Mercado de planos de saúde em MT cresce 16,5% em cinco anos

Foto: Freepik

Nos últimos cinco anos, o mercado de planos de saúde teve um incremento de 3,8 milhões de usuários no país, o que representa uma alta de 8%. Os estados com o maior crescimento foram o Rio Grande do Norte ( 20,2%), Piauí (18,5%), Goiás (17,7%), Espírito Santo (16,8%) e Mato Grosso (16,5%). Do outro lado, o Amapá desacelerou 12,7% – foi a única região do país com queda no período. Os dados são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A alta está diretamente relacionada aos dados de emprego; ou seja, quanto mais contratações formais, maior é o volume de planos empresariais. (Valor)

Nelson Barbudo assume cargo de deputado federal

Nelson Barbudo (PL) foi empossado deputado federal ontem (21) na Câmara dos Deputados. Ele assume a cadeira de Amália Barros, que faleceu no dia 12 de maio. Durante discurso, o parlamentar prometeu uma “atuação ferrenha” ao governo Lula (PT) e comprometeu-se com pautas conservadoras e relacionadas ao agronegócio, honrando os 53.285 votos recebidos em Mato Grosso. (Gazeta) 

Reunião do G20 será em resort de luxo ligado à família Maggi

A organização do G20 no Brasil decidiu transferir a reunião de ministros da Agricultura, que inicialmente seria em Cuiabá, para um resort de luxo ligado à família Maggi. A mudança de local, anunciada em meio a críticas, levanta questões sobre conflitos de interesse e o uso de recursos públicos. O Ministério da Agricultura afirmou que a alteração para o resort Malai Manso se deu após a constatação de que Cuiabá não teria como receber o evento, optou por transferir o encontro para o complexo a cerca de 90 km da capital. (Folha SP)

 

PT pressiona para anúncio de pré-candidato

O presidente do PT em Cuiabá, Bob Almeida, vem pressionando a Federação Brasil Esperança (PT/PCdoB e PV) pelo anúncio do pré-candidato à prefeitura antes das convenções partidárias. O partido tem garantido o aceno do PCdoB para a dissolução da disputa entre o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV). De acordo com Bob, a Federação segue “atrasada” quando o grupo é comparado a outros pré-candidatos que já estão com o “carro” na rua, em fase de pré-campanha. (HiperNotícias)

Vereador pede arquivamento de comissão contra Emanuel

O vereador de Cuiabá Felipe Corrêa (PL) pediu a retirada de pauta e solicitou o arquivamento de requerimento em que ele mesmo solicitava a instalação de uma nova Comissão Processante na Câmara contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). O pedido tinha por objetivo investigar o gestor por infração político-administrativa e pelo não cumprimento da Lei Orçamentária Anual no repasse de recursos à Saúde da capital. Segundo o parlamentar, a nova Comissão perdeu objeto após o prefeito assinar um Termo de Compromisso com o TCE, que prevê medidas para obtenção de recursos e quitação de débitos da pasta. (RDNews)

Câmara viabiliza R$ 30 mi para cirurgias, mas prefeito trava

O presidente da Câmara, o vereador Chico 2000 (PL), afirmou que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) tem travado a execução de R$ 30 milhões em recursos de emendas destinadas à realização de cirurgias eletivas em Cuiabá. O vereador disse que o recurso seria suficiente para zerar a fila de cerca de 8 mil pessoas e que se reuniu com o secretário municipal de Saúde para organizar um cronograma de cirurgias nas unidades. (MidiaNews)

 

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

TSE absolve Moro e mantém mandato de senador

O TSE absolveu o senador Sergio Moro (União) da acusação de abuso de poder econômico durante a pré-campanha nas eleições de 2022. A decisão foi unânime. Os ministros seguiram o voto do relator, Floriano de Azevedo Marques, e mantiveram a decisão do TRE-PR, que rejeitou a cassação do mandato do senador. Seguiram o voto do relator os ministros André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques, Raul Araújo, Isabel Gallotti e, por último, o ministro Alexandre de Moraes, que preside o TSE. Com a decisão, o senador mantém o mandato. (G1)

