COLUNA

Sônia Zaramella

soniaz@ehfonte.com.br

Relatos e fatos, pessoais ou não, do passado e do presente de Cuiabá e de Mato Grosso.

Banner
Banner

Bissexto, 2024 “potente” tem menos feriadões

Estamos já há quatro dias em 2024, um ano bissexto. A diferença em relação aos anos normais é que este terá 366 dias, um a mais. Na prática, o ano bissexto é empregado pela maioria dos países do mundo com objetivo de garantir que as estações do ano continuem a ocorrer aproximadamente nas mesmas datas todos os anos. Efetivamente, foi adotado em 45 a.C., em Roma, pelo então imperador Júlio César.

De modo geral, o ano bissexto não traz alterações à rotina das pessoas. A principal mudança é que em vez de fevereiro ter 28 dias o mês tem 29. Isso permite que as pessoas nascidas em 29 de fevereiro de um ano bissexto festejem o aniversário na data exata e não no dia 28, como nos anos comuns.

É o caso da amiga e colega jornalista cuiabana Carla Rocha, que nasceu no dia 29 de fevereiro no final dos anos 1970, mas teve o dia 28 como data registrada pelo Cartório. Carla diz que ter nascido num ano bissexto trouxe muita sorte para ela, mesmo porque se julga uma pessoa mística, característica essa realçada porque é de Peixes, aquele signo que percebe o mundo por meio de uma ótica sentimentalista.

Pela perspectiva da numerologia, 2024 é um ano poderoso, de muito dinheiro e de brilho puro, regido pelo número 8. Em conversa com a coluna, a numeróloga e terapeuta energética Luciane Ângelo disse que o número 8 é o do dinheiro e da justiça.

“É número da riqueza, do poder, do brilho pessoal e da materialização da prosperidade financeira mesmo”, enfatiza Luciane. Mas ela acrescenta que junto com isso, em conformidade com a justiça, surge a honestidade, indicando que “para prosperar materialmente será exigida muita integridade nas atitudes das pessoas”.

Na visão holística, a terapeuta e educadora popular de saúde pela Fiocruz Vera Holística, também em conversa com a coluna, destaca que 2024 “é um ano de crescimento interior da pessoa perante a vida”. “A pessoa deve se posicionar, perguntar o que pode fazer para conquistar o que deseja e não ficar com infantilidade. É o momento de ficar desassossegado, de olhar as coisas com mais cuidado”, completa. O olhar holístico enxerga o ser humano como um todo – corpo, alma, espírito e o meio em que vive -, recorda Vera.

Quanto ao calendário anual, mesmo com 366 dias e um novo feriado brasileiro em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, esse prevê 2024 com menos feriados prolongados que em 2023. O país terá 18 datas comemorativas no ano, sendo 10 feriados nacionais e oito pontos facultativos. Porém, a metade deles cairá nos finais de semana, o que diminuirá os “feriados prolongados”.

O feriado de Tiradentes (21/04) cairá no domingo e os da Independência 07/09), Nossa Senhora Aparecida (12/10) e Finados (02/11) aos sábados, impedindo a formação de ‘feriadões’.

Acesse o Diário Oficial para conferir a Portaria nº 8.617/2023 com o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos no ano de 2024 e ainda www5.sefaz.mt.gov.br para ver a relação de Mato Grosso.

Apostando no brilho e na justiça de 2024, caminhemos, pois, para mais um ano de vida, mesmo que esse tenha menos feriados prolongados!

Compartilhe

Assine o eh fonte

Tudo o que é essencial para estar bem-informado, de forma objetiva, concisa e confiável.

Comece agora mesmo sua assinatura básica e gratuita: