Quatro cidades de MT são selecionadas para programa climático
A capital Cuiabá, Cáceres, Sinop e Tangará da Serra são os quatro municípios de Mato Grosso selecionados pelo Ministério do Meio Ambiente para a primeira fase do programa Cidades Modelos Verdes Resilientes. Ao todo, 50 cidades do país foram escolhidas para o projeto, que tem como objetivo prepará-las para enfrentar os desafios das mudanças climáticas
Nessa etapa, os municípios deverão desenvolver até a COP30, em novembro, propostas de obras ou políticas públicas de curto prazo para mitigar as mudanças climáticas e adaptar seus territórios para eventos extremos.
As cidades foram escolhidas por critérios de diversidade regional e tamanho, e pelo ranqueamento do índice de risco climático do programa AdaptaCidades, que fornece dados da vulnerabilidade social e ambiental dos municípios,
Os municípios vão receber suporte técnico para implementar ações de redução de emissões de gases de efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas. O anúncio ocorreu ontem (27) durante o Encontro Cidades Verdes Resilientes, em Brasília.
A iniciativa é uma parceria do ministério com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCOM) e o C40 Cities Climate Leadership Group, com financiamento da Bloomberg Philanthropies. Por ela, as cidades terão acesso a diagnóstico detalhado da situação climática local; recomendações estratégicas; desenvolvimento das ações de mitigação e adaptação, com estimativa de custo, cronograma e indicadores de monitoramento; e assistência técnica direcionada para maximizar o uso dos dados e ferramentas. (Informações com Infoclima)
Compartilhe
Assine o eh fonte
Tudo o que é essencial para estar bem-informado, de forma objetiva, concisa e confiável.
Comece agora mesmo sua assinatura básica e gratuita: