Screenshot

TRE-MT decreta portaria anti-bloqueios ‘golpistas’ nas estradas de MT

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, assinou nesta segunda-feira (23), em Cuiabá, uma portaria para prevenir bloqueios nas estradas estaduais durante as eleições 2024.

A medida, que segue as orientações da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, visa garantir o direito de locomoção dos participantes, garantindo que todos possam exercer seu voto livremente e sem interferências. A portaria também prevê o uso do sistema Vigia Mais, da Secretaria de Segurança Pública, para monitorar e agir rapidamente contra possíveis obstruções.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, já havia alertado para a importância de evitar “experiências contrárias à democracia”, referindo-se aos atos ocorridos nas eleições de 2022, quando as eleitores da Bahia foram impedidos de votar devido a bloqueios em rodovias.

“Não queremos e não veremos a repetição dos vergonhosos atos que ocorreram no passado recente, em que os participantes foram impedidos, por força do próprio Estado, de se locomoverem livremente até o local das eleições”, destacou a ministra, reforçando que o direito ao voto deve ser garantido com plena liberdade e segurança.

Foto: TRE-MT

Compartilhe

Assine o eh fonte

Tudo o que é essencial para estar bem-informado, de forma objetiva, concisa e confiável.

Comece agora mesmo sua assinatura básica e gratuita:

Mais conteúdo