Denúncias envolvendo militares crescem 66% em MT
As denúncias envolvendo policiais militares cresceram 66%, saltando de 24 para 40 de 2022 para 2023. Em relação a integrantes da Polícia Civil, o aumento foi de 63%, saindo de 11 para 18 casos. Só no primeiro semestre do ano passado foram analisadas seis denúncias de ameaças, três de corrupção, 16 de abuso de autoridade e 34 apontando deficiências no serviço policial, entre outras. Os dados são da Ouvidoria Geral de Polícia (OGP), que tiveram um aumento geral de 34% no comparativo entre 2022 e 2023.
Há um elevado número de homicídios praticados por policiais militares e reclamações contra algumas inserções da patrulha rural da PM. Nos pontos mais remotos e isolados do estado, verifica-se que os policiais atuam em prol de grileiros, escolhendo o lado mais poderoso em detrimento dos mais humildes. (Gazeta)
MT é o quarto em registros de estupros no país
Mato Grosso foi o quarto estado com maior taxa de estupros do país em 2023. Os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram que a quantidade de crimes registrados aumentou 12,4% em relação a 2022, com uma média de sete vítimas por dia. A professora Nealla Machado, especialista em gênero e comunicação, explica que o número de casos reais pode ser ainda maior, pois muitas vítimas têm medo e vergonha de denunciar, o que gera uma subnotificação dos crimes. (MidiaJur)
Francisca Medeiros
Informações que unem o campo e a cidade.
Samba ecoa temas do campo para a geral
A Mancha Verde, com seu enredo sobre a importância do campo, e a Mocidade Independente de Padre Miguel, homenageando o caju, exemplificam como o carnaval pode ser um poderoso canal de comunicação. Além de celebrar a cultura brasileira, as narrativas podem educar sobre a relevância econômica e social do agro, reforçando a conexão do país com suas raízes agrícolas.A mensagem, embalada pelas artes, encurta caminhos.
A inspiração da colunista Francisca Medeiros é o carnaval, mas o recado está no desafio da agropecuária de produzir comida suficiente, de qualidade e acessível para todos.
Leia aqui a coluna na íntegra
Fraudes em procedimentos ortopédicos
Em Mato Grosso, uma investigação revelou fraudes em procedimentos ortopédicos em hospitais públicos, incluindo cirurgias desnecessárias e superfaturamento de materiais. A empresa MedTrauma, sem passar por licitação, obteve contratos para administrar a ortopedia nos hospitais públicos, utilizando uma ata de registro de preços de outro estado, prática que levantou suspeitas de irregularidades.
O caminhoneiro Eduardo Goivinho, de 51 anos, recebeu uma prótese sem as devidas informações de rastreabilidade, contrariando normas da Anvisa. A empresa tem contrato com o governo de Mato Grosso, prefeitura de Cuiabá e com secretarias de saúde do Acre e de Roraima. Na reportagem, o advogado Marcello Dias de Paula, que representa a MedTrauma, alegou “custo logístico” para preços praticados. (Fantástico)
Chuva deixa rastro de destruição em Sorriso
A chuva forte que caiu em Sorriso ontem (18) causou estragos e prejuízos à população. Pelo menos duas casas tiveram os muros destruídos pela força da água, além de outras dezenas que ficaram alagadas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao longo do dia foram registrados cerca de 70 mm de chuva na cidade. Diversos pontos tiveram alagamentos e a correnteza arrastou vários carros. Em algumas residências, o volume de água atingiu até um metro. (Hipernotícias)
Cáceres volta a sofrer com chuva – Um forte temporal voltou a causar estragos na cidade de Cáceres, que já tinha sofrido com uma enchente no fim de semana anterior. Um relatório da Defesa Civil do Município já havia alertado para o risco de novos alagamentos. Ontem (18) a chuva durou cerca de 20 minutos e foi suficiente para deixar ruas e avenidas alagadas. (Midiajur)
Prefeitura vai tomar imóveis abandonados em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá vai começar a arrecadar imóveis que estejam abandonados na cidade. A medida consta em um decreto que regulamenta a lei municipal de 2019, a qual determina que imóveis urbanos que estejam em situação de abandono sejam arrecadados e passem a ser propriedade do Município. O decreto foi publicado na quinta-feira (15) e já está em vigor.
