Banner
Banner

Emanuel tem vitória no STJ, enquanto primeira-dama vira ré

Foto: Secom/ Prefeitura de Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, obteve ontem uma vitória no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e se manteve no cargo. Após vários adiamentos, por oito votos a quatro, a Corte negou recurso  do Ministério Público Estadual  (MPE) em ação sobre suposto esquema de contratações na Saúde para benefício político e eleitoral. Por outro lado, a denúncia do MPE contra a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, foi recebida nesta semana  pelo juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal da Capital (Especializada Contra o Crime Organizado). O juiz manteve a proibição de Márcia Pinheiro frequentar a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Saúde.  

A ação a que o casal responde foi desmembrada por causa da prerrogativa de foro de Pinheiro, que cumpre mandato eletivo de prefeito municipal. (Olhar Jurídico/Gazeta Digital)

São José dos Quatro Marcos – A 1ª Promotoria  de São José dos Quatro Marcos instaurou inquérito civil para investigar denúncia contra a secretária de Assistência Social do município, Elisângela Antônia Lopes –  que é esposa do prefeito Jamis Bolandim (UNIÃO) – por uso indevido de dinheiro público. Entre 2021 e 2023, ela teria recebido R$ 182 mil da prefeitura acumulando cargos de secretária, técnica do TJ cedida ao município e professora. Ela já adiantou ter interesse em fechar acordo de ressarcimento integral aos cofres públicos. (Olhar Jurídico)

 

ALMT aprova projeto que autoriza desapropriação de ferrovia 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou nesta quarta-feira (18), em segunda votação, o projeto de lei complementar que autoriza o governo do estado e a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) a desapropriar áreas do trajeto da ferrovia estadual, entre Rondonópolis, Cuiabá e Lucas do Rio Verde. Ao todo, 16 deputados foram favoráveis. (Olhar Direto)

Pré-campanha eleitoral de 2024 

Até o final do mês, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), deve reunir a Executiva da sigla para definir nomes do partido para as eleições de 2024.  O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, e o secretário-chefe interino da Casa Civil, Fábio Garcia, disputam a vaga.  (Diário de Cuiabá)

Em Rondonópolis, critério para definição de nomes do PT, PSB e PSD  para disputa no município deverá ser o que melhor pontuar nas pesquisas. Por enquanto, a avaliação é que os “prefeitáveis” do bloco situacionista estão “patinando” (RDNews)

Max Russi, deputado estadual e atual presidente regional do PSD, afirmou que o partido não pretende lançar nome para a Prefeitura de Cuiabá. (Olhar Direto)

 

Em depoimento por escrito à PF, Bolsonaro questiona STF 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve nesta quarta-feira (18) na sede da Polícia Federal, em Brasília, para prestar depoimento, porém, não respondeu a nenhuma pergunta e apresentou seu depoimento por escrito. Ele foi intimado no inquérito que investiga a atuação de empresários que defenderam um golpe de Estado e uma ruptura democrática em um grupo de mensagens por aplicativo. De acordo com os advogados, no documento apresentado à PF é questionada a competência do Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar esse e os demais inquéritos do ex-presidente. Segundo eles, como nenhum dos investigados possui foro por prerrogativa de função, não haveria justificativa para o processamento na esfera da Corte.(O Globo)

Com maioria governista, CPI do 8/1 aprova relatório final 

Foi aprovado, por 20 votos a 11, o relatório final da CPI do 8 de Janeiro, elaborado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que pediu o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por quatro crimes e de mais 60 pessoas, incluindo Antonio Galvan, ex-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso e outros mato-grossenses. O documento acusa oito generais, um almirante e o núcleo duro bolsonarista de tentar um golpe contra a democracia. A vitória do parecer era esperada porque os governistas tiveram maioria na CPI. (UOL)

 

Guerra Israel x Hamas

Foto: ONU

Egito e Israel concordam em abrir passagem para ajuda humanitária a Gaza

Após a chegada do presidente dos EUA, Joe Biden, em Tel Aviv, nesta quarta-feira, Israel aceitou a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito. O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que a decisão foi aprovada após um pedido de Biden. O presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, confirmou a passagem de 20 caminhões com itens de ajuda humanitária para os palestinos. (O Globo/G1)

Já o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou nesta quarta-feira (18) resolução elaborada pelo Brasil para uma saída diplomática do conflito entre Israel e Hamas. O texto foi aprovado por 12 países, mas vetado pelos Estados Unidos, que são contrários a um cessar-fogo imediato na região. 

Em Gaza, bombardeios já atingiram oito mil residências, 167 escolas e 27 hospitais. Estes dados são de um relatório apresentado pelas Nações Unidas. Ele também aponta danos graves na infraestrutura de saúde, educação e saneamento na região. Já no décimo terceiro dia de guerra, o número de mortos chega a 4.942. (G1/O Globo)

Presidente da EBC é demitido após compartilhar post que chama de idiota quem apoia Israel 

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, foi demitido depois de compartilhar em seu perfil no X (antigo Twitter) uma publicação do ilustrador Carlos Latuff chamando de “idiotas” apoiadores de Israel. Após a demissão, Doyle pediu desculpa e apagou a mensagem. (Estadão) 

Uma leitura interessante: Tiktok e economia: como Geração Z virou o motor da campanha de Javier Milei na Argentina

Reportagem da BBC mostra que o eleitorado jovem é decisivo. De acordo com dados oficiais, os eleitores com idades entre 18 e 29 anos representam quase 25%. O outro motor é a grave crise econômica do país. A eleição presidencial será realizada no próximo dia 22 de outubro.(BBC)

 

Leia o QRCODE ou copie a chave pix: 48.890.006/0001-08

 

Meio Ambiente

Decisão que impedia licenciamento em áreas úmidas é suspensa 

O juiz Rodrigo Roberto Curvo, da Vara Especializada do Meio Ambiente, suspendeu a regulamentação ambiental que limitava a produção agropecuária no Araguaia e Vale do Guaporé. As regiões seriam submetidas às mesmas regras ambientais aplicadas no Pantanal. A medida foi tomada após a Assembleia Legislativa de Mato Grosso se manifestar sobre as implicações econômicas. (Canal Rural) 

A Gazeta denuncia avanço de garimpo no parque de Chapada 

Em reportagem, o jornal A Gazeta denunciou ontem que tanto a Área de Preservação Ambiental (APA) quanto o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que está dentro da APA, apresentam montanhas de rejeitos de mineração provenientes de ouro e pedras preciosas da região. Há também desmatamentos, assoreamentos e erosões compondo o visual do cartão postal mais visitado pelos turistas em Mato Grosso. Os pedidos para aprovação de autorizações para instalação de garimpos aumentaram 76% na gestão do governador Mauro Mendes (União). Eles podem ser consultados junto à Agência Nacional de Mineração (ANM). 

De acordo com a reportagem, há também dados sobre uma nova estrada ligando Cuiabá à Chapada dos Guimarães, que, segundo ambientalistas, poderá extinguir e afetar sítios históricos e arqueológicos. O governo teria montado uma força tarefa para estadualização do parque a partir de três estratégias: acordo com o Planalto, mudança na legislação e via Judiciário. (A Gazeta)

Calor em Cuiabá atinge novo recorde em 2023 e supera 42ºC

Fazendo jus ao apelido de ‘Cuiabrasa’, a capital de Mato Grosso registrou novo recorde de calor para 2023, na tarde de ontem, ao atingir 42,2ºC. Até então, a temperatura máxima em Cuiabá neste ano havia sido de um grau a menos: 41,2ºC. Em pontos isolados, como em pleno Parque Mãe Bonifácia, houve registro de 46ºC, às 15h.

Baixa umidade Segue até sexta-feira o alerta emitido pela Defesa Civil de Mato Grosso quanto à  previsão de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. As altas temperaturas são consequência de uma nova onda de calor que atinge o país até a próxima terça-feira (24). Mato Grosso pode atingir uma umidade relativa do ar de 20%, o que é prejudicial à saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). (G1-MT)

 

Economia

Foto: Débora Siqueira/Sedec

Mendes quer ampliar mercado consumidor em viagem à China e Índia

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e uma comitiva formada por secretários, parlamentares e empresários visitarão a China e a Índia, de primeiro a 17 de novembro. O objetivo é conquistar novos clientes nos países asiáticos e fortalecer os negócios, especialmente com a Índia, que se tornou este ano a nação mais populosa do planeta, com 1,428 bilhão de habitantes. A China é o maior parceiro comercial do Brasil e de Mato Grosso. De janeiro a setembro, comprou quase 42% de tudo que o estado exportou, somando negócios de cerca de US$10,6 bilhões. A Índia é ainda um ‘cliente’ incipiente. 

Programação – A primeira etapa da viagem da comitiva será em Xangai, Haikou e Shenzhen, na China. Está programada uma participação na feira “China Internacional Import Expo” (CIIE). Não foi divulgada a agenda da Índia. (Eh Fonte/MidiaNews) 

Presidente do BC participa de evento em Cuiabá

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa hoje do Congresso da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. Ele  vai falar, às 8h30, sobre o tema “Cenário Econômico e Agenda do Banco Central”. De acordo com a agenda, o presidente do BC irá almoçar com o governador Mauro Mendes e o senador  Wellington Fagundes (PL/MT). (Hipernotícias/ BC)

Restrição ao créditoMato Grosso registrou recuo de 4,31% nas vendas de veículos zero km em setembro, na comparação com agosto. O decréscimo na variação mensal, segundo a Fenabrave Regional MT, é justificado pelo número menor de dias úteis. Ainda conforme o segmento automotivo mato-grossense, a manutenção das restrições de acesso ao crédito e a perda do poder de compra da população seguem entre as principais preocupações do setor.

