Após pressão, tradings vão discutir reforma na Moratória da Soja
Multinacionais e integrantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) irão propor mudanças na Moratória da Soja, criada para combater o desmatamento na Amazônia. A proposta prevê alterar o monitoramento de fazendas inteiras para áreas específicas, como campos ou talhões. Isso permitiria que produtores com áreas desmatadas após 2008 exportem soja desde que produzida em conformidade com a moratória. A mudança, antecipada pelo The Guardian, deve ser votada esta semana.
Os comerciantes de soja, incluindo ADM, Cargill, Cofco e Bunge, assinaram a Moratória da Soja comprometendo-se a parar de comprar soja de fazendas que tiveram floresta desmatada a partir de 2008. A associação observou que, a partir de 2023, Mato Grosso e outros estados aprovaram leis estaduais que prejudicam os signatários da moratória. (Globo Rural/Estadão)
Francisca Medeiros
Informações que unem o campo e a cidade.
Impactos do acordo Mercosul-UE: benefícios e desafios
Depois de 25 anos, o Acordo de Livre Comércio Mercosul-União Europeia ganhou um texto formal, resultado do melhor exercício da diplomacia. E como e quando esse tratado vai mexer na vida de milhões de pessoas nos dois continentes? Para o agro será bom? E na mesa dos brasileiros terá itens de fora a preços razoáveis? E o que muda no acesso dos produtos brasileiros para os europeus? A coluna de Francisca Medeiros tenta trazer algumas destas respostas. Leia aqui
Influencer indígena se filia ao partido Novo
A influenciadora indígena Ysani Kalapalo, moradora de uma aldeia no Alto Xingu (MT), filiou-se ao partido Novo e poderá disputar uma vaga como deputada federal em 2026. Conhecida por suas posições de direita, Ysani defende o empreendedorismo como caminho para a autonomia indígena. Sua participação na comitiva de Jair Bolsonaro na ONU, em 2019, gerou críticas de movimentos indígenas, mas ela rompeu com o ex-presidente em 2020. Ysani, que se identifica como pertencente a quatro etnias, busca levar novos valores para a política. (Folha SP)
MPE pede cassação de prefeito e vice eleitos em Jauru
O prefeito eleito de Jauru, Valdeci José de Souza (União), o “Passarinho”, e sua vice, Enércia Monteiro dos Santos (PSB), foram acionados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por suposto esquema de compra de votos. Segundo o MPE, na véspera do pleito, a Polícia Civil flagrou uma eleitora na casa de Enércia com R$ 500 em espécie. Ela confessou ter recebido o dinheiro em troca de seu voto e de sua presença em um comício. No mesmo local, outras pessoas foram encontradas, incluindo secretários municipais, portando dinheiro vivo. (Olhar Jurídico)
Trânsito vai piorar na Miguel Sutil com interdição em viaduto
A Sinfra informou que nesta segunda-feira (09) serão fechadas as pistas do Viaduto do CPA, sentido Coxipó-Rodoviária, para realização de correções estruturais emergenciais. Todo o trânsito, neste sentido, será desviado, descendo e atravessando a Av do CPA. Conforme a Sinfra, deslocamentos do material do aterro da cabeceira do viaduto criaram vazios em pontos de suporte, diminuindo a resistência da estrutura. A previsão é de que os trabalhos em ambos os sentidos sejam finalizados até o dia 20 de dezembro. (Primeira Página)
MT registra 37 mil casos e 36 mortes por dengue em 2024
O número de casos de dengue registrou um aumento significativo este ano em comparação ao mesmo período de 2023. Até agora, o estado notificou 74.035 casos, sendo 42.169 considerados prováveis, 37.522 confirmados e 36 mortes. Os casos de chikungunya também apresentaram crescimento expressivo, com 23.606 notificações e 19.932 confirmações, em contraste com os 326 casos confirmados no mesmo período do ano passado, além de 11 mortes. (MidiaJur)
UFMT mantém bonificação do Enem para estudantes
Após protestos de estudantes e professores, o Consepe da UFMT decidiu manter a bonificação de 15% nas notas do Enem 2024 para estudantes de Mato Grosso. No entanto, a continuidade da política nos próximos anos será reavaliada em 2025, quando o STF deverá emitir uma decisão definitiva sobre a constitucionalidade do bônus regional. O benefício de 15% será exclusivo para candidatos da ampla concorrência. (Primeira Página)
Cerca de 600 pretendentes estão na fila da adoção
Em Mato Grosso, 57 crianças estão disponíveis para adoção, sendo 19 meninas e 38 meninos, em sua maioria pardas. A faixa etária mais frequente vai até 4 anos, com 11 crianças, e entre 12 e 16 anos, com 12 crianças. Apesar de 628 pretendentes estarem na fila de adoção, o processo é demorado devido à habilitação, que exige documentação, curso pré-natal, análise psicossocial e aprovação judicial. Daisy Anne Marklew Guilem, presidente da Ampara, explicou à Gazeta que a entidade oferece suporte e orientação para o processo no estado. (Gazeta)
|
Leia o QRCODE ou copie a chave pix: 48.890.006/0001-08
Governo Sírio cai após 50 anos sob regime da família Assad
Rebeldes sírios anunciaram a queda do regime autoritário de Bashar al-Assad, que se manteve no poder por um período de 24 anos. O longo governo do presidente sírio acabou depois que os rebeldes tomaram a capital Damasco. O líder de punho de ferro da Síria é a segunda geração de uma dinastia familiar autocrática que manteve o poder por mais de cinco décadas. (CNN)
A agência de notícias russa Interfax afirmou que Bashar al-Assad recebeu asilo das autoridades russas e está em Moscou. Segundo a Interfax informou, há um acordo para garantir a segurança das bases militares russas na Síria. (Folha SP)
Brasil orienta cidadãos a deixar o país
O Itamaraty informou que acompanha com “preocupação” a escalada dos conflitos na Síria e orientou aos cidadãos brasileiros no território que tentem deixar o país por meios próprios, “até o retorno à normalidade”. Segundo estimativas do governo, 3,5 mil brasileiros vivem no país do Oriente Médio, a maioria deles nascidos na Síria, com pai ou mãe brasileiros. (G1)
Entenda aqui o que aconteceu na Síria (BBC)
Meio Ambiente
Escassez hídrica inédita no Pantanal e outras quatro bacias
As mudanças climáticas levaram à decretação inédita de “estado de escassez hídrica” em cinco grandes bacias hidrográficas brasileiras em 2024, incluindo a do rio Paraguai, essencial para o Pantanal. É a primeira vez que a região enfrenta essa condição extrema, destacando a gravidade da crise. As áreas afetadas somam 2,26 milhões de km², impactando 26% do território nacional. A seca afeta o abastecimento humano, agricultura, logística e geração de energia, exigindo medidas emergenciais da Agência Nacional de Água (ANA). ( Folha SP)
Governo lança editais para recuperação da Amazônia
O programa Restaura Amazônia, do MMA em parceria com o BNDES, destinará R$ 100 milhões do Fundo Amazônia para recuperar a vegetação nativa na Amazônia Legal. A iniciativa busca transformar o “Arco do Desmatamento” no “Arco da Restauração”, priorizando unidades de conservação, territórios indígenas, quilombolas e assentamentos. Mato Grosso integra a microrregião 2, ao lado de Tocantins. Os recursos serão direcionados para três macrorregiões estratégicas, com foco na restauração ambiental e no fortalecimento da sustentabilidade na região. (Veja)
Nove escavadeiras foram apreendidas em um garimpo ilegal em uma propriedade rural de Vila Bela da Santíssima Trindade, juntamente com contêineres de óleo diesel e uma caminhonete. A operação identificou desmatamento e degradação ambiental na área. Em outubro, no mesmo local, já haviam sido apreendidas quatro escavadeiras, que operavam próximas às margens do Rio Sararé. (Leiagora)
Restaurador de nascentes plantou 1 milhão de mudas
A paixão pela causa ambiental e a busca por conhecimento levou José Aparecido Macedo, de 73 anos, a ingressar na faculdade aos 50 anos, formando-se aos 54 em Biologia. Atualmente, José lidera um projeto agroflorestal, que integra espécies nativas e frutíferas para restaurar áreas degradadas e, ao mesmo tempo, oferecer alternativas econômicas sustentáveis para pequenos produtores. Ele se dedica há mais de três décadas à restauração de nascentes e áreas degradadas. (MidiaNews)
Economia
Anatel libera mudança de preço na vigência de plano de celular
A Anatel revogou algumas regras de proteção ao consumidor aprovadas em 2023. Entre as mudanças, foi anulada a proibição de alterações nas características da oferta dos planos de celular, internet e TV por assinatura durante a vigência do contrato. Também foi revogada a regra que permitia a migração automática para um novo plano caso o cliente não manifestasse adesão à nova oferta, além da proibição de cobranças nos primeiros 30 dias de suspensão parcial por inadimplência. As novas normas entram em vigor em setembro de 2025. (G1)
Mercado teme oscilação do preço do petróleo
Uma eventual variação no preço internacional do petróleo é um dos principais temores do mercado, como consequência da queda do líder sírio Bashar al-Assad. Embora o país não tenha mais relevância no mercado global da commodity, a dúvida é até que ponto a cotação do produto pode oscilar como resultado de mais um fator de instabilidade no Oriente Médio. (Metrópoles)
Digital
Aplicativo promete economia com streamings
O Chippu Place, da Omelete Company, lançado na CCXP 2024, promete simplificar a vida dos usuários ao reunir todas as assinaturas de plataformas em um único lugar, com apenas um pagamento. O aplicativo monitora o uso das plataformas pelo assinante, identificando quais serviços são mais utilizados, ajudando a avaliar o custo-benefício de cada assinatura. Amazon, Apple TV+, Globoplay, Uber e PlayStation são algumas das assinaturas que podem ser consolidadas em um único pagamento. (CNN)
Esporte
Rebaixado, Cuiabá termina o Brasileirão em último lugar
O Cuiabá se despediu da temporada 2024 com mais uma aparição vergonhosa. No seu décimo compromisso sem vencer, foi derrotado pelo Vasco por 2 a 1, ontem (8), na Arena Pantanal. Sem conseguir reagir desde que atolou na penúltima colocação, em agosto, o Dourado foi rebaixado com rodadas de antecedência e, a situação que já era péssima, piorou: vai descer para a segunda divisão como o lanterna do campeonato, já que foi ultrapassado na reta final pelo Atlético-GO. Também foram rebaixados Criciúma e Athetico Paranaense. (Olhar Direto)
O Botafogo venceu o São Paulo (2 x 1), ontem no Milton Santos, pela última rodada do Brasileirão, e é o campeão brasileiro de 2024. Foi o segundo título do time em oito dias, pois dia 30 de novembro venceu a Libertadores, em Buenos Aires. (GE)
Agenda da semana
Segunda-feira – 09/12
- Governo de MT lança Delegacia Digital da Polícia Civil, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, às 14h
- Abertura das inscrições para o concurso público do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), com salários de até R$ 13 mil
- STF promove audiência pública para debater a relação trabalhista entre motoristas e entregadores e empresas de plataforma digital
- TSE apresenta o Relatório de Avaliação das Eleições 2024
- Banco Central (BC) divulga o Relatório Focus
Terça-feira – 10/12
- O relatório do TCE-MT, favorável à aprovação das contas do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), deve ser lido na Câmara Municipal
- Orquestra Sinfônica da UFMT e o Coral Infantojuvenil da UFMT, com participação do Coral UFMT, realizam o Concerto de Aniversário da UFMT
- ALMT promove audiência pública, às 9h, para apresentar os balancetes financeiros e orçamentários da Secretaria Estadual de Saúde referentes ao 3º trimestre de 2024
- OAB-MT realiza solenidade de posse da nova diretoria para o Triênio 2025-2027, às 19h, no auditório da Seccional
- Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sabatina os indicados pelo governo a ocupar diretorias do Banco Central
- A Comissão Mista de Orçamento (CMO) da Câmara começa a debater e votar os relatórios setoriais ao PLOA de 2025
- Plenário da Câmara deve votar projeto de lei que regulamenta o desenvolvimento e o uso de inteligência artificial (IA)
- IBGE divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente a novembro de 2024
Quarta-feira – 11/12
- O Museu de História Natural de Mato Grosso promove o Circuito Itinerante de Ciências no Museu, com planetário e oficinas criativas de robótica, a partir das 8h
- A prefeitura de Cuiabá lança o ‘Natal da Gente 2024’, a partir das 19h, no Parque das Águas. A entrada é gratuita
- STF continua o julgamento sobre o Marco Civil da Internet
- Ministro da Educação, Camilo Santana, presta esclarecimentos sobre a pasta na Câmara dos Deputados
Quinta-feira – 12/12
- Padre Fábio de Melo se apresenta a partir das 18h, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. O show faz parte do lançamento do programa SER Família Fé e Vida
- A Comissão de Minas e Energia da Câmara promove debate sobre a “matriz energética ideal para o Brasil até 2050”, às 10h (Brasília)
- A Comissão Mista de Orçamento (CMO) deve votar relatório final do projeto de lei orçamentária (LOA) de 2025
- IBGE divulga o Censo Demográfico 2022: Características dos Domicílios: Resultados preliminares da amostra
Sexta-feira – 13/12
- Abertura do 16º Festival de Siriri e Cururu de Mato Grosso, às 19h, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá
- Banco Central (BC) divulga o Índice de atividade econômica (IBC-Br) referente a outubro de 2024