Banner
Banner

Interligação e Sustentabilidade

Julie Campbell*

No Dia Mundial do Meio Ambiente, cabe uma reflexão especial sobre nossas ações e impacto no planeta. Em Cuiabá, a expansão do saneamento básico por meio das atividades desenvolvidas pela Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, comprova o compromisso da capital de Mato Grosso com a sustentabilidade. A cobertura sanitária avança significativamente, beneficiando diretamente pessoas e o meio ambiente.

Com a ampliação das redes de esgoto em diversas partes da capital, a conexão domiciliar à rede de coleta torna-se crucial, urgente. A Águas Cuiabá facilita esse processo disponibilizando a caixa de inspeção em frente às residências, ficando a cargo dos moradores a interligação do esgoto doméstico. Um procedimento bastante simples, vale registrar, e de grande valia ambiental.

Aqui, uma pergunta: a casa onde você mora, condomínio, o estabelecimento onde você trabalha ou estuda, esses locais já estão conectados à rede de esgoto de Cuiabá? Inteirar-se dessa questão e procurar respostas faz parte de uma trilha de mais sensibilização ambiental e social. Nesse caminho, é preciso compreender primeiramente a diferença entre a rede de esgoto e a rede pluvial, algo importante na solidificação da cultura do que é ambientalmente correto.

Em localidades nas quais a concepção adotada é a de separadores absolutos, a rede pluvial drena a água da chuva diretamente para rios e córregos, sem tratamento, e é proibido conectar esgoto a essa estrutura. Já a rede de esgoto é projetada para coletar o esgoto doméstico, transportá-lo para uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e depois para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde o efluente é devidamente tratado. A ligação inadequada pode causar rompimentos e vazamentos, comprometendo o sistema de esgotamento e causando danos ambientais e à saúde pública.

Já a interligação correta à rede de esgoto tem um impacto direto e precioso no meio ambiente. Em Cuiabá, isso evita que 14 toneladas de carga poluidora sejam despejadas diariamente nos rios Cuiabá e Coxipó. Esta ação não só melhora a qualidade da água, mas também protege a biodiversidade e os ecossistemas aquáticos. Ajuda a cuidar do Pantanal!

No ciclo pleno da sustentabilidade, outro item ganha protagonismo: o lodo, gerado no processo de tratamento de esgoto, é transformado em biossólido em Cuiabá, produto orgânico rico em nutrientes e que beneficia a agricultura familiar com sua distribuição gratuita para cadastrados. O produto melhora a fertilidade do solo, substituindo parcialmente os adubos químicos, reduzindo custos de produção e promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis na região do Cinturão Verde.

Iniciativas como essas exemplificam nosso compromisso com a sustentabilidade, de uma forma geral, e com você, morador e cliente dos serviços da Águas Cuiabá. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a concessionária reafirma o pacto com a sustentabilidade e a qualidade de vida. Juntos, podemos construir um futuro melhor para todos.

*Julie Campbell é diretora operacional da Águas Cuiabá

Em nossa seção de artigos do eh fonte destacamos opiniões de leitores, selecionadas por nossa equipe editorial para assegurar qualidade e pluralidade. Os artigos refletem as visões dos autores, não a posição oficial do eh fonte. Nosso propósito é incentivar discussões e debates, oferecendo um espaço para diferentes vozes, tendências e ideias.

Compartilhe

Assine o eh fonte

Tudo o que é essencial para estar bem-informado, de forma objetiva, concisa e confiável.

Comece agora mesmo sua assinatura básica e gratuita: