Dos 10 casarões com recursos do PAC, só dois foram restaurados

 

COLUNA

Adriana Mendes

Informações de política, judiciário e meio ambiente.

O Centro Histórico de Cuiabá, marcado por casarões abandonados e escorados para evitar desabamentos, sofre com a negligência do poder público. Dos 10 imóveis destinados à restauração pelo PAC Cidades Históricas, a prefeitura concluiu apenas dois. 

Na coluna de Adriana Mendes, ela destaca a luta da Associação Muxirum Cuiabano e o descaso dos pré-candidatos à prefeitura de Cuiabá em relação ao problema. Apenas um compareceu ao evento de apresentação das diretrizes e reivindicações para preservar a identidade da cidade organizado pela entidade.  Leia aqui

 

Reunião da pesca no STF termina sem acordo 

A audiência de conciliação no STF, convocada pelo ministro André Mendonça, terminou sem acordo entre os governos estadual e federal. O governador Mauro Mendes (União) afirmou que realizou os ajustes necessários, mas representantes federais discordaram, alegando que as mudanças não atendem às expectativas. Uma contraposta chegou a ser apresentada, mas foi rejeitada pelo governador. O representante da Previdência Social alertou que se os pescadores receberem o auxílio podem perder a aposentadoria especial. (eh fonte)

Discussão acalorada –  O ministro encerrou a audiência informando  que irá solicitar o parecer da PGR para, então, tomar uma decisão. No entanto, garantiu que o acordo vai estar sempre aberto. A representante dos pescadores, Nilma Silva, destacou que é preciso ouvir quem conhece a realidade dos rios e apontou que os vilões são as dragas, garimpos e usinas, que estariam “supostamente ligadas à família do governador” de MT. Ela foi interrompida e acabou levando uma bronca do ministro que cassou a sua fala. (eh fonte) 

Dezoito IFMTs deflagram greve a partir de segunda

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) de Mato Grosso aprovou, simultaneamente, greve em 18 campi do IFMT por tempo indeterminado, a partir do dia 8 de abril. Em Lucas do Rio Verde, a greve foi aprovada com início para o dia 15 de abril e em Campo Novo do Parecis a greve terá início no dia 22. Somente o IFMT de Juína não aderiu à greve. Entre as demandas estão a reestruturação das carreiras, recomposição salarial das perdas inflacionárias e a revogação de medidas que prejudicam os profissionais da educação, além da recomposição orçamentária dos Institutos Federais. (MidiaNews)

PRD quer eleger 15 prefeitos em MT

O PRD, comandado pelo suplente de senador Mauro Carvalho, quer eleger ao menos 15 prefeitos nas eleições deste ano em todo o estado. A sigla que nasceu neste ano, ainda está se estruturando nos municípios e tem um objetivo ousado. Segundo informações de bastidores, uma dessas cidades é Rondonópolis. Caso isso ocorra, este será o terceiro nome de centro-direita na disputa local. (MidiaNews) 

 

Secretário municipal assume o PDT na capital

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, é o novo presidente do PDT em Cuiabá. A articulação teria sido feita com o objetivo de ampliar o arco de alianças do MDB. Segundo o secretário, o foco do partido neste momento é trabalhar para eleger ao menos dois vereadores em Cuiabá, mas afirma que seu nome está à disposição do partido na disputa pelo Alencastro. (RDNews) 

Beto e Froner migram para o União Brasil

O deputado estadual Beto Dois a Um oficializou ontem (2) sua saída do PSB para integrar o União Brasil. Beto retorna ao partido a convite de Eduardo Botelho para dar força à sua pré-candidatura na disputa do Alencastro. O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, também resolveu deixar o MDB para filiar-se ao União Brasil. A mudança acontece após um convite feito pelo governador Mauro Mendes. A migração para a sigla garantiu a Osmar o comando do partido no município. (Olhar Direto/RDNews)

MT é o estado com maior taxa de acidentes com choque elétrico

Em 2023, Mato Grosso completou seu décimo ano como o estado com maior número de acidentes com choque elétrico do país. A cada um milhão de habitantes, 15 se acidentaram. Ao todo foram 55 acidentes e 33 mortes, uma taxa de 60% de mortalidade. Segundo a Abracopel, a média nacional destes 10 anos é de 10,91 acidentes a cada milhão de habitantes. (Olhar Direto)

 

Foto: reprodução

CNJ deve pedir abertura de processo criminal contra Moro

O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, deve pedir a instauração de um processo criminal contra o senador Sérgio Moro, com base na inspeção das instâncias responsáveis pelas ações da Lava-Jato: a 13ª Vara Federal de Curitiba e a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Salomão concluiu a inspeção e liberou o caso para votação pelo CNJ. Cabe, agora, ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do órgão, pautar a ação. (Bela Megale/O Globo)

Comandante diz concordar com decisão do STF

Após o STF formar maioria para rejeitar a tese de uma “intervenção militar constitucional”, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, avaliou o posicionamento da Corte como “totalmente” correto. Com o voto do ministro Cristiano Zanin ontem (2), o placar está em sete votos a zero contra a interpretação. Os ministros estão analisando uma ação que trata sobre os limites constitucionais da atuação das Forças Armadas e sua hierarquia em relação aos Poderes. À CNN, Paiva afirmou que concorda com o posicionamento da Corte. (O Globo)

 

Comissão de Anistia concede reparação a indígenas

Em um julgamento histórico, a Comissão de Anistia  concedeu reparação coletiva aos povos indígenas Krenak (MG) e Guarani-Kaiowá (MS), reconhecendo a perseguição sofrida durante a ditadura militar. A presidente da comissão pediu desculpas em nome do Estado brasileiro, destacando a importância do respeito aos direitos desses povos. Embora a comissão não possa decidir sobre compensações econômicas ou demarcação de terras, recomendou à Funai que encaminhe o processo de demarcação para os Krenak e a construção de um memorial para os Guarani-Kaiowá. (Metrópoles) 

