Conselho denuncia insalubridade em unidades de saúde indígena

Foto: Coren-MT

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MT) encontrou um cenário insalubre nas unidades de saúde indígena das regiões de Água Boa e Barra do Garças. Os locais estão com rachaduras, mofos nas paredes e equipamentos quebrados. Além disso, a fiscalização também encontrou uma baixa quantidade de medicamentos, sendo insuficiente para atender as unidades. Outro problema, apontado pelo conselho, é a ausência de profissionais.

Os relatórios estão sendo enviados ao  Ministério Público e ao Ministério Público do Trabalho, para que as providências necessárias sejam adotadas. (G1-MT)

TSE autoriza candidatos a usar nome de comércios

O TSE liberou  o uso de marcas comerciais nos nomes dos candidatos às eleições municipais deste ano. Nomes como “Fulano da Padaria” passam a ser liberados, desde que não atentem “contra o pudor, não seja ridículo ou irreverente e não acarrete dúvida quanto à identidade”. O uso de marca ou produto em qualquer forma de propaganda eleitoral continua proibido. (Folha SP)

Pedrinho será vice de Kalil em Várzea Grande

Sexta-feira (5) será anunciada a composição da chapa Kalil-Pedrinho à prefeitura de Várzea Grande. A escolha do vice, que é o atual presidente da Câmara de Vereadores de VG, Pedro Paulo Tolares, o Pedrinho (União Brasil), foi definida para a chapa encabeçada pelo prefeito Kalil Baracat (MDB) na disputa pela reeleição, em reunião realizada ontem (1º), com participação do senador Jayme Campos (União), o deputado estadual Júlio Campos (União Brasil), o vice-prefeito José Hazama (União Brasil), além de Pedrinho. (RDNews)

MDB confirma Domingos Keneddy na disputa em Cuiabá

O empresário Domingos Keneddy é o pré-candidato à prefeitura de Cuiabá pelo MDB. O prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, também confirmou um evento na semana que vem para lançar oficialmente o nome de Keneddy. O empresário tem forte ligação com o setor industrial da capital e já foi presidente da associação dos empresários do Distrito Industrial. Antes de Domingos, os nomes mais cotados eram de Francisco Faiad e Juca do Guaraná. (Olhar Direto) 

 

Foto: reprodução

Procurador Mauro fora da disputa de 2024

Mauro Cesar de Lara, o Procurador Mauro, nome do PSOL nos pleitos eleitorais  desde 2006, está fora das eleições de 2024. Ele já disputou por duas vezes uma vaga no Senado, por três vezes tentou ser prefeito de Cuiabá e pleiteou uma vaga na Câmara Federal uma vez. Neste ano, decidiu apoiar a pré-candidatura do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) à prefeitura de Cuiabá. A decisão, segundo o presidente da sigla em MT, José Roberto, foi tomada com o objetivo de conter o avanço das campanhas de “demagogos e golpistas”. Ele explicou que o Procurador Mauro está com problemas de saúde. (RDNews)

Justiça determina exclusão de vídeo de Lúdio Cabral

O pré-candidato Lúdio Cabral teve um vídeo suspenso no Instagram por  propaganda eleitoral antecipada por utilizar expressões que configuram pedido explícito de votos. A peça publicitária continha frases como “Baixada Cuiabana vai ganhar um prefeito de peso” e “Vamos juntos, participe desse movimento de mudança”, mencionando a eleição municipal e apresentando um plano de governo. A Justiça Eleitoral  determinou a remoção imediata do vídeo, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. O pedido partiu do União Brasil, que tem como pré-candidato o também deputado Eduardo Botelho. (Olhar Jurídico)

O publicitário Palmiro Pimenta recebeu a determinação de retirar uma notícia falsa relacionada a Abílio Brunini (PL). O conteúdo narra sobre uma suposta reunião do pré-candidato com o atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). A decisão pontua que o publicitário fez uso do mau jornalismo, com o intuito de patrocinar fake news e impõe as mesmas medidas da decisão contra Lúdio Cabral. (Olhar Jurídico)

Eduardo Botelho voltou atrás e pediu para retirar a ação eleitoral contra o humorista Thyago Mourão, que fez um vídeo sugerindo que o pré-candidato do União seria dono de empresas de ônibus e tapa-buraco que realizam trabalhos em Cuiabá. (Mídianews)

Ex-deputados denunciados por corrupção disputarão eleições

O ex-deputado estadual Airton Rondina Luiz (PSD) foi lançado como pré-candidato à prefeitura de Araputanga. Airton foi um dos parlamentares filmados dentro do Palácio Paiaguás, recebendo maços de dinheiro, durante o governo Silval Barbosa. Em sua delação premiada, o ex-governador afirmou que o dinheiro era um “mensalinho” para que ele não tivesse problemas na ALMT. (MidiaNews)

Zé Domingos, outro ex-deputado estadual que foi filmado recebendo dinheiro dentro do Palácio Paiaguás, também é pré-candidato. José Domingos Fraga Filho (União), ex-prefeito de Sorriso por três mandatos, mudou de domicílio eleitoral e é pré-candidato a prefeito de Nobres. (Olhar Direto)

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

STF torna mato-grossense ré por envolvimento no 8/1

O STF tornou ré a empresária mato-grossense Jacqueline Aparecida de Oliveira por ter ligações a investigados com prerrogativa de foro, ou seja, políticos que são citados por supostamente incentivar ações criminosas contra os poderes constitucionais. A moradora de Juara é considerada como ‘mulher-bomba’ e também está ligada aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Segundo investigações da PF, a empresária é peça chave para entender e desvendar ligações de políticos na ‘empreitada golpista’. (Gazeta Digital)

Após aumento de mortes, 68 PMs são denunciados

O Ministério Público Estadual (MPE) denunciou 68 PMs e um segurança particular suspeitos de forjar conflitos e alterar as cenas dos locais das mortes, conforme investigações iniciadas em 2022. A denúncia ocorreu após o número de pessoas que morreram em confrontos com policiais ter crescido 74% nos últimos quatro anos no estado. Em 2020, foram 128 mortes; já em 2023, o número saltou para 223, segundo a Secretaria de Segurança de MT. De acordo com o MPE, no ano passado, mais de um a cada três homicídios foi cometido por PMs. (G1-MT)

Professores da UFMT devem retornar às aulas dia 8

Os professores da UFMT decidiram pelo encerramento da greve na instituição ontem (01), durante assembleia realizada pela Adufmat, em Cuiabá. A votação foi favorável por contraste, ou seja, por ampla maioria evidente. Os docentes sugeriram o dia 8 de julho para a volta das aulas, mas a decisão final fica para a gestão superior da universidade. Na UFMT, a greve durou cerca de 40 dias.  (MidiaNews) 

 

MT registra 50 mil casos de trabalho infantil em 2022

O dado foi revelado pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPET) em Brasília. Em Mato Grosso, 50 mil crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estavam envolvidas em algum tipo de trabalho em 2022. A média de trabalho desenvolvido na região Centro-Oeste é de 25 horas semanais, acima da média nacional de 20,7 horas. Em comparação a 2016, quando havia 40 mil crianças e adolescentes trabalhando, houve um aumento para 7,2% da população desta faixa etária. (Gazeta)

Justiça barra greve dos garis em Cuiabá

O desembargador federal do trabalho, Tarcísio Regis Valente, determinou que o Sindilimp, o sindicato que representa os trabalhadores da limpeza urbana de Mato Grosso, não iniciasse a greve anunciada para começar ontem (01), em Cuiabá. A ação foi proposta pela empresa Locar, e o magistrado considerou a necessidade de alguns requisitos formais, como tentativas de negociação, assembleia e comunicação prévia à população com 72h de antecedência. Se a greve já tiver sido iniciada, ela terá que ser encerrada. A decisão prevê multa diária de R$ 100 mil caso a ordem seja descumprida. (Olhar Jurídico)

Trump obtém imunidade da Suprema Corte dos EUA

O ex-presidente dos EUA Donald Trump tem direito a receber imunidade contra acusações criminais por ações realizadas como chefe de Estado – mas não para atos fora das competências do cargo. A decisão da Suprema Corte dos EUA, vista como uma vitória para Trump, deve atrasar os julgamentos dos processos, que podem acontecer apenas depois das eleições presidenciais, em 5 de novembro. O ex-presidente é candidato pelo Partido Republicano. (G1)

Milei cancela ida a Cúpula e vai encontrar Bolsonaro

O presidente argentino Javier Milei decidiu não participar da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, no Paraguai, mas confirmou presença na reunião da Conferência Política de Ação Conservadora (Cpac), no próximo fim de semana no balneário de Camboriú – com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro – em evento de políticos de extrema direita. (O Globo)

 

Meio Ambiente

Foto: arquivo/SOS Pantanal

Queimadas podem deixar danos irreversíveis no Pantanal

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, disse que algumas áreas do Pantanal poderão ter perdas irreversíveis. A região bateu recorde de queimadas neste ano, provocado por uma conjunção de fatores, mas principalmente pela seca extrema, registrada antes do período considerado normal para a estiagem.. Para Agostinho, é possível que uma parte dos focos de incêndio que originaram o desastre no bioma tenha sido provocada por criminosos. Já são quase 700 mil hectares queimados no Pantanal em 2024, quase 5% de todo o bioma. (G1)

Monitoramento no Pantanal flagra matilha de cachorro-vinagre

Câmeras do Projeto Monitoramento da Fauna Silvestre, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), flagraram uma matilha de cachorro-vinagre, na Estrada Parque Transpantaneira, no Pantanal, em Poconé (104 km de Cuiabá). A espécie foi classificada como vulnerável no Livro Vermelho da Fauna Brasileira do ICMBio e o flagrante, registrado em vídeo, no dia 12 de junho, foi divulgado domingo (30) pela Sema. No vídeo é possível ver quatro cachorros-vinagre andando juntos à luz do dia, às 7h42. (G1 MT)

Artigo

Educação para as mudanças climáticas

A discussão com jovens sobre as mudanças climáticas é necessária para garantir mais resiliência em casos de ocorrência de eventos extremos, assim como para garantir que compreendam o planeta em que vivem. Educar sobre o clima e as medidas preventivas é essencial para entender e enfrentar esses fenômenos, garantir um futuro. Leia aqui o artigo de Caiubi Kuhn. 

 

Economia

Foto: MAPA

Ministério lista 4 marcas de café de MT como impróprias

Uma operação do Ministério da Agricultura identificou 19 marcas de café torrado e moído impróprio para consumo, que devem ser retiradas de circulação devido ao excesso de contaminação ou presença de elementos estranhos. Quatro delas são comercializadas em Mato Grosso:  Aroma Premium (lote185), Casão (lote 90), Made in Brazil (lote 7809) e Quitada (lote  5824). Esses lotes foram reprovados por apresentarem impurezas e matérias estranhas acima do limite legal. As fabricantes foram notificadas para retirar os produtos de circulação. Caso o consumidor tenha adquirido algum item listado como impróprio, poderá pedir a substituição do produto. (Folha SP)

Casal cria primeira vinícola de MT

No Vale da Bênção, na Chapada dos Guimarães, está a vinícola Locanda do Vale, do casal Rachel Molina e Luiz Cesar Oliveira. Em quatro hectares, existem sete tipos de uvas viníferas, sendo quatro tintas – Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Marselan e Syrah –  e o restante três brancas – Sauvignon Blanc, Chenin Blanc e Viognier. O vinhedo é cultivado com a técnica “dupla poda”, que consiste em podar a uva duas vezes para que ela amadureça durante o inverno do hemisfério sul.

Luiz e Rachel adquiriram a propriedade em 2019 e iniciaram o cultivo em agosto de 2020. De 2021 a 2023, produziram entre 300 e 500 garrafas. Neste ano, o casal trabalha para a primeira safra comercial de vinhos tintos da variedade Syrah, com 1,2 mil garrafas. (RDNews)

Dólar volta a disparar e fecha a R$ 5,65

O dólar à vista subiu pelo quinto dia seguido, fechando em R$ 5,65, o maior valor em dois anos e meio. A alta se deve aos rendimentos dos Treasuries (títulos do Tesouro americano) e ao pessimismo dos investidores com a política econômica no Brasil, aumentando a percepção de risco. No final do dia, o dólar subiu 1,15%, para R$ 5,6527, enquanto o euro valorizou 1,43%, chegando a R$ 6,07. (Valor)

Economistas elevaram as previsões de inflação e dólar para 2024 e 2025. A inflação (IPCA) está agora projetada em 4,0% e 3,87%, e o dólar a R$ 5,20 e R$ 5,19. O centro da meta oficial de inflação é de 3,00%, com tolerância de 1,5 ponto percentual. (CNN) 

 

Cartão de crédito têm portabilidade liberada

Os clientes com dívida no cartão de crédito rotativo poderão, a partir de agora, fazer a portabilidade gratuita do saldo devedor de uma instituição financeira para outra que lhe ofereça melhores condições de pagamento. A possibilidade havia sido determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em dezembro do ano passado. O órgão também passou a exigir uma maior transparência no formato das faturas de cartão. (G1)

Casa do Pão de Queijo pede recuperação judicial

A Casa do Pão de Queijo protocolou um pedido de recuperação judicial. Na ação, a rede de cafeterias cita dívida de R$ 57,5 milhões. O pedido inclui a fábrica e as 28 lojas próprias. Em 2008, a rede somava mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil. (UOL) 

 

Cultura

Foto: Secel-MT

Cuiabá recebe Festival CirandaMundo

Com concertos e apresentações musicais gratuitas para a população, o 2° Festival CirandaMundo começou ontem (1º) e segue até 05 de julho. Os espetáculos são às 20h, no Sesc Arsenal e no Teatro Zulmira Canavarros. O evento inclui oficinas e palestras para estudantes e profissionais da música. Hoje e amanhã têm apresentações dos professores do festival e artistas convidados, na quinta-feira (4) apresentação da Orquestra Primeira Ciranda, e na sexta-feira (5) a  Orquestra Ciranda Mundo, encerrando o evento. (Leiagora)