Pesquisa revela melhora na avaliação de Lula em MT
Mato Grosso foi o estado em que a avaliação do governo Lula melhorou mais ao longo do 2º semestre do ano passado. Entre junho de 2023 e janeiro deste ano, o percentual dos mato-grossenses que avaliam o desempenho de Lula como ótimo ou bom saltou 15 pontos percentuais, de 27% para 42%. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo IPRI (ex-Instituto FSB) para a Secom do Planalto. Mato Grosso foi o estado brasileiro que neste período teve a maior queda na taxa de desemprego. (Lauro Jardim/O Globo)
Mossoró: relatório mostra falhas e câmeras desativadas
Nada menos do que 124 câmeras de segurança, fundamentais na vigilância da penitenciária de segurança máxima de Mossoró, estavam sem funcionar, de acordo com um relatório de inteligência produzido por autoridades policiais em maio de 2021, ainda no governo Bolsonaro. O documento também aponta que o sistema de monitoramento era obsoleto e teria que ser modernizado (ele foi comprado em 2009). Além disso, os agentes informaram que diversos incidentes não estavam sendo registrados devido à falha no monitoramento. (O Globo)
Barra de ferro – Os dois fugitivos usaram uma barra de ferro retirada da estrutura da própria cela para escavar o buraco da luminária pelo qual conseguiram escapar. (Folha SP)
Mais pobres não têm conhecimentos básicos de matemática
O cenário da educação no Brasil ainda é preocupante e a mais recente edição do Pisa (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) escancara como a desigualdade afeta o ensino. Apenas 3% dos alunos mais pobres, de 15 anos, demonstraram conhecimento básico de matemática, como resolver problemas simples com frações, porcentagem e números decimais. Já entre os mais ricos, a taxa é bem mais alta, apesar de também ser insatisfatória: 33%. (G1)
|
Leia o QRCODE ou copie a chave pix: 48.890.006/0001-08
Meio Ambiente
Banco Mundial de Sementes tem 1,2 milhão de amostras
O “Cofre do Apocalipse”, localizado no Ártico, é um Banco Mundial de Sementes que armazena cerca de 1,2 milhão de amostras de quase todos os países, incluindo uma vasta coleção de sementes brasileiras como arroz, feijão e caju. Gerido pela Noruega em parceria com o NordGen e o Crop Trust, o cofre, inaugurado em 2008, visa preservar a diversidade genética das plantas para garantir a segurança alimentar futura, mantendo as sementes a -18ºC em condições ideais para sua longevidade. Nenhum país precisa pagar para manter sementes lá. Nações europeias bancaram a construção, mas o consenso é que ninguém é oficialmente dono do local. (G1)
Servidores ambientais mantêm paralisação
O governo federal e a Associação Nacional de Servidores Ambientais (Ascema) não chegaram a um acordo para suspender a paralisação que começou em janeiro. Os servidores querem um novo plano de carreira, aumento salarial e melhores condições de trabalho. Segundo a associação, a mobilização conta com a adesão de quase 100% dos funcionários de órgãos ambientais. A reclamação é de que há contradição em ter a pauta ambiental no centro do discurso do presidente Lula sem a valorização da carreira, depois de anos de sucateamento na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. (Folha SP)
Economia
Safra agrícola deve cair 8% este ano com impacto do clima
Com a aceleração das mudanças climáticas, o governo e consultorias do setor preveem queda de até 8% na safra. A soja e o milho devem ser mais afetados neste ano, quando a instabilidade climática se soma à queda do preço dos grãos no mercado mundial, o que agrava a redução dos ganhos no campo. Especialista no impacto das mudanças climáticas no agronegócio, Eduardo Assad, afirma que haverá mais extremos, como os que ocorrem agora, porque o clima já mudou. Segundo ele, sem inovação tecnológica, milho, soja e café serão as culturas mais vulneráveis. (O Globo)
DNA alterado – Cientistas desenvolvem soja com maior resistência à seca. Alexandre Nepomuceno, chefe-geral do Centro Nacional de Pesquisa de Soja (Embrapa Soja), em Londrina (PR), explica que a espécie até tolera bem o calor, mas tudo tem limites. A temperatura ideal fica entre 22°C e 28°C. Em Mato Grosso, na onda de extremo calor, ano passado, os termômetros chegaram a 44ºC. (O Globo)
Arcabouço fiscal é um risco eleitoral para o governo Lula
O cientista político André Singer, um dos principais estudiosos do lulismo, avalia o primeiro ano do terceiro mandato de Lula como marcado por um “reformismo fraco em câmera lenta”, impactado negativamente pelo arcabouço fiscal restritivo. Singer, filiado ao PT e ex-porta-voz de Lula, destaca que a contenção de gastos imposta pelo arcabouço fiscal pode reverter o sentimento de bem-estar da população, trazendo consequências eleitorais negativas para o governo nas eleições municipais de 2024 e, potencialmente, até 2026. (Folha SP)
Morre Abilio Diniz aos 87 anos em SP
O empresário Abilio Diniz morreu aos 87 anos vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Com a trajetória marcada pelo empreendedorismo, Abilio Diniz transformou a doceria da família, fundada em 1949 por seu pai, Valentim Diniz, em um dos maiores negócios do Brasil: o Grupo Pão de Açucar. (CNN)
Tecnologia
Big techs anunciam acordo contra fakes e IA nas eleições
Vinte grandes empresas globais de tecnologia – que inclui a OpenAI, criadora do ChatGPT, o Google, o X (ex-Twitter), o Tik Tok e a Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp) – anunciaram um acordo para evitar que conteúdos enganosos gerados por inteligência artificial tenham interferência em eleições pelo mundo em 2024. As big techs informaram que irão “trabalhar colaborativamente em ferramentas para detectar e abordar a distribuição online desse conteúdo de IA, conduzir campanhas educacionais e fornecer transparência, entre outras medidas concretas”. (Valor)
Nasa busca candidatos para viver em Marte por um ano
A Nasa, a agência espacial norte-americana, está buscando candidatos para participar de sua próxima missão simulada de um ano na superfície de Marte. Essa será a segunda de uma série de três missões planejadas na Terra que simulam estadias no Planeta Vermelho. A iniciativa tem como intuito ajudar os cientistas da agência a entender um pouco mais da dinâmica de exploração humana do planeta. (G1) Veja os requisitos
Agenda da semana
Segunda – 19/02
A Assembleia Legislativa retoma as atividades após prolongar o feriado do carnaval
No Tribunal de Justiça, às 8h30, haverá sessão administrativa para escolha de novos desembargadores
Terça – 20/02
No STF, encerramento do julgamento de legalidade da PEC que aumenta de 1% para 2% o valor das emendas parlamentares dos deputados estaduais de Mato Grosso.
O Tribunal Superior do Trabalho promove o 10⁰ Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, em Brasília. O curso segue até quarta-feira.
Quarta – 21/02
Posse dos novos desembargadores no TJMT – 14:30
Lei do Transporte Zero volta à pauta da sessão da ALMT – 10h
Julgamento da Adin 7263 que pode mudar a composição da bancada de MT no STF – 14h
Contas da Prefeitura de Cuiabá de 2022 serão analisadas pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento Orçamentário da Câmara de Cuiabá – 9h
Quinta – 22/02
Posse da nova diretoria executiva e conselho fiscal da Associação Mato-grossense dos Municípios, a partir das 8h, no Teatro Zulmira Canavarros.
Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal.
Audiência pública para debater a situação do Portão do Inferno na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães – 19h