A opinião e a informação no eh fonte
Terça-feira (28), o eh fonte completou dois anos de existência. Em igual tempo assino uma coluna de opinião na newsletter, às quintas-feiras, abordando fatos e personagens prioritariamente regionais.
Quando comecei com a coluna julgava que, àquela altura da vida, já tinha presenciado muitos fatos de Cuiabá e de MT que me credenciaram a analisar tudo. Porém, me enganei. Pelo menos em parte.
Na realidade, a dinâmica do país, da capital mato-grossense e do estado pede conhecimento em profundidade nas diferentes e complexas áreas que, por vezes, me falta para elaborar pontos de vista jornalístico e posicionar.
Em outra ponta, o avanço tecnológico dos tempos atuais possibilitou a ampliação dos canais de comunicação, o que proporcionou a democratização da exposição de opiniões, inclusive pessoais, de especialistas e cidadãos comuns, de modo geral. Precisei encontrar o diferencial jornalístico.
Assim, nessa conjuntura, para não desistir das minhas análises, procurei (e procuro) me ancorar no aprendizado que julgo importante para construir observações e comentários, formado pela origem local, memórias, cultura regional, além da vivência jornalística.
Quanto à realidade digital, especificamente para o jornalista que lida com a escrita opinativa, que é o meu caso, essa situação tornou a prática mais desafiadora, visto que parte dos leitores, diante da multiplicidade das mídias, faz interpretações rápidas e equivocadas de textos jornalísticos de opinião.
Alguns confundem posicionamento com ‘engajamento’, o que não procede, caso a opinião seja criteriosamente jornalística. Nesse caso, exige-se do profissional mais apuração em busca da verdade (combate às fake news), revirar memórias, consultar personalidades, checar dados, realizar entrevistas, entre outras providências que o processo de produção da informação requer.
Voltando ao eh fonte, reitera-se que a opinião jornalística é uma das frentes da newsletter. Além de mim, assinam as colunas de opinião da publicação digital, em diferentes dias da semana, as jornalistas Adriana Mendes, Francisca Medeiros e Regina Alvarez.
Todas, com focos em áreas distintas, têm importância na comunicação, visto que a opinião jornalística precisa se destacar nestes tempos de profusão de mídias digitais e de popularização de redes sociais.
Outra frente do eh fonte é a informação. E é ela que predomina. Nesse período de dois anos, o eh fonte, que é uma newsletter genuinamente mato-grossense, publicou 518 edições (contando com esta) de boletins notadamente informativos.
O boletim traz uma curadoria de notícias e acontecimentos, e é distribuído cedinho, de segunda-feira a sexta-feira, via e-mail e whatsapp, de forma exclusiva a seus assinantes.
Reúne notícias, com links, distribuídas em diversas editorias – política, economia, social, meio ambiente, internacional, cultura, esportes, entre outras. A ideia é oferecer informação qualificada a quem quer ficar inteirado dos fatos e atualizado.
Assim, pode-se afirmar que o eh fonte caminhou, nesse período, cumprindo seu compromisso com o jornalismo profissional e independente, com destaque nos dois gêneros – o informativo e o opinativo.
Puxando “a sardinha para minha brasa”, escrevi, nos dois anos, 93 colunas de opinião (incluindo esta). A maioria jornalística; algumas pessoais. Os assuntos foram do rio Cuiabá a São Benedito, passando também pela política, música, literatura, teatro, cinema, educação, meio ambiente, vacinação e futebol.
Nos textos, meu olhar sempre foi (e será) sobre Cuiabá, sobre meus conterrâneos e o meu estado.
Luiz Beltrão, Manuel Carlos Chaparro e José Marques de Melo foram importantes estudiosos da cultura jornalística no país, com ênfase no paradigma que divide o Jornalismo em Opinião e Informação.
Foi com eles, meus mestres da graduação e pós-graduação, que aprendi a nobreza da opinião jornalística, que considero ser muito pertinente perante o avanço das plataformas digitais e a abundância de discursos, de mídias e de redes sociais.
Por encorajar a Informação e a Opinião no jornalismo de MT, um viva ao eh fonte!
*Os textos das colunas e dos artigos são de responsabilidade os autores e não refletem necessariamente a opinião do eh fonte.
Política de republicação: A coluna do eh fonte pode ser republicada, desde que seja mantida a integridade do texto, citada a autoria e incluído o link para o material original da página.
Compartilhe
Assine o eh fonte
Tudo o que é essencial para estar bem-informado, de forma objetiva, concisa e confiável.
Comece agora mesmo sua assinatura básica e gratuita:

