas regras estaduais e o acirramento da disputa podem atrasar o anúncio do vencedor. As atenções à disputa são redobradas nos sete estados pêndulos. (Folha SP)

Resultado –  Acompanhe em tempo real clicando aqui. (UOL) 

 

STF dá prazo para AL se manifestar sobre eleição da Mesa

O ministro Dias Toffoli, do STF, deu 10 dias para que a ALMT se manifeste sobre a ação direta de inconstitucionalidade da PGR contra o regimento interno que permite a eleição antecipada da Mesa Diretora,no segundo biênio, na última semana de setembro. Neste ano, a ALMT realizou a eleição dois meses antes do permitido. (Gazeta)

MP denuncia Paulo Henrique por organização criminosa

O vereador de Cuiabá Paulo Henrique (MDB) foi denunciado por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção. Ele foi alvo de uma investigação da PF sobre uma facção criminosa que promovia shows nacionais e lavava dinheiro em casas noturnas da capital. A Justiça de MT comprovou que agentes públicos facilitaram a concessão de licenças e alvarás em troca de pagamentos. Entre 2018 e 2022, a facção movimentou mais de R$ 79,1 milhões. Paulo foi preso durante a operação, mas liberado cinco dias depois. (G1)

Abilio defende Mesa Diretora composta só por mulheres

O prefeito eleito Abilio Brunini (PL) defendeu o nome da vereadora eleita Paula Calil (PL), para a presidência da Câmara de Cuiabá, e ainda sugeriu que a Mesa Diretora seja composta exclusivamente por mulheres. Apesar de ter afirmado publicamente que não iria interferir na eleição, ele compareceu ontem (05) à Câmara Municipal e se envolveu em um “bate boca” com o vereador Jeferson Siqueira (PSD). O motivo seria a influência na eleição da Mesa Diretora para os próximos dois anos. (Gazeta)

Novo staff – Brunini anunciou a futura vice-prefeita Vânia Rosa como secretária Municipal de Assistência Social e o ex-suplente de vereador, Johnny Everson, para a Cultura. Abilio também adiantou que a partir de 2025, a Cultura será uma secretaria individual, sendo separada dos segmentos de Esporte e Lazer. A Assistência passará a ser independente da Inclusão e Acessibilidade. (Hipernotícias)

Bolsonaro nega ter pedido a Silvinei para fazer campanha

O  ex-presidente Jair Bolsonaro negou em depoimento à Controladoria-Geral da União (CGU)  ter pedido a Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, que fizesse campanha eleitoral em 2022. Bolsonaro foi ouvido como testemunha de defesa no processo que pode resultar na cassação da aposentadoria de Vasques. Silvinei é investigado por participar de eventos oficiais, conceder entrevistas e fazer postagens nas redes sociais pedindo votos para Bolsonaro no segundo turno das eleições. (Folha SP)

 

ALMT vai reunir Gilmar, Moraes e Dino em Cuiabá

Os ministros do STF Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Flávio Dino serão palestrantes no seminário que comemora os 35 anos da Constituição de Mato Grosso, em 18 de novembro, das 8h às 12h30, na Assembleia Legislativa. O evento deve receber um público de 300 pessoas no Teatro Zulmira Canavarros. Inscrições apenas online. (eh fonte) 

Brasileiro comandará a Interpol pela primeira vez

Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal (PF), foi eleito pela maioria dos 196 membros da Assembleia-Geral da Interpol para comandar a secretaria-geral da Interpol, a maior organização policial do mundo. Urquiza assumirá o posto ao fim do mandato do atual secretário-geral, Jürgen Stock, da Alemanha. Ele será responsável por liderar a organização em seus esforços globais de combate ao crime transnacional e fortalecimento da cooperação policial internacional. Urquiza é o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar esse posto nos 100 anos de existência da Interpol. (Agência Brasil)

Câmara aprova projeto sobre emendas

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (5) o projeto de lei que estabelece novas regras de transparência para o pagamento de emendas parlamentares. Foram 330 votos a favor e 74 contrários ao texto. O projeto é fruto de uma série de reuniões entre os poderes para tentar cumprir uma exigência do STF, a partir de decisão do ministro Flávio Dino.O texto segue agora para o Senado, onde deve ser votado na próxima semana. (G1)

Detran alerta para novo golpe em MT

Um esquema criminoso de envio de falsas notificações de trânsito está circulando nos celulares de motoristas em Mato Grosso. Os golpistas usam o nome do Detran para enviar falsas notificações de multa ou suspensão da CNH. O órgão explica que as infrações lavradas são emitidas e enviadas ao proprietário do veículo pelos Correios, contendo o código de barras para pagamento. O QR code aparece somente quando o boleto é emitido pelo site do Detran-MT. (G1)

