Um novo palco, mas com velhos desafios

Teatro em Cuiabá se expande

O teatro nunca perdeu importância na cultura cuiabana. Pesquisas mostram que essa arte foi o meio pioneiro de comunicação coletiva no então arraial de Cuiabá, em 1729, dez anos após sua fundação, com objetivo de promover cultura, lazer e entretenimento entre os moradores.

Na atualidade, o setor está em expansão, analisa Sônia Zaramella. Dias atrás, mais um teatro, o da Galeria do Pádua, foi inaugurado na capital. Há também curso de formação acadêmica para o teatro e leis de incentivo à cultura que apoiam a área em MT. Mesmo assim, o teatro pede mais investimentos. Leia a coluna.

Filme sobre “Mãe Bonifácia” seleciona elenco

A produtora Artimagem abriu seleção para o elenco do longa “Mãe Bonifácia”, que será gravado em Sorriso (MT). Podem participar pessoas brancas e pretas, de 10 a 80 anos. O filme, dirigido pelo diretor Salles Fernandes, vai retratar a história de uma mulher negra que lutou contra a escravidão no século 19 em Cuiabá e que teve papel importante na luta dos escravizados. Interessados devem enviar um vídeo de atuação até 10 de abril para o e-mail audicaodecinema.artimagem@gmail.com . (G1)

 

Foto: STF

Bolsonaro vira réu no STF por tentativa de golpe de Estado

A 1ª Turma do STF decidiu tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados como o general Braga Netto, o general Augusto Heleno e o ex-chefe da Marinha, almirante Almir Garnier. Neste primeiro momento, são 8 réus, apontados como o núcleo duro e de liderança na trama golpista. Todos os ministros consideraram haver elementos para a abertura da ação penal contra o ex-presidente. 

Após se tornar réu, Jair Bolsonaro negou envolvimento e afirmou que há algo “pessoal” contra ele. O ex-presidente classificou as acusações como “graves e infundadas”. Ele voltou a levantar suspeitas e a fazer acusações já desmentidas contra as urnas eletrônicas. Bolsonaro desistiu ontem (26) de comparecer ao plenário e assistiu ao julgamento no gabinete do filho Flávio Bolsonaro no Senado. 

A ida ao banco dos réus por liderar uma tentativa de golpe de Estado repercutiu nos principais jornais do mundo. Veículos como Clarín, El País, The Guardian e The The New York Times destacaram não apenas a acusação por golpe de Estado, mas também o plano de assassinato contra Lula, Alckmin e Moraes. (Estadão)

O ministro Luiz Fux, do STF, demonstrou preocupação com a dosimetria das penas dos réus pelos atos de 8 de janeiro. Ele pediu vista no julgamento da cabeleireira Débora Rodrigues, que pichou “perdeu, mané” na estátua “A Justiça”. Fux afirmou que é preciso revisar os critérios de fixação das penas. A declaração reacende o debate sobre a proporcionalidade das condenações. (Jota, G1,Folha SP e Estadão)

O senador Wellington Fagundes (PL), ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro , afirmou que há uma perseguição contra o ex-presidente. Ele garantiu que a oposição seguirá firme em sua defesa. “Com fé e muito trabalho, vamos enfrentar”.

Da bancada do PL,  a deputada Coronel Fernanda manifestou apoio a Bolsonaro, afirmando que a justiça prevalecerá. O deputado federal José Medeiros classificou o julgamento como um “teatro”, enquanto o Coronel Assis apontou a decisão como injusta e irregular. (Olhar Direto, RDNews)

Veja as datas dos julgamentos dos demais núcleos (G1)

 

Foto: Secom-mt

Mauro Mendes na mira de deputados

Uma moção de repúdio apresentada pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL) contra o governador Mauro Mendes (União) foi rejeitada na Assembleia Legislativa. A crítica partiu da proposta enviada por Mendes ao STF, sugerindo a perda de terras para quem praticar crimes como desmatamento ilegal e incêndio proposital. 

Diante da repercussão negativa, o governador divulgou um vídeo tentando se explicar, negando que tenha incluído crimes de incêndio na proposta e acusando, sem citar nomes, seus críticos de “malandros” e “mentirosos”. No entanto, o documento oficial, assinado por Mendes e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), menciona a ampliação da perda de propriedade também para crimes ambientais, além do cultivo de drogas.  Na semana passada, o embate foi com a deputada Janaina Riva (MDB). (eh fonte/Gazeta)

Sinop e Primavera do Leste ampliam número de vereadores

As Câmaras Municipais aprovaram projetos para aumentar o número de vereadores. Em Sinop, o total de cadeiras passará de 15 para 19 na próxima legislatura. Já em Primavera do Leste, o número subirá de 15 para 17 a partir de 2029. A decisão foi baseada no índice populacional do IBGE. (Primeira Página)

 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Senado aprova uso de tornozeleira para agressor de mulher

O Senado aprovou o projeto que permite o uso de tornozeleira eletrônica para monitorar agressores em casos de violência doméstica. A medida altera a Lei Maria da Penha e será enviada à sanção presidencial. O agressor poderá ser obrigado a usar o equipamento durante a medida protetiva. A proposta é que vítima e polícia sejam alertadas em caso de aproximação. (Congresso em Foco) 

 

Foto: Freepik

Brasil tem aumento no uso de opioides em uma década

O uso de analgésicos opioides cresceu nove vezes no Brasil em dez anos, passando de 0,8% da população em 2012 para 7,6% em 2023, segundo estudo do Ministério da Justiça. Esses medicamentos, potentes no tratamento da dor, têm alto risco de dependência. Nos EUA, o uso descontrolado levou a uma epidemia de overdoses. O alerta agora se estende ao Brasil. Fazem parte desse grupo substâncias como morfina, tramadol, tylex, dolantina, codein, codeína, oxicotina, oxicodona, entre outras. (Estadão)

 

Leia o QRCODE ou copie a chave pix: 48.890.006/0001-08

 

Economia

Preço do arroz despenca, mas milho é risco para inflação

O preço do arroz caiu 20% no ano, favorecendo os consumidores. Já o milho acumula alta expressiva e pode pressionar a inflação em 2025. Em Rondonópolis (MT), a saca chegou a ter alta de 40% comparando com o mesmo período do ano passado, maior valor desde 2022. A Datagro estima impacto de até 1,07 ponto na inflação de alimentos nos próximos seis meses. (Folha SP)

Governador  responsabiliza União pelo atraso na Ferrogrão

O governador Mauro Mendes criticou a morosidade em relação à Ferrogrão, destacando que o projeto enfrenta insegurança jurídica devido a uma ação pendente no STF. Ele levantou a dúvida sobre qual investidor investiria em um leilão ou concessão sem segurança jurídica. Mendes também apontou a ineficiência pública como um entrave e comparou o atraso da Ferrogrão a outras obras que ficaram anos paradas no país. Segundo ele, interesses políticos e disputas narrativas têm travado projetos essenciais no Brasil. (Olhar Direto)

Lula consegue compromisso japonês para produtos brasileiros

A  visita do presidente Lula ao Japão, que começou na segunda-feira, acompanhado por cerca de 100 empresários e executivos, resultou na assinatura de quase 90 acordos entre memorandos, acordos e contratos. A surpresa foi a menção do envio de equipes de técnicos japoneses para colher informações sobre a carne bovina no Brasil. A análise é o primeiro e maior passo para a entrada do produto brasileiro no Japão. (Valor)

 

Brasil deve ganhar “selo” internacional de livre da febre aftosa

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) considera a conquista do certificado um reconhecimento merecido, destacando o papel fundamental dos produtores no combate à doença. Segundo a entidade, Mato Grosso está há quase 30 anos sem registro da doença. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, antecipou a obtenção do selo durante negociações no Japão. Emitido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o certificado abre caminho para a exportação de carne bovina ao país asiático. (RDNews)

Brasil e Japão fecham acordo para venda de 20 jatos

Durante viagem ao Japão, a comitiva brasileira anunciou a venda de 15 aeronaves E-190 para a All Nippon Airways (ANA), principal companhia aérea do país. A empresa ainda pretende adquirir outras cinco unidades, totalizando contratos que devem render cerca de R$ 10 bilhões à Embraer. Além disso, avançaram as negociações para o uso do Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e para a fabricação do eVTOL, conhecido como o “carro do futuro”. (Agência Brasil)

Trump anuncia tarifas de 25% sobre carros importados

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que a aplicação será progressiva, começando com uma base de 2,5%, e serão cumulativas a outras já existentes. As taxas devem entrar em vigor no dia 2 de abril. Além dos veículos, as peças automotivas também serão taxadas, com medida que entrará em vigor até 3 de maio. O governo dos EUA estima que a iniciativa gere uma receita anual extra de US$ 100 bilhões. (CNN)