Incêndios ameaçam Pantanal e governo federal envia reforço

Foto: Gustavo Figueiroa/SOS Pantanal

Os incêndios no Pantanal se intensificaram em novembro. Até a última sexta-feira (10), segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 1.550 focos de incêndio no bioma, um número quase oito vezes maior que o registrado no mesmo período de 2022. O Ministério do Meio Ambiente (MMA)  enviou 43 brigadistas adicionais e dois helicópteros para se juntarem aos 47 brigadistas e uma aeronave do Ibama já presentes. O governo estadual solicitou também ajuda do Exército para melhorar a logística na região.

No Parque Nacional do Pantanal, 16% da área teria sido atingida de acordo com dados do Instituto Centro Vida (ICV), que trabalha com dados do Inpe e de outros satélites. O Parque Estadual Encontro das Águas, um refúgio de onças pintadas, foi  atingido pelo fogo em setembro e, agora, voltou a queimar. O reforço para o combate ao fogo foi anunciado após uma reunião de emergência em Brasília.  (Folha SP/G1)

O fogo em Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger, ameaça avançar sobre o Memorial Cândido Rondon, além de se aproximar das baías de Chacororé e Siá Mariana. (MidiaJur)  

 

 

COLUNA

Francisca Medeiros

Informações que unem o campo e a cidade.

Foto: Wenderson Araújo/Trilux

Mato Grosso é o maior produtor de soja do país. O PIB da cadeia produtiva da soja e do biodiesel representou 27% de todo o agronegócio nacional do ano passado, gerando 2,05 milhões de empregos. E entre os 15 municípios brasileiros mais ricos do agro, nove são de Mato Grosso, com Sorriso no topo.

Mas qual o destino de tanta soja? Além da ração animal, o grão tem muitos outros usos no mercado interno. E é sobre essa versatilidade que a coluna de Francisca Medeiros trata nesta segunda-feira.

Leia aqui a coluna na íntegra

 

Após polêmica, 2º dia de Enem volta a citar agronegócio 

A prova do Enem aplicada ontem teve quatro questões sobre consequências negativas do agronegócio (como o uso de pesticidas e o desmatamento). Na primeira etapa do exame, perguntas relacionadas ao agro causaram protestos dos ruralistas. Os candidatos  também responderam neste domingo perguntas sobre TPM, álcool e Síndrome de Down. O gabarito oficial do Enem será divulgado na próxima terça-feira (14). A previsão inicial era 24 de novembro. As notas dos candidatos serão conhecidas em 16 de janeiro.  

Em Cuiabá, um candidato rolou por baixo do portão no momento do fechamento, às 12h, e conseguiu, por questão de segundos, participar do segundo dia da prova. (G1-MT) 

PF identifica oito pessoas que vazaram imagens da prova do Enem

As imagens das provas do primeiro dia do Enem (05/11) circularam em grupos de WhatsApp antes do horário permitido. Pessoas que cometeram irregularidades prestaram depoimento à Polícia Federal em Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF). Os investigadores informaram que apreenderam materiais suspeitos de serem usados para fraudar o exame em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA). Também foram realizadas diligências no Rio Grande do Sul e no Ceará. O Inep, responsável pelo exame, reforçou a segurança e o monitoramento das redes sociais para prevenir vazamentos no segundo dia de provas. (Extra) 

 

Pré-campanha 2024

PT deixa para dezembro decisão sobre pré-candidatura em Cuiabá 

O PT em Cuiabá vai decidir no dia 2 de dezembro a pré-candidatura à prefeitura da capital para as eleições de 2024. O nome será apresentado à Federação Brasil Esperança, que inclui também o PCdoB e o PV. O deputado estadual Lúdio Cabral e a diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide, apresentaram suas candidaturas em uma votação interna, mas nenhum conseguiu os dois terços necessários para a indicação. A escolha dos delegados que irão votar no processo final será feita em uma eleição direta com todos os filiados do PT de Cuiabá, agendada para 26 de novembro. (Hipernotícias)

Atraso no pagamento de terceirizadas está na mira da Câmara Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), disse que os vereadores estão acompanhando o atraso de pagamento de empresas terceirizadas contratadas pela prefeitura de Cuiabá. Segundo ele, as empresas chegaram a ficar quatro meses sem repasses. No início da semana passada, motoristas da Caribus Transportes e Serviços cruzaram os braços, e a empresa culpou a prefeitura. Na última quinta-feira, os garis interromperam a coleta de lixo em Cuiabá e Várzea Grande também por atraso no pagamento. (Midianews)

Michele Bolsonaro critica Janja por viagens internacionais 

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) criticou a atual primeira-dama, Janja Lula da Silva, pela quantidade de viagens internacionais nos primeiros 10 meses do mandato do presidente Lula . Em evento do PL Mulher, realizado em Vitória (ES), a mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também afirmou que sente “um toque de inveja” por parte de Janja. (Poder 360)

 

