MT lidera pedido de recuperação judicial no agro
O número de pedidos de recuperação judicial no agro cresceu 535%, em 2023, com registro de 127 solicitações, sendo 43 delas somente em Mato Grosso. O estado lidera no número de pedidos para pessoas físicas do agronegócio, um aumento de 150% se comparado a 2022, quando foram registradas 18 ações. Os dados são do Serasa Experian. O governo federal tenta restringir o avanço desse movimento e enfrenta resistência dos advogados de grupos do agronegócio, que afirmam que a União prejudica as empresas do setor com esta articulação junto à Justiça.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, alega que a recuperação é um instrumento legítimo, mas não pode ser banalizado. Em ofício enviado na semana passada para o ministro Luis Felipe Salomão, do CNJ, ele pede que a lei seja aplicada na íntegra, retirando da recuperação as alienações fiduciárias, contratos decorrentes de atos cooperativos e CPRs (Cédulas de Produto Rural) com liquidação física – quando o produtor quita a dívida entregando parte da produção. (eh fonte / Folha SP)
Margareth Botelho
Escreve sobre atualidades, cotidiano, sentimentos e pessoas.
Entre a esperança e a realidade
Enfrentar um câncer é um desafio que “ninguém está preparado”, relata uma paciente. Na coluna desta terça-feira, Margareth Botelho conta histórias de quem enfrentou a doença, destaca a jornada da executiva americana Sarah McDonald e a realidade brasileira. Enquanto Sarah transforma sua luta em inspiração por meio de um livro, pacientes no Brasil lidam com a dura realidade do acesso limitado ao tratamento.
A coluna aborda a complexidade emocional do diagnóstico e a urgência de políticas públicas mais efetivas na oncologia.
Leia aqui.
Lideranças sem consenso para disputa em Rondonópolis
Lideranças do MDB, União Brasil, Republicanos e PSD se reuniram no final de semana para debater sobre a definição de um nome para ser o candidato dos partidos na disputa pela prefeitura de Rondonópolis. O grupo busca uma união para garantir a vitória na cidade e conta com dois pré-candidatos: o deputado estadual Thiago Silva (MDB), que tem cobrado a fatura do apoio do partido ao União e Republicanos na disputa para o governo, e ainda do ex-deputado federal Adilton Sachetti (Republicanos), que já comandou o município. (RDNews)
Prefeitas são alvo de machismo em MT
As prefeitas Seluir Peixer Reghin (União), de Aripuanã, e Margareth Gonçalves (PSDB), de Barão de Melgaço, vêm enfrentado violência política. Elas acusam políticos adversários de praticar machismo, partindo principalmente dos opositores no Legislativo. Recentemente, a prefeita de Aripuanã foi alvo de um pedido de afastamento do cargo por um grupo de vereadores que se tornou desafeto da gestora, mas o requerimento não avançou. Já a prefeita de Barão de Melgaço teve as contas reprovadas pela Câmara Municipal, mesmo com a recomendação do TCE pela aprovação e corre o risco de ficar inelegível. Ambas são alvo de pressões e boicotes por parte dos adversários políticos que buscam desestabilizá-las e assim minar a popularidade com o eleitorado. (Gazeta)
PSB quer nomes populares para eleger 4 vereadores
Presidente do PSB em Cuiabá e secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, afirmou que o partido pretende eleger quatro vereadores na capital durante as eleições deste ano. Para conseguir o objetivo, o partido vai apostar nos nomes do empresário Gian Castrillon, da radialista Darling Rodrigues, da jornalista Katiúscia Manteli, e do gestor público Ilde Taques. Atualmente, a sigla tem duas cadeiras na Câmara ocupadas por Dídimo Vovô e Sargento Joelson. A partir do ano que vem a Câmara terá duas cadeiras a mais, totalizando 27 vereadores. (MidiaNews)
Lula cobra divulgação de ações do governo
Sob pressão pela queda de popularidade identificada nas pesquisas, o presidente Lula cobrou ontem (18) os ministros para que viajem mais e divulguem realizações do governo. Lula pediu que evitem que as eleições municipais contaminem a agenda e também se queixou dos números da dengue no país. O governo tenta melhorar a estratégia de comunicação. (O Globo)
Conselho libera pesca de peixes exóticos em MT
Ainda com as discussões sobre a lei do Transporte Zero em aberto, o Conselho de Pesca de Mato Grosso (Cepesca) autorizou a captura e transporte de peixes considerados exóticos nos rios das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins. São consideradas exóticas as espécies que não são naturalmente daquela bacia e causam interferência nas espécies nativas.
Está autorizada a pesca do tambaqui (médio e alto dos rios Teles Pires e Juruema), pirarucu (rios Teles Pires, Juruema e seus afluentes), tilápia (bacias do Amazonas e Araguaia-Tocantins) e piraputanga (bacia do Amazonas). A bacia do Alto Paraguai lidera a lista com a autorização do tucunaré azul e amarelo, tambaqui, tambacu, pirarara, corvina, tilápia, matrinxã, pirapitinga e pirarucu. No entanto, dentre as 12 espécies proibidas pela nova lei em vigor estão o pirarucu, a piraputanga, o tucunaré e a matrinxã. (eh fonte/Olhar Direto)
Negociação adiada no STF – O ministro André Mendonça, do STF, adiou mais uma vez a audiência para tratar do projeto do Transporte Zero levando em consideração a necessidade de reajuste pela expressiva quantidade de partes nas ações. A conciliação estava agendada para 26 de março, agora foi remarcada remarcou para o dia 2 de abril, às 10h. O pedido de adiamento tinha sido feito pelo governo devido a uma nova legislação em vigor, a qual restringe a pesca de 12 espécies ao invés das mais de 100, prevista no projeto inicial. (Olhar Direto)
Construtora de MT terá que pagar R$ 5 mil por discriminação religiosa
Após reconhecer que o empregado de uma construtora sofreu discriminação religiosa no ambiente de trabalho, a Justiça condenou a empresa a pagar indenização por dano moral no valor de R$ 5 mil. A decisão da Vara do Trabalho de Diamantino foi mantida pelo TRT/MT, ao concluir que a empresa foi negligente diante dos constrangimentos sofridos pelo trabalhador. Ele relatou que foi alvo de comentários discriminatórios dos colegas por pertencer à Umbanda, sendo chamado de “macumbeiro”, que fazia feitiços, entre outros comentários desrespeitosos, tanto durante o serviço quanto no alojamento. (Olhar Direto)
Amazônia Legal: 70% das vítimas de violência têm até 14 anos
As mulheres que vivem na região da Amazônia Legal são, proporcionalmente, mais vítimas de violência sexual e assassinatos do que no restante do país. De cada 10 vítimas, sete são meninas de até 14 anos de idade. O relatório “A violência contra mulheres na Amazônia Legal nos últimos cinco anos em comparação com o restante do país” foi divulgado ontem (18) e fez o cruzamento de dados de sistemas de saúde e segurança de estados e municípios, além de informações de organizações não governamentais, como a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Projeto Acled. (G1)
Quase metade dos alunos não conclui ensino fundamental na idade certa
Apenas pouco mais da metade dos estudantes brasileiros conseguem terminar o ensino fundamental na idade certa, ou seja, até os 15 anos. Uma pesquisa inédita da Fundação Itaú identificou que 48% dos alunos não conseguiram concluir a trajetória regular nessa etapa, por terem sofrido intercorrências como reprovação, evasão ou abandono escolar. A pesquisa feita com base em dados do Inep, ligado ao MEC, analisou o percurso escolar da população nascida entre os anos 2000 e 2005 (que hoje estão na faixa etária entre 19 e 24 anos) até o intervalo de 2007 a 2019. O resultado foi divulgado ontem (18). (Folha SP)
74% das universidades federais não cumprem cotas para negros
A cada dez concursos públicos para universidades federais, sete não reservam vagas pela lei de ações afirmativas, segundo levantamento da Univasf e do Insper. Foram analisados 3.130 editais de concursos públicos em 56 universidades e outros institutos federais de ensino entre junho de 2014 e dezembro de 2022. As instituições ofereceram apenas um ou dois cargos em 74,6% dos editais, o que impossibilita a aplicação da reserva de 20% prevista na lei de cotas em vigor desde junho de 2014. Quase 9 mil vagas poderiam ter sido reservadas para pretos ou pardos, segundo relatório. (Folha SP)
|
Leia o QRCODE ou copie a chave pix: 48.890.006/0001-08
Brasil bate recorde histórico de casos de dengue em 2024
O Brasil passou de 1,8 milhão de casos (prováveis e confirmados) de dengue em 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde atualizados nesta segunda-feira (18), o país registrou 1.889.206 casos nas primeiras onze semanas deste ano, uma taxa inédita. Este é o maior número desde o início da série histórica, em 2000. O recorde anterior de casos prováveis ocorreu em 2015, com 1.688.688. Já o terceiro ano com maior número foi em 2023 com 1.658.816. (G1)
Brasileira de 119 anos será estudada por pesquisadores da USP
Dona Deolira Glicéria Pedro da Silva nasceu em 1905 em Porciúncula (RJ) e completou 119 anos em 10 de março. Ela é considerada uma das mulheres mais velhas do mundo, mas ainda não conseguiu o registro no Guinness Book. O atual recordista fez 117 anos no dia 4 de março e reside na Catalunha, na Espanha. A família de Deolira se empenha em documentar sua idade para o livro dos recordes.
O caso chamou a atenção de um grupo de pesquisadores da USP que irá estudar seu sangue para entender a influência genética na longevidade e qualidade de vida. (G1)
Meio Ambiente
MT lidera desmatamento da Amazônia Legal em 2024
Mato Grosso foi o estado com maior taxa de desmatamento da Amazônia Legal nos primeiros dois meses de 2024, com 32% do percentual. Segundo o Imazon, o estado viu o desmatamento sendo impulsionado pela expansão agropecuária, especialmente em municípios como Feliz Natal, Nova Maringá, Juína, Juara, Marcelândia e Canarana.
No total, a Amazônia Legal teve no primeiro bimestre deste ano o menor índice de desmatamento em seis anos, segundo o Imazon. No ano passado, neste mesmo período foram derrubados 523 km² de floresta. Já em 2024, foram derrubados 196 km², representando uma diminuição de 63% quando comparado com o mesmo período do ano passado. (G1-MT)
Dois projetos de MT do Fundo Amazônia fora do prazo
Dos 107 projetos apoiados pelo Fundo Amazônia desde sua criação em 2008, 18 ultrapassaram o prazo de conclusão, com alguns em andamento há mais de uma década, segundo levantamento do UOL. Dois são de MT, conduzidos pelo governo estadual: o “Terra a Limpo” (R$ 72,9 milhões), que visa modernizar a gestão fundiária para combater o desmatamento e conflitos por terra, e o projeto “MT Sustentável” (R$ 35 milhões) de monitoramento em unidades de conservação. A justificativa dada é que eles passaram por reestruturação e tiveram prazo prorrogado. (UOL)
Primeiros dias do outono podem chegar a 40ºC e chuvas intensas
O verão termina hoje e a semana que marca a chegada do outono está sob alerta do Inmet para chuvas intensas em todo Mato Grosso. Mesmo com tempestades, os termômetros seguem registrando altas temperaturas em todos os municípios. No decorrer da semana a máxima em Cuiabá deve chegar aos 40°C com possibilidade de chuva todos os dias. A Defesa Civil orienta as pessoas para que não se abriguem debaixo de árvores, não estacionem os veículos próximo a torres de transmissão de energia e placas de propaganda. A recomendação também é evitar aparelhos eletrônicos ligados em tomadas. (Gazeta)
Economia
‘Prévia’ do PIB do Banco Central aponta crescimento de 0,6%
O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, apontado como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve uma alta de 0,6% em janeiro deste ano em comparação com o mês anterior, segundo dados dessazonalizados divulgados pelo BC nesta segunda-feira (18). O dado surpreendeu o mercado, que previa uma expansão de 0,26%. Esse foi o quinto mês consecutivo de crescimento do nível de atividade. O resultado do IBC-BR é calculado após ajuste sazonal, uma “compensação” para comparar períodos diferentes. (O Globo)
Ministério defende cashback para gás de cozinha
O Ministério de Minas e Energia defende a inclusão do gás de cozinha no mecanismo de cashback previsto na reforma tributária. A informação consta em nota técnica enviada ao Ministério da Fazenda. O cashback prevê a devolução do imposto pago por famílias de baixa renda, como uma forma de reduzir o impacto dos tributos no acesso a determinados produtos. (G1)
Embraer registra lucro de US$ 164 milhões em 2023
A Embraer informou ontem (18) que registrou lucro líquido de US$ 164 milhões em 2023, o melhor resultado financeiro da companhia em cinco anos. O desempenho reverte prejuízo de US$ 185,4 milhões registrado em 2022. Em 2023, a Embraer entregou 181 aviões, sendo 64 aeronaves comerciais, 115 jatos executivos (74 leves e 41 médios) e dois C-390, jato militar multimissão. Os números representam alta de 13% em relação a 2022. O volume de entregas é o maior desde 2019. (G1)
Dólar passa dos R$ 5 e atinge maior valor do ano
O dólar subiu 0,55% e fechou cotado a R$ 5,024 ontem, atingindo seu maior valor desde outubro, em meio a cautela de investidores antes de decisões sobre juros no Brasil e nos EUA, que serão divulgadas na quarta. A expectativa é que o BC faça um corte de 0,50 ponto percentual na Selic – taxa básica de juros (Folha SP)
Futebol
Conheça os adversários do Cuiabá na Copa Sul-Americana
A Conmebol realizou na noite de ontem (18), em Luque, no Paraguai, o sorteio que definiu os grupos da Copa Sul-Americana 2024. O Brasil terá sete times nesta fase: Athletico, Bragantino, Corinthians, Cruzeiro, Cuiabá, Fortaleza e Internacional. O Cuiabá ficou no Grupo G com Lanús (ARG) , Metropolitanos (VEN) e Deportivo Garcilaso (PER). Veja como ficaram os grupos. (GE)