 

Caixa abre mais cedo para atender Desenrola e Minha Casa, Minha Vida

As agências da Caixa Econômica Federal vão abrir uma hora mais cedo nesta quarta-feira (18) para atendimentos relativos aos programas Desenrola, de renegociação de dívidas; e Minha Casa, Minha Vida. A medida faz parte da campanha “Tá na Caixa”, que também prevê esclarecer dúvidas sobre as linhas de crédito oferecidas pelo banco. A antecipação do horário de abertura será de acordo com o horário já praticado em cada região. (G1)

Em meio a temores sobre guerra no Oriente Médio, dólar sobe e bolsa cai 

O dólar fechou em alta ontem, em meio a crescentes tensões no Oriente Médio com a guerra entre Israel e o Hamas. No Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3  fechou em queda firme, apesar da valorização de empresas exportadoras de petróleo. 

Além das preocupações com o conflito, que tem feito o preço do petróleo avançar, investidores em todo o mundo também repercutiram a divulgação do Livro Bege nos Estados Unidos, o relatório do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). (G1)

 

MME descarta desabastecimento de combustíveis em razão da guerra

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou  o risco de desabastecimento de combustíveis no Brasil por causa do aumento do preço do petróleo no mercado internacional, em razão da guerra entre Israel e Hamas. Apesar de a Petrobras produzir grande parte da gasolina e diesel consumidos no Brasil, o país ainda depende de importações. Quando há grandes descompassos entre o valor no mercado internacional e o preço interno, a atividade de importação deixa de ser economicamente atrativa para algumas empresas e isso pressiona o abastecimento..(G1)

Governo vai criar plataforma para relatar problemas de acesso a crédito

O Ministério da Agricultura está preparando uma plataforma que permitirá aos produtores rurais relatar diretamente à pasta quaisquer problemas relacionados ao acesso ao crédito rural. Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, essa iniciativa pretende corrigir discrepâncias locais na implementação do Plano Safra, que está atingindo um valor recorde de cerca de R$ 500 bilhões em recursos para o período de 2023/24. Além disso, o governo planeja expandir a linha dolarizada do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para incluir operações de custeio. (Isto é Dinheiro)

 

Haddad se compromete com aumento milionário no seguro rural

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (18) que a pasta defende o repasse de mais de R$ 500 milhões ainda neste ano para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). O valor é demandado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, como suplementação ao orçamento inicial de R$1,06 bilhão do programa.
Em nota, o Ministério da Agricultura aponta riscos de impacto causado pelo fenômeno EL Niño na próxima safra. O programa da pasta garante a cobertura de riscos climáticos, ou seja, a lavoura fica coberta pelo seguro. (O Globo) 

Em movimento sazonal, custo da pecuária cai 15% em Mato Grosso 

O custo operacional efetivo (COE) para o sistema de recria e engorda, em Mato Grosso, ficou em R$ 179,14 por arroba no terceiro trimestre de 2023. O valor representa uma redução de mais de 15%, quando comparado ao trimestre anterior. Os dados são do Segundo Projeto Rentabilidade (Senar/MT).

A redução foi pautada, principalmente, pelo menor custo com aquisição de animais. Para se ter ideia, a despesa com aquisição de animais, que representa 56,76% do COE, saiu de R$ 125,16 a arroba vendida no 2º trimestre/23 para R$ 101,68, queda de 18,76%. Esse movimento foi justificado pela intensa oferta de animais de reposição em Mato Grosso. (Imea e Globo Rural).

 

 

Variedades

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Cannabis medicinal pode ser alternativa para sintomas na menopausa

A terapia baseada em óleo de canabidiol (CBD), um composto não psicoativo da Cannabis, mostrou-se eficaz no alívio de sintomas como ansiedade, insônia e irritabilidade associados ao climatério, melhorando a qualidade de vida de maneira significativa.  A substância, como afirmam especialistas ouvidos pela Folha de São Paulo, tem propriedades terapêuticas, anti-inflamatórias e ansiolíticas. Eles alertam que a terapia não funciona igual para todo mundo. Além disso, é preciso acompanhamento médico, porque para ter acesso ao CBD é exigido receita. (Folha SP)

Neymar sofre lesão no joelho e ficará fora dos campos por seis meses

Neymar sofreu um rompimento no ligamento joelho esquerdo, no jogo em Montevidéu, onde o Brasil perdeu para o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa de 2026. O jogador passará por uma cirurgia e a previsão mínima de retorno aos gramados é de seis meses.  (UOL)