Mato Grosso infestado de pragas

Foto: MAPA

Agricultores de Mato Grosso enfrentam uma infestação de pragas que ameaçam a produção agrícola. O estado tem a maior produção de grãos no país e, hoje, 44 municípios estão em emergência por causa da estiagem prolongada. Com o desequilíbrio ambiental, os produtores reclamam do aumento na infestação de lagartas na soja e do percevejo barriga verde, uma praga mais típica do milho.  

Em Cáceres, município com maior número de cabeças de gado, as lagartas também  atacam a pastagem dos animais. As condições climáticas são apontadas como a principal causa da redução na estimativa da próxima safra brasileira de grãos, que deve ser 7,6% menor que a safra anterior, alcançando quase 300 milhões de toneladas. (JN) 

Projeção – A colheita da soja no país deve ser 5% menor do que a safra passada, alcançando uma produção de 146,9 milhões de toneladas. (Estadão)

 

COLUNA

Adriana Mendes

Informações de política, judiciário e meio ambiente.

Barão do agro é pré-candidato do PT

Milionário do agronegócio, Carlos Ernesto Augustin, conhecido como Teti, aos 66 anos, é pré-candidato do PT à prefeitura de Rondonópolis (MT) buscando unir esquerda e demais progressistas. Com uma trajetória de sucesso e hábitos inusitados, como o uso de patinete elétrico, ele enfrenta o desafio de se estabelecer na política local.

Em entrevista à colunista Adriana Mendes, o dono da Sementes Petrovina e assessor especial do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, fala de seu projeto político e como pretende conquistar o eleitor. Solteiro e sem filhos, Teti também revela quais são os planos para sua herança.

Leia aqui a coluna 

 

Câmara tem 17 pedidos de cassação de Emanuel 

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, por 16 votos a 8, a abertura de uma comissão processante que pode resultar na cassação do mandato do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Somado aos outros, este já é o 17º requerimento que os vereadores analisam contra Emanuel, que encaminhou um documento aos parlamentares pedindo que o requerimento não fosse votado ontem (12). A Comissão é formada pelos vereadores Wilson Kero Kero (Podemos), como presidente, Rogério Varanda (MDB), relator, e Edna Sampaio (PT), membro. (Gazeta/RDNews)

Veja como votou cada vereador

MT registra mais de 930 crimes violentos em 2023

Em 2023, Mato Grosso registrou 919 homicídios dolosos – quando há intenção de matar – segundo dados do Monitor da Violência. A pesquisa também apontou que foram registrados 15 casos de roubo seguido de morte e dois de lesão corporal, contabilizando 936 casos de crimes considerados violentos em todo estado. Apesar do alto índice, houve uma queda de 2,80% na quantidade de crimes violentos, em comparação a 2022. (G1-MT)

STF nega suspender desapropriação da ocupação do Brasil 21

A ministra Cármen Lúcia, do STF, julgou improcedente a Reclamação proposta pela Associação de Moradores Brasil 21, que buscava a suspensão da ordem judicial de reintegração de posse na área conhecida como ocupação Brasil 21, localizada na região do Contorno Leste, em Cuiabá. A decisão é de 10 de março. (VGNotícias)

 

Técnicos da UFMT aprovam greve por tempo indeterminado

Os técnico-administrativos da UFMT entram em greve por tempo indeterminado a partir de amanhã (14). Os serviços essenciais da universidade serão mantidos em 30%. Segundo a coordenadora geral do Sintuf-MT, Luzia Melo, cerca de 60 universidades federais já aderiram à greve, considerando que o governo federal apresentou uma proposta com 0% de reajuste aos trabalhadores. Dentre as reivindicações da classe estão a reestruturação do plano de cargos e carreira, recomposição orçamentária, e 30 horas de trabalho para todos. (Sintuf-MT) 

Greve estudantil –  Estudantes dos cursos de bacharelado e licenciatura em Geografia da UFMT iniciaram uma paralisação ontem (12) devido ao posicionamento da instituição em relação à precariedade dos transportes utilizados pelos estudantes nas aulas de campo. (MidiaJur)

Ulysses será vice de empresário na eleição de Cuiabá

Os partidos Novo e Podemos firmaram nova aliança e devem lançar um candidato para concorrer à prefeitura de Cuiabá nas eleições deste ano. A chapa será encabeçada pelo empresário Reginaldo Teixeira (Novo), tendo o ex-deputado estadual Ulysses Moraes (Podemos) como vice. A união entre os partidos faz parte de uma estratégia do Novo para ganhar força e musculatura no estado, segundo o presidente estadual da sigla, Sérgio Antunes. (Olhar Direto)

Líder do União articula afastar Bivar da presidência

O líder da bancada do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (União-BA), afirmou que a situação de Luciano Bivar (PE) na presidência da sigla ficou “insustentável”. Parlamentares das duas Casas do Congresso, governadores e prefeitos de capitais irão se reunir na sede do partido hoje (13).  A ideia é convocar a Executiva para afastá-lo da sigla.

