Banner
Banner

Em meio a polêmica, Mauro Mendes nomeia Deosdete desembargador

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Poucas horas depois de o Tribunal de Justiça (TJMT) encaminhar a lista tríplice, o governador Mauro Mendes nomeou Deosdete Cruz Junior, ex-procurador-geral de Justiça,  para o cargo de desembargador da Corte, conforme era esperado. Deosdete foi o mais votado na lista com 32 votos. Ele vai ocupar a vaga pelo quinto constitucional do MP, após a aposentadoria do desembargador Guiomar Teodoro Borges. 

Deusdete teve o processo acelerado e assume em meio a acusações de “cartas marcadas”. O deputado federal Emanuelzinho (MDB) entrou com uma reclamação com pedido de liminar junto ao STF para anular o processo. 

O ministro Luiz Fux, do STF, determinou que a Procuradoria-Geral do  MPMT se manifeste em até 72 horas. A reclamação alega que a lista foi formalizada em desacordo com a Constituição e princípios administrativos. Emanuelzinho contesta o prazo curto para inscrições e o fato de membros do MPMT considerarem a votação de “cartas marcadas”. (Olhar Jurídico)

TJMT implementa IA para acelerar serviços judiciais

O Tribunal de Justiça (TJMT) vai usar a LexIA, uma inteligência artificial desenvolvida internamente, segundo divulgou a corte. A ferramenta será implementada nos gabinetes de desembargadores, núcleo 4.0 do Juizado Especial, gabinete da vice-presidência e corregedoria-geral. O tribunal informou que a IA irá facilitar a análise de documentos e ajudar na elaboração de minutas e sentenças. (TJMT)

 

Câmara de Cuiabá aprova ‘Lei anti-Oruam’

O projeto proíbe a administração pública de contratar artistas que façam apologia ao crime organizado, tráfico de drogas, uso de entorpecentes e à sexualização inadequada para o público infantojuvenil. Copiada de outros municípios, a proposta ficou conhecida como “Lei anti-Oruam”, em referência ao rapper filho de Marcinho VP, apontado pelo Ministério Público (MP) como um dos líderes do tráfico de drogas. O descumprimento da norma pode resultar na devolução dos recursos públicos, além de multas e outras penalidades. (Gazeta)

Seduc volta atrás e vai reformar Liceu Cuiabano por etapas

O secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, anunciou que a reforma da Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá, será feita por etapas. Inicialmente, a Seduc pretendia remanejar os mais de 1.500 alunos e fechar o prédio para reforma, o que gerou indignação entre os pais. O diretor da escola, Lucas Vaz, esclareceu que houve um desencontro de informações e garantiu que a obra ocorrerá com os alunos e profissionais dentro da escola. O investimento será de R$ 11 milhões e o cronograma de execução prevê dois anos de trabalho. (Primeira Página)

Câmara cria comissão especial para fiscalizar obras do BRT

A comissão, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), terá 60 dias para conduzir os trabalhos. O grupo será liderado pelo vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), com Alex Rodrigues (PV) na vice-presidência e Daniel Monteiro (Republicanos) como membro. A medida surge em meio ao impasse gerado pelo anúncio do governo estadual de rescindir o contrato com o Consórcio BRT, responsável pelas obras do modal. (Olhar Direto)

 

Moraes reage: ‘Deixamos de ser colônia em 1822’

Em resposta à ofensiva do governo e do Congresso dos EUA contra o Judiciário brasileiro, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, afirmou que o Brasil deixou de ser colônia em 1822 e segue “construindo uma República independente e democrática”. Em sessão da Corte, Moraes defendeu a soberania do Brasil e o cumprimento de decisões judiciais em solo nacional. O ministro celebrou ainda o aniversário de 73 anos da sede da ONU em Nova York, destacando a defesa contra fascismo, nazismo e o imperialismo. (G1)

 

Meio Ambiente

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Governo federal declara emergência por risco de incêndios em áreas de MT

A ministra Marina Silva anunciou emergência ambiental até dezembro de 2025 para várias regiões brasileiras, incluindo Mato Grosso, devido ao risco de incêndios florestais intensificados por secas severas. Em Mato Grosso, as áreas Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste terão período estendido de secas de março a dezembro, enquanto a Noroeste de abril a dezembro. A medida, sustentada por dados científicos, inclui contratação emergencial de brigadistas e estratégias ativas de prevenção. (Folha SP)

Alinhamento raro dos planetas

Um evento astronômico raro vai acontecer hoje (28). Todos os planetas do Sistema Solar, Terra, Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio, vão se alinhar e poderão ser vistos todos juntos no horizonte e em um mesmo horário, sem a necessidade de instrumentos ópticos. O processo de alinhamento já vem sendo formado desde janeiro, mas vai atingir o seu auge hoje, com a chegada de Mercúrio na mesma linha de visão dos demais planetas.

 

Leia o QRCODE ou copie a chave pix: 48.890.006/0001-08

 

Economia

Foto: Petrobras

Técnicos do Ibama recomendam negar autorização para Petrobras

O relatório técnico recomendou negar o plano apresentado pela Petrobras para realizar pesquisas sobre eventual exploração de petróleo na Margem Equatorial, na região do Amapá. No entanto, não significa que a licença será negada. A decisão final cabe ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, que decidirá com base em outras informações e conversas com outras instâncias do Ibama. (O Globo)

Estatal acelera investimentos e acende alerta no mercado

A Petrobras investiu R$ 91 bilhões no ano passado, alta de 31% em relação a 2023, o que se tornou tema de preocupação entre analistas após a divulgação do lucro de 2024, que teve queda de 70% em relação ao ano anterior. Os maiores aportes tiveram impacto direto nos dividendos distribuídos pela empresa. Em dólares, o investimento ficou 15% acima da projeção estabelecida para o ano. A presidente, Magda Chambriard, justificou o aumento como uma estratégia para antecipar a produção no campo de Búzios, que será o maior produtor da Petrobras a partir de 2025. (Folha SP)

Desemprego chega a 6,5% no trimestre encerrado em janeiro

A taxa registrou aumento em relação ao trimestre anterior, encerrado em outubro, segundo a pesquisa Pnad Contínua, do IBGE. Ainda assim, esse é o menor índice para um trimestre finalizado em janeiro desde o início da série histórica, em 2012. O país soma 7,2 milhões de desempregados, crescimento de 5,3% em relação ao trimestre anterior. Porém, frente a 2024, o contingente caiu 13,1%. De acordo com William Araujo Kratochwill, analista do IBGE, esse aumento está relacionado às demissões sazonais comuns no início do ano. (G1)

Intenção de consumo recua em fevereiro em Cuiabá

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), analisado pela IPF-MT, atingiu 111,2 pontos em fevereiro, queda de 2,6% em relação ao mês anterior, totalizando uma retração de 6% desde novembro de 2024. Ainda assim, o índice está 2% acima do registrado no mesmo mês de 2024. A análise também aponta quedas de 5,9% no Nível de Consumo Atual e de 3,9% na Perspectiva de Consumo, fatores que podem ter influenciado o resultado. (Fecomércio-MT)

 

Crescimento dos fretes rodoviários no agronegócio em 2024

O volume de fretes rodoviários no agronegócio cresceu 5,3% em 2024 em relação ao ano anterior, de acordo com dados da plataforma Frete.com. O aumento se deu principalmente pelo transporte de soja e fertilizantes. A soja registrou alta de 25,7%, representando 22% do total de fretes no setor. Já os fretes de fertilizantes tiveram aumento de 5,1% no ano passado e representam 23% das cargas movimentadas pelo agronegócio. (Globo Rural)

Saque-aniversário: 80% dos trabalhadores não poderão sacar valor integral

O governo federal vai liberar o saque-aniversário do FGTS para 12 milhões de trabalhadores. Contudo, 80%, aproximadamente 9,5 milhões, não poderão sacar o valor integral devido a antecipações realizadas por linhas de crédito bancário. A quantia disponível varia de 5% a 50% do saldo, mais uma parcela adicional. A elegibilidade inclui aqueles que optaram pelo saque-aniversário e foram demitidos sem justa causa ou se aposentaram desde janeiro de 2020. A medida provisória deve ser publicada hoje (28). (G1)

Governo avalia corte de imposto de importação de trigo

O governo federal avalia a possibilidade de zerar o imposto de importação do trigo, como forma de baratear a entrada do insumo no país e reduzir a alta no preço. A ideia é que, ao retirar o imposto de 9% pago para trazer o cereal para o país, haja uma queda nos preços para o consumidor. O Brasil é dependente histórico do trigo internacional, o país consome cerca de 12,8 milhões de toneladas por ano. Em 2024, 6,6 milhões de toneladas foram importadas, um aumento de 59% em relação ao ano anterior. (Folha SP)

 

Dicas para o fim de semana

Foto: Reprodução/CDL

Carnaval no Trigória com programação especial. Hoje (28), às 19h30, tem Raízes do Samba. No sábado (1º), Samba da Monarquia, às 18h. Domingo (2), Radiola às 19h30

CarnaMalcom 2025, do Malcom Pub, começa nesta sexta-feira (28) com apresentação da banda +55, Synger e bloco Hot Vibes com Dimmi Kalil. No sábado (1º), tem a banda Voadera, Hey Bispo e Carnamix com Edinho Martins e Serginho Moraes. Domingo (2) é dia de CarnaMalcom Matinê com Henrique Maluf e Tia Hanna 

A Festa Tropicália acontece nesta sexta-feira (28), abrindo as comemorações de Carnaval do Nunn Garden. No sábado (1º), é a vez do CarnaFunk. Ambas as festas começam às 22h

Oficina de Máscara e Dança Frevo – especial Carnaval, acontece no sábado (1⁰), das 9h às 12h, como parte da comemoração dos 45 anos do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT). O evento, no museu é para crianças de 5 a 13 anos

Carnajarbas, no Bar do Jarbas. No sábado (1º) tem Tô Te Querendo e Douglas Cabral. Já no domingo (2), bloquinho com Tô Te Querendo, Kareca e DJ Lucas Fetter. 

Folia do GG será no sábado (1º), a partir das 22h, no Geronimo West Music

Blocos de Carnaval

Bloco Imprensado Bebum retorna ao Carnaval com festa oficial nesta sexta-feira (28), na Cervejaria Cuiaverá, às 19h 

Planalto Folia anima o bairro Planalto de sexta-feira (28) a domingo (2), sempre a partir das 19h

Cordão Vem Quem Quer acontece no Centro Histórico de Cuiabá no sábado (1º) a partir das 15h. O percurso sai pela Praça Santos Dumont e segue até a Rua Ricardo Franco

O Bloquinho dos Estudantes realiza suas festividades na Avenida Mato Grosso a partir de sábado (1º), às 18h. As 100 primeiras pessoas que chegarem ao evento todos os dias ganharão brindes

Bloco Vem Oyá Jejé estará na Chapada dos Guimarães neste sábado (1º), junto ao bloco Unidos da Aldeia Velha. No domingo (2), o cordão estará na Praça 8 de Abril, a partir das 15h.

Carnaval da Família Cuiabana acontece neste sábado (1º), na Praça Oito de Abril, sempre a partir das 18h

O Bloco Bode Bonito anima o Carnaval na Praça Popular no domingo (2), com início às 17h

Rebu Bar celebra o carnaval de rua e a música mato-grossense com o Baile da Calorosa, no domingo (2), a partir das 15h. A festa acontece na Rua Um, no bairro Boa Esperança, e contará com DJs e show da banda Calorosa

Programação religiosa

43º Congresso da União da Mocidade das Assembleias de Deus de Cuiabá e Região (UMADECRE) dá início a programação na sexta-feira (28), no Grande Templo da Assembleia de Deus em Cuiabá

38º Vinde e Vede começa neste sábado (1º), a partir das 18h30, na Arena Pantanal. O maior encontro católico de Carnaval contará com a participação das 33 paróquias, além de pastorais e movimentos

Chapada dos Guimarães 

Programação dos desfiles de blocos de rua 

Sábado, 1º de março:
13h50 – Bloco Apae E Feliz Idade; 15h10 – Bloco Alo Chapada; 16h30 – Bloco Unidos Da Aldeia; 17h50 – Bloco Leva Pra Benzê; 18h10 – Bloco Rua De Baixo; 20h – Bloco Bafo Da Onça.

Domingo, 2 de março:
14h – Bloco Confraria Do Bode; 15h30 – Bloco Farofa Cuiabana; 17h10 – Bloco Anta Baleada; 17h50 – Bloco O Pau Tora; 19h30 – Bloco Me Guenta; 20h50 – Bloco Vai Quem Quer Da Chapada.

Programação na Praça de shows de Chapada 

Chapada Feijofolia acontece sábado (1º), a partir de 12h, tem Edson Guilherme, Jeito Moleque, Faisão, No Batuk, Yuri e Gustavo,Monge e os DJs Teco, Monteiro e RJ. 

No domingo (2), às 16h, Turma do Pagode, Monge, Bateria Confraria do Bode, Yuri e Gustavo, Tome Aí e os DJs Kuririm e LC Junior.