Saiba como os sistemas na internet gerenciam dados dos mortos
Sônia Zaramella
Relatos e fatos, pessoais ou não, do passado e do presente de Cuiabá e de Mato Grosso.
Morremos, mas continuamos persistindo na rede?
Na coluna de hoje, Sônia Zaramella mostra como lidar com a herança digital, que é a coleção de dados dos computadores e celulares usados no nosso dia a dia e que vão desde e-mails a fotos, vídeos e áudios gravados em nossos equipamentos, ou postados nas redes sociais.
Leia aqui a coluna na íntegra
Comitiva mato-grossense embarca para China
Uma comitiva liderada pelo governador Mauro Mendes, formada por empresários e lideranças políticas, embarcou ontem para a China e também visitará a Índia com o objetivo de promover o estado e atrair investimentos. A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) confirmou que 19 empresários integram o grupo. Ao todo são cerca de 70 pessoas. O número exato não foi informado.
Do staff do governo estão na comitiva os secretários César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação) e César Roveri (Segurança Pública); a assessora internacional Rita Chiletto e o ajudante de ordens Ricardo Mendes. A primeira-dama Virginia Mendes acompanhará o governador e custeará as suas despesas de viagem, segundo informou a assessoria de Mendes. A delegação tem retorno previsto para o dia 17.
Governador em exercício – Neste período, o vice-governador Otaviano Pivetta estará no comando do executivo estadual. Essa é a oitava vez que ele assume o cargo desde a primeira gestão do governador Mauro Mendes, em 2019.(Secom-MT)
Em novembro, Mauro Carvalho reassume a Casa Civil
Depois de quatro meses atuando no Senado, na vaga de suplente do senador Wellington Fagundes (PL), Mauro Carvalho (União) voltará para a secretaria da Casa Civil do governo de Mato Grosso. Na despedida do Senado, Carvalho disse que procurou trabalhar “de forma republicana e honesta, fazendo o que é melhor para o Mato Grosso e para o Brasil”. Fagundes retorna ao cargo no dia 6 de novembro e Carvalho ao executivo mato-grossense depois do feriado de 15 de novembro. (MidiaNews)
Pré-campanha eleições de 2024
Botelho pressiona União, mas PSD já aguarda sua filiação
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho, aguardará um mês para o União Brasil decidir pela sua pré-candidatura à prefeitura de Cuiabá pelo partido. Botelho disputa a vaga pelo União com o deputado federal Fábio Garcia, que é o preferido do governador Mauro Mendes. Caso seja preterido, Botelho deverá deixar a sigla e se filiar ao PSD para disputar a prefeitura da capital.
O presidente nacional do PSB, Gilberto Kassab, disse que mantém a expectativa de que Eduardo Botelho concorra às eleições de 2024 pela sigla, depois de frisar que o parlamentar é um candidato qualificado. De seu lado, Botelho disse que a candidatura está consolidada: “só Deus para me fazer desistir”. (Gazeta Digital/Olhar Direto)
Em Várzea Grande, o ex-prefeito Tião da Zaeli não vê chances de o PL apoiar a reeleição do prefeito Kalil Baracat (MDB). Segundo Zaeli, falta “independência política” ao atual gestor. O partido bolsonarista ainda não encontrou um candidato, mas se prepara para concorrer nas eleições de 2024 em Várzea Grande. (MidiaNews)
|
Leia o QRCODE ou copie a chave pix: 48.890.006/0001-08
Em MT, mil agentes farão segurança no Enem 2024
A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso organizou uma operação integrada envolvendo mil agentes das forças policiais para garantir a segurança durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, nos dias 5 e 12 de novembro, em 142 municípios do estado. As forças de segurança serão responsáveis pela escolta dos malotes de provas, proteção dos estudantes, fiscais, locais de prova e controle do trânsito. A operação contará com 815 policiais militares atuando diretamente nas atividades, enquanto outros 200 profissionais ficarão de prontidão. Em Cuiabá, será instalado o Centro Integrado de Comando e Controle para coordenar as ações. (Gazeta Digital)
Novo decreto aumenta imposto sobre armas de fogo e munições
O presidente Lula publicou um decreto aumentando a cobrança de imposto sobre armas de fogo e munições. A mudança do valor tem como principal objetivo desestimular o armamento por parte da população civil. O decreto alterou a tabela que estava em vigor desde julho do ano passado, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro estabeleceu a alíquota de IPI para armas de fogo em 29,25%. Conforme o decreto, a alíquota subirá para 55% Além disso, o governo aumentou o IPI sobre as munições. O imposto sobre cartuchos e todas as partes que compõem a munição subiu de 13% para 25%.(G1)
Rede de proteção a jornalistas condena perseguição em MT
A Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores expressou preocupação com os recentes casos de ameaças e ataques a jornalistas em Mato Grosso, destacando o assédio judicial contra profissionais que criticaram o governador Mauro Mendes. Em nota divulgada ontem, a entidade cita um padrão de ‘perseguições sistemáticas’ a jornalistas que denunciam investigações ou se opõem às ações do chefe do Executivo , utilizando-se do aparato estatal para intimidar e silenciar a imprensa. (Rede de Proteção)
Meio Ambiente
Deputados de MT aprovam mineração em reserva legal
Os deputados estaduais aprovaram, em primeira votação, por 16 votos a favor e dois contrários, projeto de lei complementar que autoriza a mineração em áreas de reserva legal. O projeto permite que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) autorize a realocação da reserva legal dentro do imóvel rural para extração de substâncias minerais, exceto ouro, quando não houver alternativa locacional para a atividade minerária. Votaram contra a proposta os deputados petistas Lúdio Cabral e Valdir Barranco.
No ano passado, a Justiça Estadual suspendeu uma legislação semelhante a pedido do Ministério Público Estadual. O argumento é que a lei estadual invade a competência da União. (Olhar Direto)
Caminhões da prefeitura de Cáceres são apreendidos por crime ambiental
Cinco caminhões da prefeitura de Cáceres (250 km de Cuiabá) foram apreendidos pela Polícia Militar de Proteção Ambiental por envolvimento em crimes ambientais em uma fazenda do município. Dois dos veículos exibiam adesivos da prefeitura. Além dos caminhões, uma escavadeira elétrica também foi confiscada. A fazenda sofreu danos ambientais significativos, incluindo a destruição da vegetação de planície alagável e a escavação de três represas, visando ampliar a área de pastagens para gado.
O proprietário da fazenda alegou ter iniciado o processo de obtenção das autorizações necessárias para as intervenções, mas não apresentou nenhuma autorização. Tanto o fazendeiro quanto os motoristas foram autuados por crimes ambientais. (G1)
Incêndio em Parque Estadual tem fim depois de um mês
Após um mês, o incêndio que atingiu o Parque Estadual Encontro das Águas foi extinto por equipes do Corpo de Bombeiros. Esse parque é o local de maior concentração de onças pintadas do mundo. Análise realizada pelo ICV, com base em dados de focos de calor, mostra que até 30 de outubro cerca de 23 mil hectares foram atingidos pelo fogo. (Olhar Direto)
Guerra Israel X Hamas
As Forças de Defesa de Israel confirmaram que atacaram o Campo de Jabalia, na Faixa de Gaza, pelo segundo dia. Eles também anunciaram que no ataque mataram o chefe da unidade antitanque do Hamas. Israel afirmou ainda que seus soldados chegaram às portas da Cidade de Gaza.
Já os rebeldes Houthis do Iêmen realizaram novo ataque contra Israel.
Os primeiros estrangeiros conseguiram chegar ao Egito, mas apenas países alinhados a Israel conseguiram tirar cidadãos de Gaza.
Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza devem chegar ao país entre hoje e amanhã, segundo o embaixador do Brasil no Egito. Na Cisjordânia, um avião com brasileiros decolou ontem em direção a Amã, capital da Jordânia.
A situação continua a se agravar em Gaza. Sem combustível, o único hospital de câncer deixou de operar. Já no 27º dia, a guerra deixou até agora cerca de 10.200 mortos. (G1)
Economia
Copom reduz juros em 0,5 ponto e taxa básica cai para 12,25% ao ano
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (01), reduzir a Selic em 0,5 ponto percentual, de 12,75% ao ano para 12,25% ao ano. Este foi o terceiro corte seguido na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto deste ano. Com a decisão de ontem, a taxa chegou ao menor nível desde o início de maio de 2022, quando estava em 11,75% ao ano.
A Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo BC para controlar a inflação. A taxa influencia todas as taxas de juros do país, de empréstimos, de financiamentos e das aplicações financeiras.(G1)
Mauro Mendes pede novos ajustes a relator da reforma tributária
O governador Mauro Mendes esteve reunido ontem, em Brasília, com o relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB). Mendes alertou que a proposta, da forma como está, pode aumentar a carga de impostos para os cidadãos assalariados e prejudicar estados produtores, como Mato Grosso.(Unicanews)
INSS autoriza retorno ao trabalho após auxílio-doença sem perícia médica
O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicaram portaria conjunta com duas novas regras para os beneficiários do auxílio-doença. Agora, o trabalhador afastado que utiliza o auxílio-doença poderá pedir para retornar ao trabalho mesmo antes do fim do prazo do atestado, e sem passar por perícia médica. Neste caso, caberá ao próprio beneficiário pedir o fim do auxílio na agência do INSS responsável pelo benefício ou pela Central 135.
A outra novidade prevista na portaria é a prorrogação automática do auxílio-doença a cada 30 dias, quantas vezes forem necessárias. (G1)
Cliente que não pagar fatura do celular terá internet cortada em 20 dias
Os clientes que deixarem de pagar a conta de seu pacote de celular pós-pago ficarão sem acesso à internet após 20 dias. O corte dos serviços será feito durante o período de suspensão do contrato e não poderá haver nenhum tipo de cobrança, segundo resolução da Anatel. Hoje, consumidores que atrasam o pagamento da fatura têm acesso à internet com velocidade reduzida, porém, a operadora de telefonia pode cobrar valor cheio do pacote durante o período em que houve suspensão, mesmo sem oferecer o serviço completo.(Folha/UOL)
Lula sanciona lei para renegociação de dívidas com o Fies
O presidente Lula sancionou ontem a lei que prevê a renegociação de dívidas de estudantes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Sem vetos, o texto propõe condições mais favoráveis para pagamento de dívidas com contratos do Fies celebrados até o fim de 2017 e que tenham débitos vencidos em 30 de junho de 2023. Segundo o governo federal, mais de 1,2 milhão de estudantes têm contratos inadimplentes e a soma das dívidas é estimada em R$ 50 bilhões. (O Globo)
Feriado
Hoje, cemitérios de Cuiabá abrem a partir das 6h30
A previsão da Limpurb (Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos) é a de que os cemitérios públicos de Cuiabá recebam hoje, Dia de Finados, cerca de 70 mil visitantes. Esses espaços serão abertos às 6h30 e fecharão às 18h. Três deles – Nossa Senhora da Piedade, Porto e Coxipó da Ponte – são administrados por meio de concessão pela Empresa Cuiabana Administradora de Cemiterios.
Os cemitérios São Gonçalo, Pascoal Ramos, Despraiado, Sucuri, Bandeira, Coxipó do Ouro, Nossa Senhora da Guia e Aguaçu têm administração direta da prefeitura. Nos locais haverá distribuição de água e serviço de orientação aos visitantes. O Cemitério Parque Bom Jesus é o único da capital sob administração privada. Ano passado, recebeu 75 mil visitantes. (Gazeta Digital)
Cultura
Coral de Cuiabá lança 1º álbum musical
O Coral Desvendar lançou ontem seu primeiro álbum musical, no Teatro Zulmira Canavarros, nesta capital. O álbum intitulado “Desvendar” conta com músicas de autoria do grupo e de alguns artistas brasileiros. Segundo Estela Ceregatti, o trabalho “tem um viés artístico, social, mas, para além disso, um viés terapêutico, por meio da cantoterapia”. O trabalho já está disponível nas plataformas de streaming. (FolhaMax)