Projeto Peixe Santo é cancelado em Cuiabá

Foto: Prefeitura de Cuiabá

O projeto Peixe Santo, evento tradicional em Cuiabá, foi cancelado ontem (25), após a empresa contratada para o manuseio, transporte e armazenamento do pescado alegar que não teria capacidade de atender à demanda. O projeto tem como principal objetivo garantir o alimento típico da Semana Santa, o peixe. 

Estava prevista nesta 31ª edição a comercialização de 100 toneladas de peixes das espécies Tambacu, Tambatinga e Pirapitinga. O pescado seria vendido pelo valor fixo de R$ 18,00 (com espinha) e R$ 19,90 (sem espinha). Segundo a prefeitura, a empresa Pescado Assunção Ltda, com o nome fantasia Peixe do Cerrado, não deu aviso prévio e não há tempo hábil para habilitação de uma outra empresa. O evento iria ocorrer nos dias 27, 28 e 29 de março. A  prefeitura esclareceu  que todas as providências administrativas e jurídicas serão adotadas em razão do cancelamento do evento. (Olhar Direto/prefeitura de Cuiabá)

 

COLUNA

Margareth Botelho

Escreve sobre atualidades, cotidiano, sentimentos e pessoas.

Amor e sexo já motivaram diversas teorias desde que o mundo é mundo, desafiando pensadores sobre o que surge primeiro. O jornalista, escritor e cineasta Arnaldo Jabor, em seu livro Amor é prosa, Sexo é poesia, descreve um e outro com maestria, mas não esgota o debate.

Na coluna de hoje, a jornalista Margareth Botelho trata do tema pela perspectiva histórica e discorre sobre o que anda acontecendo nos relacionamentos entre duas pessoas, trazendo fatos e teorias contemporâneas.

Leia aqui

 

Cuiabá vai de novo ao STF para aumentar IPTU

Em recurso encaminhado ao ministro Luiz Fux, do STF, a Procuradoria Geral de Cuiabá busca reverter a decisão que tornou inconstitucional a lei para aumento do IPTU com a atualização da planta de valores genéricos. O recurso anterior foi negado, pois o ministro considerou que se buscava o reexame de provas, o que não cabia. No entanto, a PGM alegou que não houve contestação dos estudos técnicos que basearam a atualização da Planta Genérica de Valores, assim como não houve alegação de que o valor venal atribuído aos imóveis teria ficado acima do valor real ou praticado pelo mercado. (Gazeta)

Mauro diz ‘não ver motivos para briga’ no agro

O governador Mauro Mendes (União) disse que não vê motivo para entidades do agronegócio estarem aborrecidas com o projeto de lei que prevê a destinação de parte do Fethab para a Famato. O chefe do Executivo destacou que a medida não vai mexer nos investimentos nas áreas de infraestrutura, logística e habitação populacional, mas sim na parcela que é destinada às associações e instituições ligadas ao agro, como Aprosoja e Ampa. A bronca das entidades é que a medida foi tomada sem discussão e antes mesmo do julgamento da ADI que questiona a constitucionalidade do projeto anterior. (Olhar Direto)

Vereadores do União querem cassar e reprovar contas de Emanuel

A presidente do União Brasil em Cuiabá, deputada Gisela Simona, determinou que a bancada de vereadores da sigla votem a favor da cassação e reprovação das contas do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), referentes a 2022. A ordem foi repassada durante reunião do núcleo Executivo Municipal do partido. A bancada é composta pelos vereadores Cezinha Nascimento, Michelly Alencar e Dr. Luiz Fernando. Destes, apenas Cezinha não votou a favor da abertura da Comissão Processante contra o emedebista. Gisela antecipou que os vereadores que desrespeitarem as orientações poderão ser expulsos. (Gazeta) 

 

Foto: Câmara Municipal de Cuiabá

Câmara aprova reajuste de 2% para servidores da educação

O plenário da Câmara Municipal de Cuiabá aprovou com 20 votos favoráveis, em regime de urgência, um projeto de lei complementar que reajusta em 2% os salários dos servidores efetivos e inativos da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. O aumento será aplicável a partir deste mês. A proposta surge após negociações entre representantes dos educadores e o governo municipal. (Gazeta)

Herdeiros políticos são maioria no Senado

O Senado completou 200 anos ontem (25) com predominância de parlamentares homens e herdeiros políticos. Cerca de dois em cada três senadores eleitos vieram de famílias políticas. Além disso, nove de cada dez eleitos são homens. Dos 407 mandatos disputados nesse período, 274 deles, o equivalente a 67% dos cargos, foram ocupados por pessoas com vínculos familiares com políticos já eleitos. Dessas 407 vagas, 363 foram ocupadas por homens, o que representa 89% dos mandatos. Apenas 44 vagas foram ocupadas por mulheres. E apenas quatro por mulheres negras: Marina Silva, eleita duas vezes pelo PT do Acre, Benedita da Silva (PT-RJ), Eliziane Gama (PSD-MA) e Fátima Cleide (PT-RO). (Agência Brasil) 

Bolsonaro ficou 2 dias na embaixada da Hungria após operação da PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou duas noites na embaixada da Hungria em Brasília, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, depois de ter sido alvo de operação da Polícia Federal sobre suposta tentativa de golpe de Estado no dia 8 daquele mês. A informação foi divulgada pelo jornal “The New York Times” ontem (25). Na operação do dia 8 de fevereiro, policiais federais apreenderam o passaporte do ex-presidente – documento que estava no escritório dele na sede do PL – e prenderam dois ex-assessores de Bolsonaro. (G1)

48 horas –  O ministro do STF Alexandre de Moraes deu prazo de 48 horas para que Bolsonaro se explique. Para a PF, é cedo para dizer se houve uma tentativa de fuga, mas é preciso investigar a veracidade e a motivação de o ex-presidente ter ficado na embaixada. (O Globo) 

“Não vou negar” – Bolsonaro confirmou ter permanecido dois dias na Embaixada da Hungria em Brasília, logo após ser alvo de uma operação da PF que apreendeu seu passaporte, em fevereiro. Ele disse manter contato com chefes de Estado e não deu mais detalhes sobre a permanência no local. (Igor Gadelha / Metrópoles)

 

Marielle: STF mantém prisão dos supostos mandantes

A Primeira Turma do Supremo confirmou, por unanimidade, a decisão do ministro Alexandre de Moraes que levou à prisão de três suspeitos de arquitetar e ordenar o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), em 2018. Ficaram mantidas as três prisões e as demais medidas cautelares determinadas na operação deflagrada no domingo. (G1) 

Macron concede ao cacique Raoni Legião de Honra

O presidente francês Emmanuel Macron condecora hoje (26), em Belém, o cacique Raoni com a Legião de Honra, a mais alta honraria da França. Após a entrega da honraria ao cacique do povo Kayapó, Macron ainda terá um encontro com representantes de povos indígenas. O líder indígena é reconhecido internacionalmente pela luta que articula pelos povos originários. (G1)

ONU aprova resolução sobre cessar-fogo imediato em Gaza

O Conselho de Segurança da ONU aprovou, com 14 votos a favor, um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza para o mês do Ramadã. A votação contou com a abstenção dos EUA para a proposta de resolução para o conflito entre Israel e Hamas. A aprovação ocorre quase seis meses após o início do conflito, depois de uma série de tentativas anteriores serem barradas. Autoridades israelenses criticaram a decisão, e sinalizaram que podem não cumprir a determinação. (O Globo) 

 

Meio Ambiente


Lebrinha faz história com crescimento sustentável

O grupo Lebrinha celebra 40 anos de expansão com novas instalações em Jaciara (MT)  e Ipiranga do Norte (MT), estendendo ainda sua atuação para Goiás, Mato Grosso do Sul e Pará. A primeira indústria de água mineral de Mato Grosso foi inaugurada em 1984, em Chapada dos Guimarães. Desde então, a empresa implementou ações para proteger as fontes naturais, assegurando que permaneçam em seu estado original e livres de qualquer intervenção.

Iniciativas ecológicas, como a  garrafa pet 497ml com 35% menos plástico e copos de 200ml e 300 ml biodegradáveis, são destaques da empresa. Em 2023, a marca conquistou o certificado de Logística Reversa por ter compensado cerca de 22% do plástico que colocou no mercado em 2021. “A indústria está sempre inovando e temos como foco uma expansão sustentável alinhada com a  preservação do meio ambiente”,  afirma Rodolfo Almeida, CEO do Grupo Lebrinha. (#publi)

Indígenas pedem inclusão do cerrado na regulação da União Europeia

Indígenas brasileiros, liderados por Eliane Xunakalo, presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), pediram a inclusão do Cerrado na regulamentação ambiental da União Europeia. A lei, aprovada no ano passado, proíbe as importações de produtos como cacau, café, soja, óleo de palma, madeira, carne bovina ou borracha caso sejam procedentes de terras desmatadas após dezembro de 2020. (Folha SP)

Projeto da Ferrogrão volta a preocupar ambientalistas

A Ferrogrão, projeto de ferrovia com extensão de 933 quilômetros entre Sinop (MT) e Itaituba (PA), ainda conta com resistência de grupos ambientalistas engajados na preservação de áreas de proteção e povos tradicionais das bacias do Xingu e do Tapajós. O mais recente ponto de embate gira em torno da retomada da proposta de incluir um terminal de transbordo no trajeto, localizado em Matupá. Inicialmente, a proposta havia sido abandonada, mas foi reapresentada pelo governo no início de fevereiro e agora voltou ao centro do debate devido aos impactos da construção do terminal em uma área que passa pela floresta. (Globo Rural)

 

Economia

Foto: Prefeitura de Vila Rica

MT está livre da aftosa sem vacinação

O estado de Mato Grosso foi reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação, de acordo com portaria  publicada ontem (25) pelo Ministério da Agricultura. Também estão na lista o  Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.  A portaria regulamenta ainda o armazenamento, a comercialização e o uso da vacina contra a febre aftosa e o trânsito de animais vacinados contra a doença. (Istoé Dinheiro)

Encerrado o plantio da segunda safra de milho

A semeadura da segunda safra de milho 2023/24 em Mato Grosso foi concluída na semana passada, conforme boletim do Imea. O avanço na semana foi de 0,55 ponto porcentual, com os trabalhos adiantados em 0,04 ponto porcentual em relação a igual período da safra 2022/23, quando 99,06% dos trabalhos haviam sido concluídos. (UOL)

Preço dos chocolates varia até 78% em Cuiabá

Os preços dos produtos da Páscoa em Cuiabá tiveram variação de até 78,25%, segundo pesquisa do Procon Estadual. Foram comparados valores de ovos e coelhos de chocolate, caixa de bombons, tabletes, entre outros produtos, de diversas marcas, tipos e modelos, totalizando 145 itens. O produto com maior diferença foi a caixa de bombom Garoto Sortidos Garotices (250gr). O menor preço encontrado foi R$10,99 e o maior valor foi R$19,59. (Gazeta) 

 

Mulheres em cargos de gerência ganham 25% menos que homens

O primeiro Relatório Nacional de Transparência Salarial apontou que as mulheres no país ganham 19,4% a menos que os homens. Em cargos de gerência ou diretoria, o salário das mulheres chega a ser 25,2% menores que o dos homens. O documento foi produzido pelos Ministérios do Trabalho e Emprego e das Mulheres, após a sanção da lei de igualdade salarial, que obrigou empresas com mais de cem funcionários a divulgarem seus dados de empregados e remunerações ao governo federal. (O Globo)

Serviços postais terão reajuste de 4,39%

Os serviços postais realizados pelos Correios passarão por reajuste de 4,39% a partir do dia 03 de abril. A medida corresponde à correção da inflação conforme a variação do IPCA em 2023. Os envios internacionais serão cobrados por grupos de países separados por região. (CNN) 

 

Esporte

Foto: reprodução

Daniel Alves é solto após pagar fiança de €1 milhão

O ex-jogador Daniel Alves, condenado a quatro anos e meio por agressão sexual, deixou a prisão ontem (25), após o pagamento de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,5 milhões) de fiança, como parte do acordo para conseguir a liberdade provisória. A medida também prevê que ele se apresente em audiência uma vez por semana, às sextas-feiras. O atleta ficará em uma luxuosa mansão que adquiriu quando era jogador do Barcelona. Os passaportes, espanhol e brasileiro, do jogador já foram entregues às autoridades. (Metrópoles) 

Vini Jr chora e desabafa sobre racismo

Vini Jr se emocionou e mostrou uma mescla de sofrimento e resiliência ao tratar o tema racismo durante a coletiva da seleção brasileira em Madri, antes do amistoso contra a Espanha. O gancho do jogo é justamente a luta contra a discriminação racial. “Cada vez estou mais triste, tenho menos vontade de jogar. Mas vou seguir lutando”, disse, indo às lágrimas e bastante emocionado. (UOL)