Banner
Banner

Cáceres e seus personagens inesquecíveis

Martha Baptista*

 

Conheci muitas pessoas inesquecíveis nos anos em que morei em Cáceres.

A cidade fundada em 6 de outubro de 1778, às margens do rio Paraguai, tem seu charme e sempre viveu no meu imaginário por conta da minha família materna.  Em junho de 1928, minha mãe Nilzalina, desceu o rio em direção a Corumbá em companhia de meu pai, o comerciante Júlio Baptista. Dois anos antes, no início de 1926, o jovem casal Ambrósio Filho e Estella Rodrigues Ambrósio subiu o rio Paraguai em direção contrária.

Setenta anos depois, numa rua central de Cáceres, o meu caminho se cruza com o de Estella. Filha temporã de Júlio e Nilzalina, eu nasci em Corumbá e me mudei para o Rio de Janeiro aos dois anos de idade. No final da década de 1980, atraída pelo amor, fui morar em Cáceres, onde nasceram minhas filhas Diana e Marina.

A carioca Estella estava viúva quando a conheci e era extremamente querida na cidade onde escolheu permanecer após a morte de Ambrósio Filho, o estimado médico Dr. Nito. Foi amor à primeira vista.  Logo após o nosso primeiro encontro, dona Estella, a primeira professora de inglês de Cáceres, recebeu-me gentilmente na casa em que morava com a filha Noelita, netos e bisnetos. Nasceu ali a minha vontade de escrever sua biografia, que resultou no livro “Cantos de Amor e Saudade – A história de Cáceres contada através das lembranças de vó Estella”.

Muitas décadas se passaram, dona Estella já nos deixou (assim como todas as pessoas que contribuíram para o livro com suas lembranças) e até hoje eu me emociono quando penso no que esse encontro representou para a minha vida.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foi parceira do projeto num primeiro momento e continua presente no livro por meio dos textos das professoras Vera Maquêa (atual reitora) e Olga Maria Castrillon Mendes, hoje membro da Academia Mato-grossense de Letras – duas amigas queridas.

Após minha mudança para Cuiabá, em janeiro de 2003, outros parceiros se juntaram a esse projeto, em especial, a editora Maria Teresa Carrión Carracedo. Em 2005, o livro “Cantos de Amor e Saudade” foi publicado pela Entrelinhas Editora, que é também responsável pela nova edição da obra, cujo lançamento acontecerá nesta quarta-feira (dia 18 de junho) no Espaço do Saber, na Biblioteca do Sesc Arsenal.  Esta publicação foi financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso/SECEL-MT.

O fio condutor do livro é a história do amor de Estella por Ambrósio, que fez com que ela trocasse a fulgurante capital federal do início do século XX por uma cidade sem asfalto, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Estella garante que nunca se arrependeu de sua decisão de não impedir o médico recém-formado de retornar à sua cidade natal. Com seu exemplo, ela inspira e faz a gente suspirar, sonhando com amores duradouros. Mas os tempos são outros e os amores mais efêmeros. Alguns terminam, mas deixam frutos e saudades. Estella Rodrigues Ambrósio, o professor Natalino Ferreira Mendes e outros cacerenses ilustres revelam em suas lembranças o amor por Cáceres, uma cidade encantadora, que nem sempre recebe o merecido respeito.

Com este livro também quero retribuir a Cáceres tudo que recebi nos anos em que lá vivi. Desta forma, honro as memórias de minha mãe Nilzalina Fontes Baptista e todos os amigos que nos deixaram, e contribuo para o resgate e a preservação de uma história rica de acontecimentos que transcendem a trajetória de dona Estella.

“Trazer sentido para o homem contemporâneo é encontrar os valores que perduram no tempo e hoje se revestem de nova roupagem, mas o valor primordial lá estava, num passado perdido na poeira do tempo”, afirma o professor Edvaldo Pereira Lima em seu livro “Páginas ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura” (São Paulo: Manole, 2004), outra grande inspiração de “Cantos de Amor e Saudade”.

Serviço

O que: Lançamento do livro “Cantos de Amor e Saudade: A história de Cáceres contada através das lembranças de vó Estella”, de autoria de Martha Baptista (Entrelinhas Editora) – com participação especial dos músicos Henrique Maluf, Vera Capilé, Marta Neder e Toshiko Rios.

Quando: 18 de junho de 2025 (quarta-feira), a partir das 18h

Onde: Espaço do Saber, na Biblioteca do Sesc Arsenal (Rua 13 de junho, 1435, Centro, Cuiabá)

 

Em nossa seção de artigos do eh fonte destacamos opiniões de leitores, selecionadas por nossa equipe editorial para assegurar qualidade e pluralidade. Os artigos refletem as visões dos autores, não a posição oficial do eh fonte. Nosso propósito é incentivar discussões e debates, oferecendo um espaço para diferentes vozes, tendências e ideias.

Martha Baptista é jornalista e escritora

Compartilhe

Assine o eh fonte

Tudo o que é essencial para estar bem-informado, de forma objetiva, concisa e confiável.

Comece agora mesmo sua assinatura básica e gratuita: