Tarcísio participa de festa milionária e evita citar Bolsonaro em Cuiabá
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve em Cuiabá no fim de semana em encontro com o “PIB do agro” em Mato Grosso, entre eles Eraí e Blairo Maggi. Embora a visita tenha sido motivada pelo casamento da filha do empresário e ex-senador Cidinho Campos (PP), a reunião teve tom político. Em discurso, o governador de SP defendeu união de esforços para conter a crise com os EUA.
Um dia depois da operação contra o ex-presidente, sem citar o padrinho político, o paulista tem se projetado como presidenciável para 2026. Nos bastidores, políticos e empresários pressionam por sua candidatura. O evento reforçou o apoio à pré-candidatura de Otaviano Pivetta (Republicanos) ao governo de Mato Grosso. A senadora Tereza Cristina (PP-MS) e o deputado federal Pedro Lupion (PP‑PR), presidente da Frente da Agropecuária, também estavam presentes.
Mauro Mendes foi elogiado por Tarcísio, que classificou sua gestão como “exemplo a ser seguido”. Mauro divulgou com entusiasmo o afago nas redes sociais.
A festa milionária de casamento contou com quatro shows nacionais: Israel & Rodolffo, Alexandre Pires, Latino e Claudia Leitte.
Nas redes sociais, o que se viu foram convidados tietando o governador de São Paulo e também ostentando o glamour da festa. Os valores, aliás, passam com folga da casa dos dois dígitos em milhões, segundo comentam nos bastidores. Tarcísio não publicou nem repostou nada sobre o evento. (RDNews/Diário de Cuiabá/eh fonte)
Francisca Medeiros
Informações que unem o campo e a cidade.
Licenciamento ambiental: Lula sob pressão
A flexibilização das regras do licenciamento ambiental pela Câmara dos Deputados tem o apoio do agro, da indústria e da maior parte dos ministérios. Mas também enfrenta forte resistência de especialistas em meio ambiente, de cientistas e do Ministério do Meio Ambiente. E é neste cenário polarizado que o presidente Lula vai decidir se veta partes (o mais provável) ou toda a lei.
Na coluna, Francisca Medeiros ressalta que a atenção sobre a decisão do presidente será amplificada por ser ele o anfitrião da COP 30, que será realizada dentro de poucos meses em Belém, no Pará. Leia aqui.
Engenharia da incerteza
Anunciado por Mauro Mendes como solução para o Portão do Inferno, o túnel ainda não tem anteprojeto concluído e enfrenta dúvidas técnicas. O próprio secretário de Infraestrutura colocou a obra em xeque, apontando riscos geológicos e falta de mão de obra. Especialistas divergem: enquanto o engenheiro Jean Pierre vê o túnel como solução eficaz, o geólogo Caiubi Kuhn defende o viaduto. A obra, se mal planejada, pode se tornar arriscada. O governo ainda não apresentou detalhes técnicos oficiais. (Gazeta)
Dinheiro público foi parar em fundo de hotel em Cuiabá
Parte dos R$ 308 milhões pagos pelo governo de MT à Oi, após acordo judicial homologado em 2024, foi parar em um fundo autorizado a financiar obras do Cuyaba Golden Hotel, empreendimento da Engeglobal Construções, pertencente a Fernando Robério Garcia, pai do secretário da Casa Civil, Fábio Garcia. O caso é investigado pelo MP, que apura possível favorecimento a aliados do governador Mauro Mendes. Documentos apontam que o fundo Golden Bird comprou créditos da ação judicial da Oi e destinou parte do valor à Engeglobal, em recuperação judicial desde 2018.
Mauro Mendes nega qualquer ligação dos fundos com sua família, e as empresas envolvidas afirmam que não houve irregularidade. (Folha de SP)
Protesto esvaziado em Brasília
Apoiadores de Jair Bolsonaro fizeram um ato esvaziado em Brasília neste domingo (20), contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes. O ex-presidente foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica e teve restrições nas redes e à noite. As medidas ocorrem em meio à pressão do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por sanções dos EUA ao Brasil. A baixa adesão expõe o desgaste político do ex-mandatário. (Veja)
Eduardo Bolsonaro anunciou que não vai renunciar ao cargo. Venceu ontem (20) a licença tirada pelo parlamentar, que foi morar nos EUA, sob a alegação de perseguição política. (UOL)
Sanção fora do padrão
Os EUA usaram contra o ministro Alexandre de Moraes um dispositivo diplomático para cancelar o visto geralmente aplicado a regimes autocráticos. A medida também atinge outros ministros do STF e seus familiares. É incomum esse tipo de sanção a autoridades de uma democracia. (Poder 360)
Anistia improvável
Enquanto Jair Bolsonaro tenta reverter no STF uma possível condenação por tentativa de golpe e articula anistia no Congresso, um estudo internacional indica que essa estratégia nunca deu certo. O levantamento analisou 148 condenações em 76 países desde 1946. Em nenhum caso houve reversão de sentença por crimes contra a democracia. Nem o Judiciário nem o Legislativo anistiaram líderes condenados por ataques à ordem institucional. (Estadão SP)
Vacina contra o câncer
Cientistas da Universidade da Flórida desenvolveram uma vacina de mRNA que eliminou tumores em camundongos ao estimular uma resposta imune ampla. A fórmula, semelhante à das vacinas contra a covid-19, não mira um tipo específico de câncer. O estudo mostrou eficácia até em casos resistentes, como melanoma, câncer cerebral e ósseo. A descoberta pode abrir caminho para uma vacina universal contra o câncer. (G1)
|
|

Leia o QRCODE ou copie a chave pix: 48.890.006/0001-08
Meio Ambiente
Ferrogrão cerca aldeias e gera temor em MT
A expansão da soja em Mato Grosso, especialmente na região de Sinop, impacta a vida dos povos indígenas. A Ferrogrão, ferrovia de 933 km apoiada pelo governo Lula, pretende escoar a produção rumo ao Pará, mas já provoca temores entre os kayapós, que denunciam a contaminação da água, da caça e do peixe por agrotóxicos. O projeto é destaque em reportagem especial de Vinicius Sassine e Lalo de Almeida, da Folha de S.Paulo. Para os indígenas, a ferrovia trará mais invasões e doenças. Eles reclamam que não foram consultados.