STF extingue pena a José Dirceu por corrupção 

A Segunda Turma do STF, por 3 votos a 2, extinguiu a pena do ex-ministro José Dirceu por corrupção passiva na Lava Jato, considerando a prescrição do prazo para punição. Os ministros Lewandowski, Nunes Marques e Gilmar Mendes votaram pela extinção, enquanto Fachin e Cármen Lúcia foram contrários. Lewandowski, agora aposentado e atual ministro da Justiça, teve seu voto mantido. A decisão livra Dirceu de uma das duas condenações que ainda pesavam contra ele.  (Veja) 

Toffoli derruba os processos de Marcelo Odebrecht

O ministro Dias Toffoli, do STF, anulou todos os processos e investigações contra Marcelo Odebrecht na Operação Lava Jato. Ele alegou “conluio processual” entre o ex-juiz Sérgio Moro e a força-tarefa de Curitiba, violando os direitos do empresário. Toffoli afirmou que os atos foram realizados de maneira ilegal, desrespeitando o devido processo legal e a ampla defesa. Réu confesso, ele admitiu propinas a centenas de agentes públicos e políticos de diferentes partidos. Com a decisão, os inquéritos e processos envolvendo a Odebrecht foram trancados. (Estadão)

Toffoli inventa o ‘poder da caneta’ que apaga propina, confissão de crime e caixa 2. Na opinião de Francisco Leali, do Estadão, ao livrar o empreiteiro de condenações, o magistrado cria o paradoxo do crime confessado, mas de pena anulada. (Estadão) 

 

STF torna Carla Zambelli e hacker réus por invasão de sistemas

Por unanimidade, a Primeira Turma do STF decidiu  tornar réus a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti pela invasão de sistemas do Poder Judiciário, entre eles, o do CNJ. Agora, eles vão responder pelos supostos crimes, sem data para o julgamento. De acordo com a denúncia, a deputada comandou a invasão a sistemas usados pelo Poder Judiciário com o objetivo de adulterar informações oficiais. Delgatti teria operado a ação ilegal a mando da parlamentar, entre agosto de 2022 e janeiro de 2023. A dupla entrou em seis sistemas por treze vezes. (G1)

Sob frio de 7°C,  gaúchos improvisam acampamentos 

Moradores da região metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Rio dos Sinos transformaram os acostamentos das rodovias federais em moradia provisória, em um cenário que lembra o de acampamentos de refugiados ao longo das estradas. Na área de Eldorado do Sul, barracas e caminhões passam dia e noite sobre a BR-290, a Freeway. Durante as madrugadas dos últimos dias o frio chegou a 7ºC. (Folha SP)

Plataformas digitais assinaram um protocolo de cooperação com o governo federal para combater fake news sobre a tragédia. O documento tem vigência de 90 dias, período em que as plataformas poderão “tomar medidas” com relação aos conteúdos publicados sobre a tragédia, conforme suas especificidades, além de disponibilizar recursos para facilitar o acesso dos usuários às informações oficiais (UOL)

 

Foto: Reprodução

Comissão do Senado aprova Universidade Federal do Araguaia

A Comissão de Educação do Senado aprovou o projeto que transforma o Campus Universitário do Araguaia, da UFMT, na Universidade Federal do Araguaia, em Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá. O projeto agora segue para a Câmara dos Deputados. O financiamento virá do Orçamento da União e de entidades públicas ou privadas, além de receitas provenientes de serviços prestados pela universidade. (G1)

Professores rejeitam proposta de reajuste do governo

Os professores de universidades e institutos federais em greve recusaram a proposta de reajuste salarial oferecida pelo governo federal. Eles alegam que a oferta “está muito longe de recompor as perdas salariais sofridas nos últimos anos”. A proposta previa diferentes níveis de reajuste para a classe, contudo aumento zero em 2024. O governo afirmou que esta foi a “proposta final” aos docentes e que não resta margem para receber novas contrapropostas da categoria. Até o momento, 58 instituições de ensino estão em greve. (Exame/Metrópoles)

 

Meio Ambiente


Foto: Rede Amazônia Sustentável
Foto Marizilda Cruppe/Divulgação

Desmatamento na Amazônia recua, mas degradação dispara

Segundo levantamento feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o desmatamento na Amazônia recuou 58% no primeiro quadrimestre, passando de 1.203 quilômetros quadrados para 508 km² na comparação com o mesmo período de 2023. A degradação florestal, que é o dano causado pelas queimadas ou extração seletiva de madeira, saltou mais de 3000%, aumentando de 84 km² para 2.846 km² na mesma base de comparação. Este é o maior valor em pelo menos 15 anos, desde que o instituto começou a mapear a degradação florestal além do desmatamento. (Valor)

TJ livra família Riva de recuperar área desmatada

O TJMT derrubou decisão que obrigava a Floresta Viva Exploração de Madeira, pertencente à família do ex-deputado estadual José Riva, a recuperar uma área desmatada ilegalmente na Fazenda Bauru, localizada no município de Colniza, sob pena de multa. Os desembargadores seguiram por unanimidade o voto do relator, Mário Kono. A fazenda ficou conhecida após Riva revelar que seu sócio, o ex-governador Silval Barbosa, pagou parte do negócio por meio de propina. (Midianews) 

MT se torna um dos maiores polos de observação de aves 

Mato Grosso reúne uma grande diversidade de aves, são 50,11% das 1.808 espécies catalogadas pelo eBird no Brasil – um banco de dados mundial on-line de observações de aves que fornece aos cientistas, pesquisadores e naturalistas amadores informações em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves. (Primeira Página)

Inverno deve ter dias mais quentes, até 3°C acima da média

O inverno de 2024 só começa oficialmente no dia 21/06 para a maior parte do território brasileiro, mas os meteorologistas já conseguem fazer um prognóstico climático geral da próxima estação. É possível dizer que não são esperados extremos de frio ou calor, mas sim um equilíbrio entre os dois, com uma incidência maior de dias mais quentes, com cerca de 2 a 3 graus acima da média, mas ainda assim períodos de frio ao longo da estação. (G1)

 

Economia

Foto: reprodução

Ação aponta 570 irregularidades em rodovia com pedágio 

O Ministério Público (MPMT) entrou com uma ação para correção de falhas na rodovia MT-130, entre Paranatinga e Primavera do Leste. Após denúncia da OAB e vistoria, foram identificadas 570 irregularidades em relação ao contrato de concessão, incluindo erosões, ondulações e buracos, comprometendo a segurança dos usuários. A rodovia tem 140,6 km de extensão e duas praças de pedágio ao custo de R$ 9,90 por veículo. (MPMT)

Desemprego de longa duração é o menor em 9 anos

Dados divulgados pelo IBGE indicaram que a chamada “taxa de desemprego de longa duração” ficou em 22,2% no primeiro trimestre deste ano, com 1,9 milhão de pessoas desempregadas há dois anos ou mais. Esse número é 6,1% maior do que o observado no trimestre anterior, mas representa uma queda de 14,5% em comparação ao mesmo período de 2023. Com a melhora do mercado de trabalho nos últimos três anos, o número de trabalhadores, que buscam emprego há mais de dois anos, caiu ao menor patamar para um 1º trimestre em nove anos. (G1)

Arrecadação tem o maior valor para o mês em 30 anos

A Receita Federal informou ontem (21) que a arrecadação com impostos, contribuições e demais receitas somou R$ 228,9 bilhões em abril deste ano. O resultado representa um aumento real de 8,26% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando a arrecadação somou R$ 211,4 bilhões (valor corrigido pela inflação). Essa também foi a maior arrecadação já registrada para meses de abril desde o início da série histórica, em 1995, ou seja, em 30 anos. (G1)

 

Digital

Foto: reprodução

Empresas globais assinam compromisso de segurança de IA

As principais empresas globais de tecnologia, como Amazon, Google e Microsoft, assinaram compromissos voluntários para a segurança da inteligência artificial (IA). Esse movimento visa abordar riscos potenciais associados ao desenvolvimento e à implementação de IA, garantindo que essas tecnologias sejam seguras e benéficas para a sociedade. Os compromissos incluem medidas para melhorar a transparência, a segurança e a ética na IA. (O Globo)