Isolado, Bivar contesta eleição de Antônio Rueda para o comando do União, realizada há duas semanas. Rueda apresentou suspeitas de que a sua casa de praia em Pernambuco e a de sua irmã, tesoureira da sigla, poderiam ter sido incendiadas a mando de Bivar. (O Globo)

 

Foto: divulgação/IFMT

Governo federal anuncia três novos IFs em MT

O governo federal anunciou ontem (12) a criação de três novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em Mato Grosso. As unidades serão instaladas em Água Boa, Colniza e Canarana. Ao todo, serão criados 100 novos campi, anunciados por Lula em cerimônia no Palácio do Planalto. A região Centro-Oeste receberá dez novos IFs. O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que a expansão vai gerar 140 mil novas vagas para alunos no país, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Mato Grosso já conta com 19 campi, distribuídos em 17 municípios e um distrito. (G1-MT)

Maioria dos brasões no Brasil valoriza economia em prejuízo à natureza 

Os brasões dos mais de 5.000 municípios brasileiros podem ser interpretados como uma crônica da relação do povo com os ambientes naturais do país, sugere o estudo coordenado por Juliano André Bogoni, da Universidade do Estado de Mato Grosso, com participação de outras universidades e institutos, que mapeou os elementos que compõem os brasões de 5.197 municípios brasileiros (93,3% do total).

A análise mostra que os brasões são estranhamente monotemáticos. Quase metade dos símbolos presentes neles (48,6%) são representações ligadas à agricultura.  Depois disso vem a extração de recursos naturais (30,5%) e a criação de gado (30,5%). Conforme apuração do eh fonte, ao menos 124 dos 142 municípios de Mato Grosso se encaixam nas perspectivas do estudo. (eh fonte/Folha SP)

 

Meio Ambiente


Foto: Ibama

Queda na fiscalização ambiental complica negociação no G20

Atualmente, o Brasil preside o G20, grupo com as maiores economias mundiais, e tem proposto a discussão de temas como proteção do meio ambiente e combate às mudanças climáticas. No entanto, o país tem demonstrado baixo desempenho no número de fiscalizações devido à paralisação dos servidores do Ibama, que pedem uma reestruturação de carreira e reajuste salarial. A imagem do Brasil como defensor do meio ambiente agora enfrenta desafios em meio a questionamentos sobre a coesão das políticas ambientais e a valorização dos servidores responsáveis pela proteção das florestas, sobretudo da Amazônia. (Metrópoles)

Greve deixa 30 mil carros importados à espera de licença

Greve deflagrada por funcionários do Ibama desde janeiro tem afetado diretamente o setor de veículos importados no Brasil. O órgão emite licenças ambientais que atestam o enquadramento dos carros nos padrões ambientais exigidos pela legislação. Com três meses para liberação dos documentos, o estoque nos pátios já soma pelo menos 30 mil  unidades.O problema atinge em especial montadoras que não possuem fábrica no Brasil, como GWM e BYD, que trazem carros elétricos e híbridos da China. Afeta também fabricantes como Stellantis, Volkswagen, Nissan e Toyota, que importam principalmente da Argentina. (Motor 1)

 

Economia

Foto: arquivo/Agência Brasil

Seis frigoríficos de MT estão aptos a exportar para China

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou ontem (12) que mais 38 plantas frigoríficas brasileiras foram habilitadas para vender carnes ao país asiático, conforme comunicado da Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) enviado ao órgão. Destes, seis ficam em Mato Grosso, nos municípios de Várzea Grande, Diamantino, Confresa, Colíder, Alta Floresta e Pontes e Lacerda. Foram concedidas oito habilitações para abatedouros de frango, 24 para abatedouros de bovinos, uma para estabelecimento bovino de termoprocessamento e cinco entrepostos. (Mapa)

