Investigação de consignados avança
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) instaurou inquérito civil para apurar possíveis abusos em contratos de crédito consignado firmados pela empresa Capital Consig S.A. com servidores públicos estaduais. Na portaria, o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior destaca a necessidade de investigar a responsabilidade da empresa e de instituições financeiras por eventuais irregularidades, além de adotar medidas para reparar os danos causados. A investigação integra uma força-tarefa criada por decreto. (MPMT)
Servidores endividados – Cerca de 37 mil servidores ativos de Mato Grosso têm empréstimos consignados em folha. Somando ativos e aposentados, o número chega a 62.135. Desses, 6,5 mil têm mais de 60% da renda comprometida com as parcelas. Segundo a Seplag, cada servidor possui, em média, cinco empréstimos. (RDNews)
Suspensão negada – Seis sindicatos e uma federação de servidores públicos estaduais apresentaram ao TCE-MT pedido para interrupção dos descontos nos contracheques de aproximadamente 12 mil servidores estaduais, alegando irregularidades nos contratos com a Capital Consig. A solicitação foi feita por meio de uma Representação de Natureza Externa. Porém, o conselheiro José Carlos Novelli descartou a suspensão imediata dos descontos. (Olhar Direto)
Juíza reintegrada é empossada desembargadora do TJMT
A juíza Juanita Cruz da Silva Clait Duarte foi empossada ontem (26) no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de MT. A magistrada foi escolhida para a vaga de antiguidade. Em seu discurso, lembrou que ficou afastada por 12 anos do TJ, por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e agradeceu aos que “vibraram com meu retorno, pois sempre acreditaram na Justiça”. Juanita e um grupo de magistrados foram condenados à aposentadoria compulsória pelo CNJ, sob a alegação de envolvimento no desvio de R$ 1,7 milhão dos cofres do TJMT, por meio do pagamento de verbas indenizatórias atrasadas a uma cooperativa ligada à loja maçônica Grande Oriente de Mato Grosso. Em 2022, o STF determinou a reintegração dela e de outros seis magistrados ao cargo. (Midianews)
Moraes abre investigação contra Eduardo Bolsonaro
A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, abriu um inquérito contra o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro. A investigação, que ocorre no âmbito dos inquéritos das fake news e da trama golpista, apura possíveis ameaças feitas por Eduardo a autoridades brasileiras. O parlamentar vive nos Estados Unidos desde fevereiro, e o inquérito leva em conta publicações e entrevistas concedidas por ele. Moraes também ordenou o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro à Polícia Federal para esclarecer a conduta do filho e por já ter afirmado que o sustenta financeiramente no exterior. Eduardo também deve ser ouvido. Moraes deu prazo de 10 dias para os dois depoimentos. (O Globo/CNN)
Outro lado – Em resposta ao pedido da PGR, Eduardo Bolsonaro afirmou que os processos no Brasil se tornaram um “meio de achaque”. Segundo ele, a investigação reforça a necessidade de sanções contra o ministro Alexandre de Moraes. Eduardo também declarou que caberá ao presidente Lula decidir se ampliará o confronto com os Estados Unidos, caso as sanções contra Moraes se concretizem. (Folha SP)
PF vê movimentação financeira suspeita de ex-assessores do STJ
Uma análise da Polícia Federal identificou “discrepâncias significativas” nas finanças de Daimler Alberto de Campos, Rodrigo Falcão de Oliveira Andrade e Márcio José Toledo Pinto, ex-assessores de ministros do STJ. Eles são investigados por suspeita de venda de decisões e vazamento de informações, com possível ligação ao lobista Andreson de Oliveira Gonçalves. A PF aponta que Daimler e Rodrigo movimentaram valores superiores ao declarado, chegando ao dobro em 2023. Márcio também teve evolução patrimonial atípica e gastos altos no cartão. Daimler nega irregularidades, Márcio informou que se manifestará nos autos e Rodrigo não comentou. (Folha SP)
Com crise de labirintite, Lula faz exames em hospital
O presidente Lula cancelou a agenda no Palácio do Planalto, na tarde de ontem (26), após um mal-estar. Ele foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde realizou exames de imagem e sangue. Segundo boletim médico, os resultados estão dentro da normalidade e ele foi diagnosticado com labirintite, após um quadro de vertigem. Depois da consulta, Lula foi para o Palácio da Alvorada para repousar. Ele tinha reuniões marcadas com a ministra Esther Dweck (Gestão) e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil). (O Globo)
Em Cuiabá, 96 bairros aguardam pavimentação
Dados da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras apontam que os bairros estão distribuídos pelas quatro regiões da cidade. A região Sul, que inclui o Coxipó, lidera com 44 bairros à espera do asfalto. Na região Norte, nos arredores do CPA, 21 bairros ainda convivem com ruas de terra. Na Leste, onde estão Dom Aquino e Jardim das Américas, são 18. A Oeste, que abrange parte do centro, é a que tem menos bairros nessa situação: 16 ao todo. Segundo a secretaria, há obras em andamento nos bairros Três Poderes, além de intervenções no Residencial Despraiado e na etapa 2 do Residencial Coxipó. (Gazeta)
Lula sanciona Lei do Luto Parental
A Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental garante apoio psicológico e acolhimento pelo SUS a famílias que enfrentam a perda de um filho durante a gestação, no parto ou nos primeiros dias de vida. A medida representa um avanço inédito no cuidado com uma das dores mais profundas e silenciosas vividas por uma família. O SUS deverá oferecer ainda informações sobre os direitos das famílias e acompanhamento multidisciplinar. A norma também permite que natimortos sejam registrados com o nome escolhido pelos pais. (G1)
|

Leia o QRCODE ou copie a chave pix: 48.890.006/0001-08
Meio Ambiente
Queimadas atingiram 20 mi de hectares de mata nativa no cerrado
Entre 2003 e 2020, incêndios iniciados em áreas desmatadas atingiram 20 milhões de hectares de vegetação nativa no Cerrado – o equivalente a mais de 24 milhões de campos de futebol, segundo estudo do Ipam. A área queimada supera em 1,3 vez o território originalmente desmatado. O levantamento mostra que apenas 7% dos focos de incêndio permaneceram dentro dos limites das áreas desmatadas. No total, foram queimados 14,7 milhões de hectares em propriedades privadas, 1,4 milhão em áreas públicas de uso sustentável e 1,2 milhão em terras indígenas. (Folha SP)
Cuiabá se prepara para primeira onda de frio
Segundo a ClimaTempo, uma massa de ar frio de origem polar deve avançar sobre o país e alcançar o Centro-Oeste. Em Cuiabá, a frente fria pode provocar a menor temperatura do ano, com mínima de 13 °C. A queda começa na quarta-feira (28), com mínima de 18 °C e máxima de 26 °C. Na quinta (29), os termômetros devem marcar entre 15 °C e 20 °C, e na sexta (30), entre 13 °C e 21 °C. No sábado (31), as temperaturas voltam a subir. (Primeira Página)
Economia
Almagrino monta fábrica de vestuário corporativo em Cuiabá
A Almagrino, marca mato-grossense de vestuário de algodão com origem no campo e foco em sustentabilidade, inaugurou recentemente uma fábrica em Cuiabá. A nova estrutura, segundo os empreendedores, foi pensada para garantir maior monitoramento sobre o processo produtivo, desde o plantio da pluma até a peça final, além de agilidade, entregando soluções personalizadas ao mercado corporativo.
“A gente implantou essa fábrica em Cuiabá para ter maior controle da qualidade e dar velocidade ao atendimento de nossos clientes. Como temos a expertise da produção dentro de casa, conseguimos ser mais ágeis e manter um padrão elevado de entrega, com preços mais competitivos pela localização estratégica”, afirma Pedro Sávio, sócio fundador da Almagrino. A marca nasceu com foco no varejo e utiliza algodão 100% rastreável por meio do programa SouABR, da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA). Saiba mais aqui.