 

Convivência com pets melhora a  saúde mental 

Para a psicóloga clínica e neuropsicóloga Juliana Gebrim, a convivência com um animal pode ter um impacto profundo na saúde mental dos humanos. Estudos revelam que a presença de um pet ajuda a reduzir a solidão, proporcionando um senso de pertencimento. A interação com animais pode elevar a autoestima e motivar a prática de exercícios. (Correio Braziliense)

Netanyahu demite ministro da Defesa de Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, demitiu o ministro da Defesa, Yoav Gallant, após meses de conflitos sobre política interna e diferenças sobre os esforços de guerra de Israel. Em uma declaração gravada ontem (5), Netanyahu disse que “durante os últimos meses, essa confiança entre mim e o Ministro da Defesa rachou”. (CNN)

 

Leia o QRCODE ou copie a chave pix: 48.890.006/0001-08

 

Meio Ambiente

Foto: WWF-BRASIL

Denúncia pública pede suspensão de Projeto na ALMT

O Projeto de Lei Complementar 18/2024 propõe mudanças no Código Florestal de Mato Grosso para reclassificar áreas da Floresta Amazônica como Cerrado. Essa alteração aumentaria a área passível de desmatamento de 20% para 65%, o que permitiria a derrubada de cerca de 5,2 milhões de hectares. A denúncia pública destaca a urgência de suspender o projeto, que desconsidera os mapeamentos oficiais do IBGE e as classificações da vegetação brasileira definidas no Mapa de Vegetação do Brasil. Além disso, sugere a realização de uma investigação sobre os interesses e os impactos da proposta em tramitação na ALMT. (Olhar Direto)

Parque das Águas sofre com abandono, lixo e até falta de água

Inaugurado em 2016, o Parque das Águas, em Cuiabá, vive uma situação de abandono e precariedade, com muita sujeira, lixo, falhas estruturais e até mesmo falta de higiene, revelando a realidade preocupante para visitantes e funcionários. A unidade de conservação está há semanas sem água para serviços simples, como a limpeza dos banheiros. (MidiaNews)

Brasil elevou emissão de gases de efeito estufa

O desmatamento na Amazônia e a expansão agrícola são apontados como principais fatores desse crescimento. Especialistas alertam que, sem medidas eficazes de controle ambiental, o país não conseguirá reduzir as emissões conforme o compromisso do Acordo de Paris. O governo brasileiro enfrenta críticas por políticas ambientais consideradas insuficientes para conter o avanço do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa. A comunidade internacional observa com preocupação o desempenho ambiental do Brasil, dada sua importância na luta contra as mudanças climáticas. (Folha SP)

 

Economia

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Deputados aprovam novo marco legal para seguros

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que estabelece novas regras para contratos de seguros, criando uma legislação específica para o setor. O projeto prevê o prazo de 30 dias para pagar a indenização ou o capital segurado, contados a partir do reconhecimento da cobertura, além de proibir o recebimento antecipado do prêmio. Como já passou pelo Senado, a proposta segue agora para sanção ou veto presidencial. O projeto é uma das prioridades do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. (O Globo)

Preço da carne bovina volta a subir

Em setembro, os preços da carne bovina para o consumidor subiram 7,2% em relação ao mesmo mês de 2023. A alta fez com que o consumo dessa proteína caísse 1,8%, na mesma base de comparação —primeira retração registrada neste ano. A saída adotada pelo brasileiro foi substituir as carnes por ovos e peixes. (UOL)

Em dois meses, Brasil abre 89 mercados para exportação

Em outubro, o Brasil obteve o segundo maior resultado histórico na abertura de mercados para produtos agrícolas e criou 34 novas oportunidades de exportação em 12 países. Esse desempenho ficou atrás apenas de setembro deste ano, que bateu recorde com 55 novos mercados em 14 países.  (AgroEmCampo)

Dólar fecha abaixo de R$ 5,75

O dólar se firmou em baixa no Brasil após o governo antecipar uma reunião de ministros para discutir medidas fiscais. A sessão foi marcada por cautela nos mercados globais, em meio à expectativa da eleição presidencial nos Estados Unidos. O dólar à vista caiu 0,62%, fechando em R$ 5,7472, mas acumula uma alta de 18,46% no ano.  (CNN)

 

Digital

 Rússia multa Google em valor maior que o PIB mundial

A agência de notícias estatal russa Tass relatou que as multas impostas à empresa Google, que detém a plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube, vêm aumentando devido à falta de pagamento. Segundo o jornal russo RBK, 17 canais de televisão, incluindo a TV estatal, processaram o Google por suspender suas transmissões no YouTube. As multas já somam 2 undecilhões, maior do que o PIB mundial estimado pelo FMI. (BPMoney)