Israel admite que funcionários de ONG morreram em bombardeio

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, admitiu ontem (2) que a morte de sete trabalhadores de uma ONG que faziam entrega de ajuda humanitária no centro da Faixa de Gaza, aconteceu durante um bombardeio “não intencional” israelense. A morte dos funcionários da ONG desencadeou uma reação internacional, cobrando explicações de Israel, pedindo cessar-fogo e investigação do incidente. Netanyahu afirmou que “isto acontece numa guerra”. (O Globo)

 

Meio Ambiente


Observa-MT critica dispensa de licitação no Portão do Inferno

O Observatório Socioambiental de Mato Grosso (Observa-MT) expressou  preocupação com a “suposta solução definitiva” tomada sem consulta à sociedade para a rodovia MT-251, no trecho do Portão do Inferno. Para a entidade, ao decidir pela dispensa de licitação o governo estadual “pratica ato de improbidade administrativa”. Em nota, também critica a postura  em “vilanizar” órgãos ambientais como ICMbio e Ibama.

A proposta do governo é derrubar parte do paredão e recuar o traçado da rodovia  para solucionar o problema dos deslizamentos de terra. A Sinfra informou ao eh fonte que os trabalhos emergenciais com a colocação de telas foram concluídos, mas não divulgou o valor da obra. (eh fonte) 

Operação complicada – O geólogo Caiubi Kuhn questionou a solução apresentada pela Sinfra. O profissional afirmou que serão necessários 12 mil caminhões para remover todas as rochas retiradas do paredão do Portão do Inferno, conforme o projeto apresentado pela pasta. (Gazeta)

Reunião em Brasília – Em encontro com o governador de MT, Mauro Mendes, e autoridades do estado, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, prometeu uma análise do pedido de autorização para obra, mas não definiu um prazo. (Olhar Direto)

Ibama cria plataforma para monitorar recuperação ambiental

O Ibama decretou a criação da Plataforma de Acompanhamento da Recuperação Ambiental, chamada Recooperar. A medida entra em vigor no dia 15. A iniciativa visa o mapeamento, a gestão e o acompanhamento integrado dos locais mais atingidos pela degradação do meio ambiente, estimulando a criação de ações, estruturação e divulgação dos planos para a recuperação dessas áreas. (Correio Braziliense)

 

Economia

Foto: arquivo/EBC

Tarifa de energia em MT terá redução média de 4,4%

A Aneel homologou ontem (2) o reajuste tarifário anual de energia em Mato Grosso, que terá redução média de 4,40% e passa a valer a partir de segunda-feira (8). Para o Grupo A, que compreende os consumidores da média e alta tensão, a redução média será de -5,61%. Já para os consumidores conectados na baixa tensão, como residências e comércios em geral, o efeito será de -3,90%. O cálculo do reajuste segue regras estabelecidas em contratos de concessão. Segundo a Aneel, a parcela que mais contribuiu para a redução foi a da Energisa Mato Grosso (-2,69%), seguido dos componentes financeiros do ano (-2,13%). (MidiaNews) 

MP para reduzir a conta – O Ministério de Minas e Energia quer publicar até semana que vem a medida provisória (MP) com o objetivo de garantir a redução de até 4% na conta de luz para consumidores de baixa tensão (residenciais). A proposta prevê, entre outros pontos, securitizar futuros recebíveis que a Eletrobras deve ao governo. (O Globo)

Aura Minerals eleva reserva de MT

A Aura Minerals, uma mineradora de ouro e cobre com operações no Brasil, México e Honduras, ampliou suas reservas provadas em cerca de um terço, graças ao aumento dos investimentos em exploração. O vice-presidente financeiro da Aura, Kleber Cardoso, destacou a reserva de Apoena (MT), em Matupá.  Segundo ele, historicamente a reserva  vinha com vida útil mais baixa por causa dos investimentos reduzidos em exploração. (Valor)

Haddad pede ‘pacto’ entre poderes após desoneração de municípios

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta terça-feira (2) um “pacto” entre Executivo, Legislativo e Judiciário para atingir as metas de ajuste nas contas públicas. A fala vem depois de o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidir manter uma alíquota menor do imposto cobrado sobre a folha de pagamento das prefeituras. Haddad disse que não foi informado sobre essa decisão e cita o impacto de R$ 10 bilhões nas contas do governo federal. (O Globo)

 

Bilionária mais jovem do mundo tem 19 anos e é brasileira

Uma brasileira é a bilionária mais jovem do mundo, de acordo com a Forbes, em lista anual divulgada ontem (2). Aos 19 anos, Livia Voigt é dona de uma fortuna de US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 5,5 bilhões), por sua participação minoritária na produtora de equipamentos elétricos Weg, cofundada por seu falecido avô. (O Globo)

Lista da Forbes – O trio Bernard Arnault, Elon Musk e Jeff Bezos ocupa os três primeiros lugares, eles estão ainda mais ricos. (O Globo)

Dólar fecha praticamente estável após BC intervir

O dólar fechou a sessão de ontem (2) praticamente estável, após o Banco Central (BC) ter feito um leilão adicional de “swap cambial” para conter parte do avanço da moeda norte-americana no país. Na prática, essa operação significa que o BC vende dólar no mercado futuro, sem envolver as reservas brasileiras da moeda. É uma intervenção indireta da instituição no mercado de câmbio, que ocorre quando o dólar tem altas mais acentuadas. Já o Ibovespa, principal índice de ações na bolsa de valores, encerrou em alta. (G1)