Inflação acelera em fevereiro para 0,83%

A inflação oficial do Brasil, medida pelo IPCA, acelerou em fevereiro para 0,83%, segundo dados do IBGE divulgados ontem (12). O dado ficou acima da mediana das projeções levantadas pela Bloomberg. O consenso do mercado era de uma inflação a 0,79%. O resultado foi impulsionado pelos efeitos dos reajustes sazonais na educação, pelos preços ainda elevados dos alimentos e pela alta na gasolina devido ao aumento do ICMS. Mesmo assim, esta é a menor inflação para o mês de fevereiro desde 2020, quando o IPCA registrou alta de 0,25%. (Folha SP)

Mercado projeta alta do PIB e da inflação

Os economistas do mercado financeiro elevaram a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, ao mesmo tempo em que também subiram as expectativas de inflação para 2024. As informações constam no relatório Focus, divulgado ontem (12) pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. Para este ano, a estimativa de crescimento da economia brasileira subiu de 1,77% para 1,78%. Já para 2025, a previsão de alta do PIB do mercado financeiro ficou estável em 2%. (G1)

 

Governo faz ajustes em pacote para companhias aéreas 

O governo está dando os retoques finais em um plano de resgate das companhias aéreas, para lidar com um desafio que EUA e Europa encararam bem antes, logo após a pandemia. O pacote, que deve ser anunciado nos próximos dias, utilizará fundos públicos como garantia para empréstimos do BNDES às aéreas em dificuldades, segundo fontes do setor. Mas o plano ainda está sendo definido e a expectativa é que seja mais um alívio temporário do que uma solução para todos os problemas do setor. (O Globo)

Fome Zero: 13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome em 2023

Uma pesquisa do Instituto Fome Zero, encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mostra que o número de brasileiros que passam fome caiu de 33 milhões em 2022 para 20 milhões em 2023. A projeção foi feita a partir do cruzamento de dados da Pesquisa de Orçamento Familiar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), ambas do IBGE. O instituto estima que, após subir de 20,6% para 32,8% entre 2018 e 2021, o nível de insegurança alimentar caiu desde então e chegou a 28,9% em 2023. (G1)

Produtores de MT podem receber R$ 10 bi da Bayer

Os produtores de Mato Grosso podem receber um reembolso de quase R$ 10 bilhões pela Monsanto, do grupo Bayer. A decisão é do STF, que julgou ontem (12), ação impetrada pela Aprosoja-MT sobre pagamento de royalties de tecnologia das sementes. A controvérsia girava em torno da extensão do prazo de patentes além dos 20 anos iniciais, prática considerada inconstitucional pelo STF por violar normas concorrenciais. A Bayer, porém, afirma que a decisão do STF não se relaciona com o mérito da questão, que ainda está em discussão, mas sim ratifica a necessidade de apresentação de garantias financeiras. (Pipeline Valor)

 

Tecnologia

Foto: reprodução

China quer “expulsar” empresas de tecnologia ocidentais do país

Uma diretriz do governo da China intensifica os esforços para retirar qualquer tecnologia dos Estados Unidos do país. A iniciativa, chamada de “Delete America”, faz parte da intensa disputa entre chineses e norte-americanos pela hegemonia global do setor. A ordem de Pequim é que todas as empresas estatais de finanças, energia e de outros setores substituam softwares estrangeiros em seus sistemas de TI até 2027. Elas precisam fornecer atualizações trimestrais sobre este progresso. (Olhar Digital)

MPMT terá nova plataforma de dados de inteligência

Investigações complexas realizadas no âmbito do MPE passarão a contar com apoio de uma nova plataforma de dados de inteligência. O Portal de Apoio à Investigação (PAI), instituído pelo MPMT em meados de 2019, será substituído pelo Janus, um sistema mais seguro, ágil e com novas funcionalidades. A nova plataforma conta com mais de 40 fontes de dados de consultas. (MPMT)

 

 

Esporte

Foto: AssCom Dourado

Cuiabá passa para terceira fase da Copa do Brasil

Dourado venceu a Portuguesa-RJ por 4 a 3 nos pênaltis ontem à noite (12), após empate sem gols no tempo normal, e avançou no torneio nacional. As equipes se enfrentaram no estádio Luso-Brasileiro, em jogo único da segunda fase. O adversário do Cuiabá na próxima fase  será conhecido por meio de sorteio promovido pela CBF. (GE)