Meio Ambiente

Foto: reprodução

Calorão deve continuar por mais uma semana 

A atual onda de calor que atinge o Brasil deve continuar pelo menos até o próximo domingo (19) em grande parte do país.Esta é a quarta onda de calor neste segundo semestre deste ano e poderá ser mais forte do que as ondas de calor de agosto, setembro e de outubro. Cuiabá está entre as capitais que deve superar os 40º graus. A Organização Meteorológica Mundial anunciou, na semana passada, que o fenômeno climático ainda deve se estender até abril de 2024. ( Folha SP)

Visitação ilegal em gruta de Nobres vira caso de polícia

A Gruta da Lagoa Azul, em Nobres, famosa pela sua beleza natural, enfrenta sérios problemas devido ao turismo ilegal e descontrolado. Interditada desde 1999 devido à degradação ambiental causada pelo turismo predatório, a gruta continua a atrair visitantes, muitos dos quais são guiados por operadores turísticos clandestinos. Essas visitas não autorizadas, motivadas frequentemente pelo desejo de tirar fotos para redes sociais, ameaçam a conservação do local. A situação chegou a um ponto crítico, com investigações policiais em andamento sobre as invasões. (Midianews)

Organizações acionam STF para suspender Cota Zero

Depois de a Advocacia Geral da União emitir parecer contra a lei que proíbe o comércio, armazenamento e transporte de pescado em Mato Grosso, a partir do ano que vem, atendendo solicitação do Supremo Tribunal Federal (STF), agora foi a vez das organizações socioambientais do estado acionarem a Corte para suspender a ‘Cota Zero’.

O documento destaca a “urgentíssima necessidade de concessão de medida cautelar”, em vista do pouco tempo até o início da proibição (menos de dois meses). Entre os argumentos defendidos pelas organizações estão a inconsistência científica para sustentar a proibição da pesca e a violação de direitos humanos, previdenciários e dispositivos constitucionais.

O Amicus Curiae é assinado pelas organizações Fórum Nacional de Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas (FONASC-CBH), Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso (Formad), Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto de Pesquisa e Educação Ambiental (Instituto GAIA). (RDNews)

 

Guerra Israel x Hamas

Brasileiros deixam Gaza, chegam ao Egito e devem voar hoje para o Brasil

Após várias tentativas frustradas para deixar a Faixa de Gaza, 32 brasileiros e familiares chegaram ao Egito na manhã deste domingo  (12), informou o Itamaraty. Segundo o órgão, o voo para o Brasil deve acontecer na manhã de hoje.  O grupo inclui 22 brasileiros, sete palestinos com RNM – Registro Nacional Migratório (documento para residência temporária ou permanente de estrangeiros no Brasil), e três palestinos familiares próximos desses últimos. São ao todo nove mulheres, seis homens e 17 crianças.

O Itamaraty informou que o grupo embarcaria rumo à capital Cairo, em uma viagem de cerca de seis horas, e ficaria na capital egípcia até a manhã desta segunda, no horário local, para o voo de retorno ao Brasil na aeronave presidencial VC-2 (Embraer 190). Quando este grupo chegar ao Brasil, o total de repatriados chegará a 1.477 pessoas, além de 53 animais domésticos. (G1)

 

Economia

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Governo vai retomar imposto de importação de veículos elétricos

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), formada por representantes dos ministérios da área econômica do governo federal, decidiu retomar o imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in comprados fora do país, assim como para 73 produtos químicos. Para os carros elétricos, a taxação voltará a partir de janeiro de 2024. O objetivo é estimular a indústria nacional, segundo o governo. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, a Camex estabeleceu uma retomada gradual das alíquotas, e criou cotas de isenção para importações até 2026. Em dezembro, o governo deve publicar portaria para disciplinar a distribuição dessas cotas entre os importadores e permitir a entrada de novas empresas.

Economia mato-grossense cresce 6,7% no segundo trimestre de 2023

O Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso registrou um crescimento de 6,7% no segundo trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022, superando o crescimento nacional de 3,4%. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). O setor agropecuário liderou o crescimento com um aumento de 18,9%, impulsionado principalmente pela produção de soja, algodão e milho, além do avanço na pecuária. A indústria também teve um bom desempenho, crescendo 6,8%, influenciada pela geração e distribuição de energia elétrica, indústria de transformação, construção civil e extração mineral. (Secom-MT)

Aplicativos de bancos devem ficar obsoletos em 2 anos, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que “daqui a um ano e meio a dois anos”, os aplicativos bancários individuais, como os do Itaú, Bradesco e Santander, podem se tornar obsoletos devido ao avanço do open finance. Este sistema permitirá que os usuários acessem e comparem serviços de diferentes bancos em um único aplicativo agregador. Campos Neto destacou que, através deste agregador, será possível realizar operações como comparação de taxas de juros para créditos e escolha de bancos para custódia de investimentos com maior eficiência e rapidez. (Exame)

 

Esporte

Foto: AssCom Dourado

Cuiabá vence o Fortaleza e garante a permanência no Brasileirão

O Cuiabá venceu o Fortaleza ontem por 2 a 1, na Arena Pantanal, com gols de Deyverson e Isidro Pitta. Pikachu diminuiu para o Leão com um belo gol nos acréscimos.

A vitória do Dourado garante a permanência do time na elite do Brasileirão pelo quarto ano consecutivo. O Cuiabá está sem perder há três rodadas. (Olhar Direto)