INSS começa a devolver descontos indevidos
O INSS começou ontem (26) a devolução de valores a todos os aposentados e pensionistas que sofreram algum desconto de mensalidade associativa na folha de pagamentos referente a abril. O total a ser reembolsado é de R$ 292 milhões. A devolução ocorrerá junto com o pagamento regular dos benefícios, de 26 de maio a 6 de junho. Segundo o INSS, os valores serão devolvidos automaticamente e não é preciso que o aposentado ou pensionista tome qualquer providência.
Haddad diz que equilíbrio orçamentário é desafio de todos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo trabalha para reduzir um déficit estrutural herdado de governos anteriores e que o desafio de equilibrar o Orçamento é de todos. O ministro passou os últimos dias sob críticas pela proposta de aumentar a alíquota do IOF (imposto sobre operações financeiras) para ajudar no equilíbrio das contas públicas. Ele afirmou, em evento no BNDES, no Rio de Janeiro, que o governo decidirá até o fim de semana como compensar o recuo em alguns dos aumentos. (Folha/UOL)
Lula em campo – O presidente Lula convidou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para um almoço fora da agenda no Palácio da Alvorada, neste domingo (25). Segundo interlocutores de Motta, o presidente deixou claro que o aumento do IOF passou pela mesa dele no Planalto e contou com seu aval. Os chefes da Câmara e do Senado se dispuseram a dialogar, mas não houve compromisso de não pautar decretos legislativos que tratam do tema. (UOL)
BC anuncia sistema para bloquear abertura de contas fraudulentas
O serviço criado para evitar a abertura de contas com identidades falsas, a inclusão indevida de titulares em contas conjuntas ou de responsáveis em contas de pessoas jurídicas deve estar disponível até 1º de dezembro, ou seja, dentro de seis meses. Outra novidade é a atualização do Sistema Valores a Receber (SVR). A partir de hoje (27), pessoas físicas com chave Pix cadastrada pelo CPF podem ativar a solicitação automática de resgate de valores. Com isso, não será mais necessário acessar o sistema com frequência nem fazer pedidos manuais para cada valor disponível. (Agência Brasil)
Trump recua e adia tarifas da União Europeia
Após a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, dizer que a União Europeia precisava de mais tempo para chegar a um acordo, o presidente dos EUA, Donald Trump, recuou da ameaça de impor tarifas de 50% sobre importações europeias no próximo mês. O prazo para as negociações foi mantido até 9 de julho. Em publicação no X, Von der Leyen afirmou ter tido um “bom telefonema” com Trump e garantiu que a UE está pronta para “avançar nas negociações de forma rápida e decisiva”. (CNN)
Digital
AGU aciona STF por medidas contra redes sociais
A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao STF uma decisão urgente para obrigar redes sociais a conter notícias falsas e violência digital. No pedido, a AGU destaca fraudes recentes ligadas a operação que investiga descontos indevidos no INSS, na qual foram identificados mais de 300 anúncios fraudulentos na biblioteca de anúncios da Meta. O documento também cita a morte de uma criança no DF possivelmente causada pelo “desafio do desodorante” no Kwai e Tik Tok. A AGU defende que as plataformas sejam responsabilizadas por conteúdos ilícitos, mesmo sem notificação judicial. (Agência Brasil)
Esporte
Sai a primeira convocação de Ancelotti
Sem Neymar (Santos) e Pedro (Flamengo), o novo técnico da seleção brasileira, o italiano Carlo Ancelotti, anunciou ontem (26) a convocação da equipe para as partidas diante de Equador e Paraguai, nos próximos dias 5 e 10, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Dos 23 jogadores convocados, somente seis atuam no Brasil, jogando pelo Palmeiras, Corinthians e Flamengo. O mato-grossense Vanderson (Monaco) figura na lista entre os defensores. Comentaristas apontaram que Ancelotti chamou a “velha guarda”. (UOL)