O governo Lula incluiu a Ferrogrão no Novo PAC e apoia o projeto de grandes operadoras da soja, como Cargill, Bunge e Amaggi. A previsão da Casa Civil é que o leilão para concessão da ferrovia ocorra em 2026, último ano do mandato. (Folha SP)
Economia
Tarifas de Trump à vista
Aliados de Lula já admitem que as tarifas de 50% anunciadas por Trump contra produtos brasileiros devem entrar em vigor em 1º de agosto. Apesar disso, o governo ainda tenta uma saída negociada, embora veja o acordo como improvável. A revogação de vistos de autoridades do STF e do MPF foi interpretada como sinal de endurecimento. O Planalto prepara ações diplomáticas e possíveis retaliações. (BBC)
A Advocacia Geral da União solicitou ao STF uma investigação para apurar se houve atuação no mercado financeiro brasileiro em um suposto esquema de lucro com operações de câmbio feitas a partir de informações privilegiadas. Uma reportagem apontou compras de dólares em grandes quantidades no Brasil horas antes do anúncio sobre a taxação de 50% às importações do Brasil para os EUA. (CNN)
Alerta na indústria K-beauty
A ameaça de Trump de impor tarifa de 25% sobre produtos sul-coreanos e japoneses até 1º de agosto acendeu o sinal de alerta na indústria de cosméticos da Coreia do Sul. O setor, que bateu recorde de US$ 5,5 bilhões em exportações no primeiro semestre, teme prejuízos com a medida. A Amorepacific, principal empresa do ramo, teve alta de 40% nas vendas internacionais. Enquanto isso, consumidores nos EUA correm para estocar produtos. Negociações com Washington seguem travadas. (O Globo)
Digital
Redes se dividem sobre operação da PF
Levantamento da Quaest mostra que 59% das menções nas redes sociais apoiaram a operação da PF contra Jair Bolsonaro, enquanto 41% criticaram a ação. O instituto analisou 1,3 milhão de postagens. Entre os críticos, 32% concentraram ataques ao STF, especialmente ao ministro Alexandre de Moraes. Já entre os favoráveis, expressões como “grande dia” foram destaque. A pesquisa considerou também grupos de WhatsApp, Telegram e Discord. (O Globo)

Foto: reprodução/Redes Sociais
Morre Preta Gil
A cantora, atriz, apresentadora e empresária Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de um câncer colorretal. Diagnosticada em janeiro de 2023, ela vinha enfrentando a doença desde então e tentava um tratamento experimental nos Estados Unidos. Filha do cantor Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta deixa o filho Francisco Gil e a neta Sol de Maria. (O Globo)
Agenda da semana
Segunda-feira – 21/07
- Prefeitura de Várzea Grande apresenta, às 9h30, o balanço dos seis primeiros meses da atual gestão.
- Retorno das aulas da rede pública municipal de ensino de Cuiabá
- Último dia para se inscrever nas Seletivas Estaduais 2025 da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). As inscrições devem ser feitas pelo link oficial.
-Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) realiza, às 17h (Brasília), uma audiência pública remota sobre as graves violações cometidas contra povos indígenas durante a ditadura militar no Brasil.
-Presidente Lula viaja ao Chile para participar de uma reunião de alto nível sobre defesa da democracia, organizada pelo presidente Gabriel Boric.
-STF realiza oitivas das testemunhas de defesa do núcleo 3 da ação sobre tentativa de golpe.
-Banco Central divulga o Relatório Focus
Terça-feira – 22/07
- Reunião da Comissão Técnica da Moeda e do Crédito.
Quarta-feira – 23/07
- Último dia de inscrições para ingresso de novos alunos nas escolas estaduais militares. O cadastro pode ser feito das 8h às 18h, presencialmente na unidade desejada, pelo site da Seduc ou por meio deste formulário.
- Cuiabá e América-MG se enfrentam às 20h30, na Arena Pantanal, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
-Reunião do Conselho Monetário Nacional.
Quinta-feira – 24//07
- O TRE-MT realiza, às 10h, no YouTube, a roda de conversa ‘Violência contra a mulher no ambiente doméstico e profissional: reflexões e medidas de prevenção e enfrentamento’.
-Começam os pagamentos do INSS aos aposentados e pensionistas que aderiram ao acordo por descontos indevidos entre 2020/2025.
-STF realiza interrogatórios dos réus do núcleo 4 da ação sobre tentativa de golpe de Estado.
-IBGE divulga a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal – 2024.
Sexta-feira – 25/07
-IBGE divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de julho de 2025.






