Desperdício de comida em meio a tantos famintos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

COLUNA

Francisca Medeiros

Informações que unem o campo e a cidade.

Milhões de brasileiros passam fome ou estão subnutridos por não terem acesso regular à comida de qualidade. Enquanto isso, alimentos como grãos, frutas e legumes são descartados porque perderam valor comercial, mas não o nutritivo. 

Este descompasso é o tema da coluna de Francisca Medeiros, que aborda os aspectos legais que envolvem a doação das sobras de alimentos perecíveis por supermercados e restaurantes. Há algumas atualizações nas medidas legais que podem evitar que continuem indo para as lixeiras comida que pode saciar, com segurança, a fome dos mais vulneráveis.

Leia aqui

 

Prefeito admite acessar dados sigilosos de cidadãos

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSDB), admitiu que sua gestão tem acessado dados sigilosos de cidadãos, mas justifica a prática como necessária para investigações contra o crime organizado. O prefeito não detalhou a extensão do monitoramento. Ele citou, por exemplo, que no cadastro da Saúde é possível identificar criminosos que tenham mandados em aberto. No entanto, ele garante que tudo é muito sigiloso, devido à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que o acesso é restrito e acompanhado pelo MP, seguindo os protocolos legais.

Sorriso foi considerada a 6ª cidade mais violenta em 2023 pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Há uma disputa de território entre facções criminosas na cidade. (MidiaJur) 

MT tem 10 mil mandados de prisão em aberto

Mato Grosso tem cerca de 10 mil pessoas com mandados de prisão em aberto e outras 12.366 pessoas privadas de liberdade. Os dados são do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), mantido pelo Conselho Nacional de Justiça. No total, aproximadamente 46% dos mandados emitidos estão em aberto. Número acima da média nacional, que é de 33%. (MidiaJur)

Deputados de MT sem protagonismo na Câmara

Mato Grosso não conta com nenhum deputado federal na presidência das 30 comissões permanentes da Câmara. Apesar de ser uma bancada pequena, os oito parlamentares são de partidos de grande representatividade na Casa, PL, União Brasil e MDB. A escolha de presidentes e definição dos principais cargos nas comissões permanentes foi a principal movimentação na Câmara dos Deputados nas duas primeiras semanas de março. Apenas a Comissão de Desenvolvimento Urbano, que já tem seus membros definidos, falta escolher o presidente, o que ficou para a próxima semana. (Gazeta)

 

Onze vereadores devem mudar de legenda em Cuiabá

A janela partidária teve início este mês e ao menos onze vereadores devem aproveitar o período para mudar de partido e viabilizar suas candidaturas nas eleições municipais em Cuiabá. Os parlamentares têm até o dia 5 de abril para se filiarem às novas siglas.

Luiz Fernando e Dilemário Alencar, deixam o Republicano e Podemos, respectivamente, para seguir para União Brasil. Luis Claudio já oficializou sua ida para o MDB, deixando o PP. O Progressista perde também Wilson Kero Kero, que deve ir para o PMB, Partido da Mulher Brasileira. Rogério Varanda deixa o MDB e está com um pé no PSDB, que também deve receber Rodrigo Arruda Sá, que pretende sair do Cidadania. Fellipe Corrêa também vai se desfiliar do Cidadania e seguir para o PL. Lilo Pinheiro e Cezinha são cotados para irem para o PRD, deixando o PDT e União Brasil, respectivamente. (MidiaNews)

Ex-presidente da ALMT morre após sofrer AVC

O ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa Romoaldo Júnior, do MDB, faleceu ontem (17) após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Romoaldo foi deputado estadual por seis mandatos, tendo ocupado os cargos de vice-presidente e presidente do Parlamento estadual. Também foi prefeito de Alta Floresta. O ex-parlamentar deixa a esposa Ideme Maria Rodrigues, dois filhos e dois netos. O velório teve início ontem à noite no Saguão Negro da ALMT e o sepultamento será na manhã desta segunda-feira (18). (ALMT)

Universitária de MT é bronze no maior torneio de cerveja da América Latina

A estudante de ciências de alimentos da UFMT, Gleyci Maria Rodrigues Dantas, de 26 anos, conquistou a medalha de bronze, com a Cervejaria Heresia, no Concurso Brasileiro de Cerveja, realizado em Blumenau (SC). Segundo Gleyci, o título veio com a Cerveja Pilsen, no estilo America style light lager. A premiação, que é considerada a maior competição cervejeira da América Latina, premia os três melhores para cada estilo da bebida. (G1-MT)

 

Foto: reprodução

Uma a cada três sentenças de Moro na Lava Jato foi anulada

Dez anos depois do início da Operação Lava Jato, 14 das 45 sentenças do ex-juiz Sergio Moro na operação foram anuladas em instâncias superiores. Entre os beneficiados estão políticos conhecidos que tinham sido acusados pela força-tarefa no Paraná, como o atual presidente Lula, o ex-ministro Antonio Palocci e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Parte das condenações, expedidas de 2014 a 2018, quando Moro deixou a magistratura para entrar na política, continua pendente de apreciação definitiva no Judiciário, devido a recursos das partes. (Folha SP)

Lava Jato vive, diz Moro – O senador Sérgio Moro (União-PR) publicou mensagem em celebração aos dez anos da operação. Ex-juiz federal, ele conduziu a investigação que hoje tem acordos de delação em ruínas, após o STF entender que a operação violou regras básicas do Direito por meio de uma parceria entre o então juiz e os procuradores na condução do processo. (Estadão)

Bolsa Família atende 262 mil famílias em MT 

O estado de Mato Grosso tem 262.437 mil famílias que serão beneficiadas com a transferência de renda em março. O pagamento do benefício, que neste mês tem valor médio de R$ 692,29 no estado, teve início na sexta-feira, 15 de março, e leva em conta o final do Número de Identificação Social (NIS). O programa chega a lares dos 141 municípios do estado, a partir de um investimento de R$ 181,1 milhões do governo Federal. (Olhar Direto) 

Lula vai cobrar de ministros melhora na comunicação e mais entregas

O presidente Lula deve usar a reunião ministerial de hoje (18) para cobrar dos integrantes do governo mais empenho na comunicação das ações do Executivo. O movimento reflete a preocupação do Palácio do Planalto com a queda na aprovação do presidente, captada em pesquisas no início do mês. Nos bastidores, a informação é de que Lula tem demonstrado cada vez mais impaciência em apresentar entregas e vai cobrar os resultados de programas que já foram anunciados. (O Globo)

 

Doação de coração em Cuiabá salva criança em SP

Uma doação de coração realizada em Cuiabá (MT) teve um impacto vital em uma menina de três anos em São Paulo. A criança, que sofria com problemas cardíacos, recebeu o órgão da filha da Ediliane Fomes, Meg Raissa, de 3 anos, que teve morte encefálica. “Vem aquela dor e vem a alegria ao mesmo tempo. Eu sei que ela está dando vida para outra criança, para a mãe, para a família”, disse Edilaine.  Após a opção pela doação, houve uma corrida que mobilizou dezenas de pessoas. Uma história que mostra a importância da doação de órgãos e da colaboração entre diferentes regiões do país para salvar vidas. (JN) 

Putin vence eleições na Rússia e fica até 2030

Vladimir Vladimirovitch Putin, 71, foi reeleito ontem (17) com números recordes por mais seis anos como presidente da Rússia. Ele teve cerca de 87% dos votos. O comparecimento foi de 74,2%, segundo a Comissão Eleitoral Central. Em seu discurso de vitória, Putin disse que a vitória era um sinal “de que somos todos irmãos em armas”, agradeceu aos soldados lutando na Guerra da Ucrânia e prometeu “completar os objetivos da operação militar especial, tornando o Exército mais forte”. (Folha SP)

EUA dizem que eleição na Rússia ‘não foi livre’

Após a divulgação da reeleição de Vladimir Putin, a Casa Branca, sede do governo dos EUA, disse que o pleito “obviamente não foi livre nem justo“. Ao criticar o processo eleitoral, os Estados Unidos ressaltaram que “Vladimir Putin prendeu seus oponentes e impediu outros de concorrerem com ele”. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também se manifestou sobre o resultado. Para o mandatário, não há legitimidade no processo – o qual ele chamou de “imitação de eleições”. (G1)

 

Meio Ambiente


Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

MT tem maior número de focos de calor em 25 anos

O levantamento realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) aponta recorde no número de focos de calor no início deste ano, com 1.710 registros. É o número mais alto desde o início da série histórica em 1999. Apenas nos primeiros 14 dias de março, foram contabilizados mais 692 focos. A situação é considerada preocupante devido aos efeitos do El Niño até junho, seguidos pelo La Niña a partir de julho, que pode trazer estiagem e atraso nas chuvas. Esses fatores climáticos, juntamente com o déficit hídrico e o uso do fogo em práticas agropecuárias, são apontados como principais influenciadores dos focos de calor. A maioria dos focos é em imóveis rurais com uso agropecuário, e apenas 8% das queimadas foram autorizadas. (Gazeta) 

 

Economia

Foto: arquivo/Agência Brasil

Quase 50 mil já declararam IR em MT

No primeiro final de semana aberto para envio de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, 49.395 declarações de Mato Grosso foram enviadas. A Receita Federal começou a receber os documentos, que têm como ano-base 2023, às 8h de sexta-feira (15) e o prazo para entrega se encerra no dia 31 de maio deste ano. Das declarações enviadas, 91,6% delas devem receber restituição. A maioria dos documentos foi enviada pelo programa de computador (75,5%), já outra parcela dos contribuintes utilizou-se do site (15,4%) e a minoria fez uso do aplicativo (9,2%). Já com relação aos dados nacionais, o sistema da receita recebeu 2.348.916 de declarações até a noite de ontem (17). (eh fonte)

Reforma IR-  Com um ano legislativo mais curto por causa das eleições municipais, que tiram parlamentares de Brasília, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, decidiu adiar o envio ao Congresso da reforma dos impostos sobre a renda. O ministro quer focar na regulamentação dos impostos sobre bens e serviços. (O Globo) 

Prefeituras têm vagas com salário de até R$ 19 mil

Diversas cidades de Mato Grosso estão oferecendo vagas de emprego com salários nas prefeituras que chegam a até R$ 19 mil. Os cargos disponíveis abrangem diferentes áreas, como educação, saúde e administração. Os interessados podem se inscrever nos processos seletivos por meio dos sites das prefeituras ou das empresas contratadas para organizar os concursos. Confira aqui. (Gazeta) 

Consumidor ficou em média 10,4 horas sem energia em 2023

Durante o ano passado, o consumidor brasileiro ficou em média 10,4 horas sem energia, com cinco interrupções de fornecimento no ano. Os dados foram divulgados pela Aneel. O número representa uma melhora na qualidade de prestação do serviço entre 2022 e 2023, Isto porque, no ano passado, a duração média das interrupções foi de 11,2 horas, enquanto a frequência média foi de 5,47 vezes. Entre as distribuidoras de grande porte, a Energisa de Mato Grosso ficou em 11º lugar no ranking nacional. (G1)

Recorde de consumo – A rede nacional de energia registrou um novo recorde de consumo, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ontem (17), devido à nova onda de calor. A previsão é de que até dia 20 de março as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média. O ONS estima que a demanda por energia elétrica deve ser 5,7% maior na semana entre os dias 16 e 22 de março em relação ao ano anterior. (CNN)

 

BNDES leva prêmio internacional por gestão de títulos de dívida

O BNDES recebeu prêmio internacional como melhor coordenador de ofertas de debêntures, ou seja, títulos de dívidas. A premiação é organizada pelo Project Finance and Infrastructure Journal (IJ Global), que valoriza instituições com projetos de infraestrutura e energia mais inovadores. A estatal foi reconhecida por atuação exemplar no ano passado, criando série de ofertas de debêntures, com emissão de títulos a longo prazo. (CNN)

Argentina tem 2º superávit mensal, mas sofre com pobreza e inflação

A Argentina registrou um superávit fiscal primário de 1,23 trilhão de pesos (US$ 1,45 bilhão) em fevereiro, informou o ministro da Economia do país, Luis Caputo. Esse foi o segundo mês consecutivo de superávit no país após anos de déficits regulares. Enquanto isso, a inflação da Argentina subiu 13,2% em fevereiro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) do país. Com isto, o aumento dos preços chegou a 276,2% em 12 meses. O cenário tem prejudicado o poder de compra e aumentado a pobreza – que alcança 45% da população, segundo dados oficiais. (G1)

 

Agenda da semana

Decisões do Copom e FED

As decisões do Copom (Comitê de Política Monetária) e do FED (Federal Reserve) desta semana são cruciais devido ao impacto nas políticas monetárias do Brasil e dos Estados Unidos. O Copom, responsável por definir a taxa básica de juros (Selic), busca equilibrar o controle da inflação e o estímulo ao crescimento econômico. Já o Fed, banco central dos EUA, influencia não apenas a economia americana, mas também o cenário global. Mudanças em taxas de juros impactam retorno dos investimentos, alocação de recursos, e, na ponta final, o cidadão, o consumidor, a vida real. (Valor) 

Segunda – 18/03

Reunião de Lula com todos os ministros, no Palácio do Planalto

Banco Central divulga o  IBC-Br de janeiro, o primeiro do ano

Abertura da Show Safra – 17h30 – Lucas do Rio Verde

Terça – 19/03

Encontro para discutir a preservação do Centro Histórico de Cuiabá – às 14h – no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça 

Plenário da Câmara pode votar o projeto de lei que acaba com a chamada “saidinha” temporária dos presos em datas comemorativas

Visita do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, no frigorífico da BRF, em Lucas do Rio Verde (MT)

Quarta – 20/03

O Copom e o Fed, banco central dos EUA, anunciam as taxas de juros 

Estudantes do ensino médio da rede pública terão o resultado se foram contemplados no Pé de Meia, programa do Ministério da Educação 

O senador Renan Calheiros e parlamentares da CPI da Covid-19 vão pedir a reabertura dos inquéritos sobre o governo Bolsonaro no tema da pandemia à PGR

STJ julga se Robinho vai cumprir no Brasil a pena de prisão por estupro

Quinta – 21/03

IBGE divulga novos dados do Censo Demográfico 2022 sobre população e domicílios 

Lula lança o Plano Nacional Juventude Negra Viva, em Brasília 

Sexta-feira – 22/03

O IBGE divulga a PNAD Contínua no tema da educação de 2023

Sábado – 23/03

As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo planejam uma mobilização em várias cidades pedindo a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro