Banner
Banner

Sem funcionários, prefeitura de Cuiabá fecha farmácias

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

A prefeitura de Cuiabá determinou o fechamento das farmácias da rede municipal de saúde que estão sem profissionais devidamente lotados no setor. Uma das unidades afetadas é a do bairro Terra Nova. A população está sendo orientada a procurar outros postos de saúde.

A recomendação vale para todas as unidades, incluindo farmácias e dispensários de medicamentos da atenção primária, especializada e hospitalar. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o caso do Terra Nova é pontual e que “realizou um processo seletivo para a contratação de novos farmacêuticos” a fim de recompor o quadro da rede básica.

A Circular nº 068/GAB/SMS/2025 que o eh fonte teve acesso estabelece que as farmácias “somente poderão permanecer abertas mediante a presença do profissional devidamente lotado no setor”. Também permite o fechamento temporário por motivo de inventário, desde que haja “comunicação à população com pelo menos 48h de antecedência”.

A secretaria reforça que, sem profissional responsável, a farmácia “permanecerá fechada, condição em que os usuários deverão ser orientados a se dirigir à unidade mais próxima para a retirada de medicamentos”.   A medida busca “garantir o controle efetivo sobre os estoques, minimizar perdas, evitar desvios e assegurar o correto registro e rastreabilidade dos medicamentos e insumos a serem distribuídos à população”.

A circular interna foi assinada pela secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, em 13 de junho de 2025.

Na nota enviada ao eh fonte, a secretaria informou que a escassez de farmacêuticos “tem ocasionado dificuldades para manter o funcionamento pleno das farmácias em algumas UBSs.”

Compartilhe

Assine o eh fonte

Tudo o que é essencial para estar bem-informado, de forma objetiva, concisa e confiável.

Comece agora mesmo sua assinatura básica e gratuita: