Orçamento de megaparque aumenta 300% e obra não tem prazo para acabar

Reprodução

 

COLUNA

Adriana Mendes

Informações de política, judiciário e meio ambiente.

Apontada como a obra “menina dos olhos” do governo Mauro Mendes (União), o Parque Novo Mato Grosso foi lançado no final de 2021 com custo estimado de R$ 150 milhões, mas seu orçamento já está em R$ 600 milhões.

Na coluna desta terça-feira, Adriana Mendes aponta a falta de transparência e outros problemas desse projeto. O governo estadual irá bancar todo custo da obra e, depois, o espaço será repassado à iniciativa privada, em regime de concessão.

Leia aqui a coluna na íntegra

 

Títulos de terra  entregues na gestão Bolsonaro em MT precisam ser refeitos  

Por apresentarem erros, os títulos definitivos de terra concedidos a 81 moradores do Assentamento Pontal do Marape, na zona rural de Nova Mutum (a 260 km de Cuiabá), foram devolvidos pelo Cartório de Registro de Imóveis do município ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os títulos foram entregues em dezembro de 2022, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o MidiaNews, a titulação foi articulada pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL) junto ao ex-presidente e ao Incra nacional.  O parlamentar foi um dos beneficiados com o título de propriedade. (RDNews/Midianews)

 

Deputados têm novo plano  para aumentar valor de emendas 

Os deputados estaduais de Mato Grosso já têm um “plano B” para turbinar o valor das emendas parlamentares, mesmo se o Supremo atender o pedido do governo do estado para vetar o aumento destas verbas em 2%. 

O grupo já apresentou duas Propostas de Emendas à Constituição (PECs). Por meio de emendas, os parlamentares podem destinar recursos aos municípios, ampliando o capital político, sobretudo antes das eleições. (Gazeta)

Lúdio convoca interventora da Saúde para esclarecer nomeações 

Danielle Carmona, chefe do Gabinete de Intervenção na Saúde de Cuiabá, foi convocada pelo presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, deputado Lúdio Cabral (PT), para prestar esclarecimentos sobre prazos de nomeação dos aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde, finalizado no início do ano.(Gazeta)  

O parlamentar recebeu o pedido dos profissionais aprovados que aguardam a nomeação.  Espera-se que a interventora apresente um cronograma de nomeações e o quadro de lotação. (Gazeta) 

 

Direita e esquerda devem se enfrentar em Rondonópolis 

Em Rondonópolis, os partidos União Brasil, MDB e Republicanos defendem candidatura única à prefeitura para enfrentar a esquerda no município. Declaradamente bolsonarista, o grupo reúne o ex-prefeito e líder dos Republicanos, Adilton Sachetti; o presidente municipal do MDB, deputado estadual Thiago Silva; e a presidente municipal do União, Marchiane Fritzen.

Pré-candidato a prefeito do município pelo PSB e apoiado pelo atual prefeito José Carlos do Pátio (Solidariedade), o diretor-geral do Serviço de Saneamento (Sanear) de Rondonópolis, Paulo José Correia, minimizou a força do bolsonarismo no município e afirmou que a população votará em quem entrega serviços.(Midianews)

Direita pede união também no pleito de Cuiabá

Presidente do PTB em Mato Grosso, o ex-deputado Victório Galli defendeu que a direita em Cuiabá se una para lançar uma única candidatura à prefeitura da capital, na eleição do ano que vem. Segundo ele, o PT, partido do presidente Lula, deverá fazer grande investimento nas eleições das capitais e isso deve se refletir  na eleição de Cuiabá. Bolsonarista, Galli afirmou que a esquerda tem sido “uma escola de política” no país e que tem votos fidelizados nas disputas.(Midianews)

 

Em VG, Kalil terá apoio do PSDB 

Já em Várzea Grande, município vizinho a Cuiabá, o presidente do PSDB em Mato Grosso, deputado estadual Carlos Avallone, indicou o apoio do partido à reeleição do atual prefeito Kalil Baracat (MDB). Lembrou, porém, que isso vai depender de outras lideranças partidárias. O PSDB tem dois filiados tucanos, atualmente, como secretários municipais da Prefeitura de Várzea Grande.(Olhar Direto)

CNJ investiga juiz que prendeu mãe de vítima em audiência

O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), determinou a investigação da conduta do juiz da 12ª Vara Criminal de Cuiabá, Wladymir Perri, que mandou prender Silvia Amorim, mãe de uma vítima de homicídio, durante audiência. O magistrado citou a insensibilidade do juiz com a mãe enlutada e também a misoginia para com a promotora, a quem mandou ficar quieta várias vezes e disse que ela “´parecia ter engolido um rádio”. (Gazeta) 

 

Meio Ambiente

Luiz Alves/Prefeitura Municipal de Cuiabá

Tempestade faz estragos em Cuiabá e VG; 6 mil ficam sem energia

A chuva forte veio, mas com ela um rastro de estragos por Cuiabá e Várzea Grande. Além de alagamentos em ruas e avenidas, o temporal deixou cerca de seis mil clientes sem energia elétrica na capital. Ventos de até 70 km/h arrancaram várias árvores e fios energizados foram rompidos, agravando a falta de energia em casas, comércio e nos semáforos. Outro número impressionante da chuva foi o registro de 698 descargas elétricas. (Folha Max)

Incra e Funai realizam cadastro de Terras Indígenas  

Em ação conjunta pela primeira vez, Incra e Funai inscreveram no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) todas as 446 Terras Indígenas oficialmente regularizadas do país. Outros 100 milhões de hectares, que estão em processo de regularização, também foram registradas. O cadastro realizado pelos órgãos neste sistema possibilita o uso das informações para a formulação de políticas públicas voltadas à questão agrária.(Agência Brasil) 

 

Guerra Israel x Hamas

Pela primeira vez, desde o início da guerra, Israel conseguiu resgatar uma refém. A operação terrestre realizada pelo governo israelense chegou ao quinto dia com tanques nas proximidades da Cidade de Gaza. 

Já o Conselho de Segurança da ONU voltou a se reunir nesta segunda-feira (30), mas nenhuma resolução para o fim do conflito foi aprovada.

A Casa Branca afirmou que os Estados Unidos não são favoráveis ao cessar-fogo imediato e preferem pausas humanitárias para que a ajuda chegue em Gaza.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o pedido de cessar-fogo é equivalente a um pedido de rendição. 

Devido à escassez de água, alimentos, gás e remédios, o governo brasileiro enviará alimentos do MST para Gaza.

A guerra na região completou 25 dias e já matou quase 10 mil pessoas. (G1)

 

 

Economia

Foto: divulgação/Ministério da Agricultura

Reforma deve impulsionar exportações de carne, prevê Alckmin

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse que a reforma tributária, bem como o arcabouço fiscal, pode favorecer as exportações de proteína animal. MT é o principal exportador de carne bovina do país. O vice-presidente destacou também a necessidade de diversificação da pauta e dos mercados atendidos. Segundo ele, a reforma tributária vai ajudar, porque vai desonerar completamente a exportação e o investimento. Já o arcabouço fiscal pode reduzir os juros e o câmbio, previu. (Isto É).

Votação – O senador Jayme Campos (União) disse que a votação da reforma tributária no Senado Federal deve enfrentar dificuldades por conta da quantidade de emendas e destaques que serão incorporados à proposta e, por isso, o texto pode ser votado apenas em 2024. O senador é um dos escalados pelo governador Mauro Mendes para acompanhar o projeto e evitar possíveis prejuízos ao estado. (Olhar Direto) 

 

Oferta de empregos formais recua no país em setembro

A criação de empregos formais caiu em setembro. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, 211.764 novos postos de trabalho com carteira assinada foram abertos. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a retração é de 23,4%. Nos nove primeiros meses do ano, o saldo entre contratados e demitidos é 26,6% inferior ao registrado em igual período de 2022.

Apesar da desaceleração em setembro, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, manteve a projeção de criação de dois milhões de postos de trabalho neste ano. Ele não descartou, entretanto, a possibilidade de uma variação para baixo, com o número ficando em 1,9 milhão. (Agência Brasil) 

Haddad anuncia dois nomes para diretorias do Banco Central

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a indicação dos economistas Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira para duas diretorias do Banco Central. Pichetti está sendo indicado para a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos e Teixeira para a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. O mandato dos atuais diretores acaba em 31 de dezembro. Para poderem assumir, os indicados ainda têm de passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. A diretoria colegiada do Banco Central é composta por um presidente (Roberto Campos Neto) e oito diretores. (G1)

 

Ministro diz que não há ‘descompromisso’ de Lula com equilíbrio fiscal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, evitou ontem responder diretamente a perguntas sobre a manutenção pelo governo da meta de zerar o déficit fiscal nas contas públicas em 2024. Haddad, no entanto, afirmou que não há “nenhum descompromisso” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao objetivo de equilíbrio fiscal do país. (G1)

Mercado reduz estimativa de inflação para 2023 e sobe 2024

Os economistas do mercado financeiro reduziram a expectativa de inflação em 2023, que passou de 4,65% para 4,63%. E aumentaram a estimativa para 2024,que subiu de 3,87% para 3,90%, segundo o boletim Focus divulgado nesta segunda (30) No próximo ano, a meta de inflação é de 3% e será considerada cumprida se oscilar entre as bandas mínima e máxima, de 1,5% e 4,5%. (Poder 360)

Seca no AM ameaça abastecimento de ar-condicionado e TV 

O setor de eletroeletrônicos teme que a produção de ar-condicionados e de televisões possa ser prejudicada para o Natal devido à seca no Amazonas. A seca está dificultando a produção de diversas indústrias da Zona Franca de Manaus. O El Niño intensificou a seca característica deste período do ano na região e reduziu o nível de água nos rios, o que prejudica o transporte na região.(UOL)

 

Variedades

Foto: reprodução

Filme produzido em MT ganha prêmio de melhor longa no Cinemato

A 21ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato) premiou o filme ‘Chumbo’, do cineasta Severino Neto, como melhor longa mato-grossense. 

O evento aconteceu entre 22 e 28 deste mês e contou com a participação de nomes importantes para o cinema brasileiro, como a atriz Dira Paes. O filme “Pureza”, protagonizado por ela, foi homenageado nesta edição. Em seu discurso de encerramento, o cineasta e idealizador do evento, Luiz Borges, destacou a importância de apoiar a produção cinematográfica local. (G1-MT)

Bola de Ouro 2023 premia Lionel Messi e Aitana Bonmati 

O tradicional troféu Bola de Ouro, promovido pela revista francesa France Football, consagrou o “melhor jogador e a melhor jogadora do mundo” na temporada 2022/23. Pela 8ª vez, o argentino Lionel Messi, que atualmente joga no Inter Miami, levou o prêmio. O troféu feminino foi para a espanhola Aitana Bonmati, do Barcelona FC. (CNN)