Banner
Banner

Franciscus, o progressista

Foto: Vatican Media

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, fez um pontificado incomum. Agora, deixa a Igreja Católica em uma encruzilhada. O papa argentino reaproximou o discurso católico do combate à pobreza e provocou a ira de setores tradicionalistas. No testamento, Francisco pediu que sua sepultura seja simples, sem decoração especial, e com uma única inscrição: Franciscus.

Um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, foram as causas da morte, segundo informou ontem (21) o Vaticano .

Francisco visitou 10 países da América Latina, mas nunca voltou à Argentina, sua terra natal, durante o pontificado. Sua primeira viagem foi para o Brasil, em julho de 2013, para participar da XXVIII Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Na Argentina, a população destaca: “era nosso orgulho”. O bairro onde ele nasceu se transformou em ponto de romaria. 

Relembre frases marcantes do papa Francisco.

Como é o funeral de um papa? Entenda regras e ritos até o sepultamento (UOL)

Sete brasileiros participam da escolha de novo papa

Por meio de processo de votação sigiloso, chamado de Conclave Papal, cardeais da Igreja Católica definem quem será o próximo papa. Segundo a Constituição Apostólica, podem participar da votação apenas 120 cardeais abaixo de 80 anos, mas hoje são 135. Sete cardeais brasileiros estão na lista, entre eles Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, e Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador. (CNN)

Sucessão

Os cardeais já foram convocados para o Conclave em Roma. Na primeira etapa, participam todos os cardeais. Representantes de diferentes continentes estão entre os mais cotados para suceder o Papa Francisco; veja quem são os principais. (G1)

O cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, disse que não será uma surpresa se o próximo conclave escolher um representante da África ou da Ásia. No entanto, padres brasileiros ligados à ala do clero considerada progressista acreditam que o novo papa será europeu e conservador. (O Globo/ Folha SP)

Do funeral ao conclave, o que acontece agora. Saiba aqui. (BBC)

O presidente Lula e a primeira-dama Janja irão ao funeral do Papa Francisco em Roma. A composição da comitiva será anunciada nesta terça-feira. Lula decretou luto oficial de sete dias. Em nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino e lamentou  a perda de uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”. (Agência Brasil)

 

Desembargadores do TJMT disputam presidência do TRE

A disputa pela presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) segue indefinida entre a atual vice-presidente e corregedora, Serly Marcondes Alves, e o desembargador Marcos Machado, que é juiz-membro da Corte. Nos bastidores, a movimentação é intensa, com a disputa sendo travada voto a voto. O eleito substituirá a atual presidente, Maria Aparecida Ribeiro, que preferiu não se manifestar sobre o cenário antes da eleição. A votação está marcada para o dia 29 de abril. (Gazeta)

 

Foto: Reprodução

Campanha pelo nome de Ivens Scaff ao Hospital Central

A campanha para que o Hospital Central de Cuiabá receba o nome de Ivens Cuiabano Scaff reúne apoio de familiares, amigos e instituições como o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e a Academia Mato-Grossense de Letras. Médico, escritor e professor, Ivens foi referência no tratamento do HIV e defensor do SUS. Ele faleceu em abril de 2024, aos 72 anos. Um projeto de lei com a homenagem já tramita na Assembleia Legislativa. A iniciativa é divulgada no perfil @ivensscaff_tributo. (eh fonte) 

Vacina contra gripe alcança somente 7% de grupo prioritário 

Em Cuiabá, apenas 12,2 mil  pessoas dos 138 mil pertencentes a grupos prioritários – como gestantes, idosos e crianças de 6 meses a 6 anos – se vacinaram contra a influenza. A vacina protege contra três variações do vírus (H1N1, H3N2 e influenza B) e está disponível em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, caderneta de vacinação e, no caso de grupos prioritários, um comprovante como laudo médico ou documento funcional. (G1)

Saiba se você faz parte de algum grupo prioritário

Regra de bloqueio hormonal deve provocar corrida à Justiça

O Conselho Federal de Medicina aprovou uma resolução que restringe o acesso a terapias voltadas a pessoas com disforia de gênero. A nova regra proíbe o bloqueio hormonal em crianças e adolescentes e eleva de 16 para 18 anos a idade mínima para início da hormonização. Já a cirurgia de redesignação sexual só poderá ser feita a partir dos 21 anos. A norma também exige que os serviços que realizam essas cirurgias informem os Conselhos Regionais. A medida gerou críticas de entidades ligadas aos direitos humanos. (Jota) 

 

Meio Ambiente

Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

Inmet alerta para tempestades ao longo da semana em MT

A semana será de calor intenso e chuva em Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Na capital, as temperaturas variam entre 23ºC e 35ºC ao longo da semana, com possibilidade de chuva isolada durante todos os dias. Já em Chapada dos Guimarães, a previsão aponta mínimas de 21ºC e máximas de 33ºC, também com chuva a qualquer momento. Segundo boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alertas de tempestades para todo o estado durante esta semana. (Inmet) 

 

Leia o QRCODE ou copie a chave pix: 48.890.006/0001-08

 

Economia

Foto: Secom-BA

Energia limpa supera 40,9% da geração global em 2024

Pela primeira vez desde 1940, a geração renovável superou 40% da matriz global, com crescimento de 49% em relação a 2022. O Brasil teve destaque no avanço ao assumir o quinto lugar na geração solar, ultrapassando a Alemanha. Segundo a Ember, fontes eólica (8,1%) e solar (6,9%) somadas superaram a hidrelétrica (14,3%). Ainda assim, os combustíveis fósseis seguem dominando, com o carvão (34,4%) e o gás natural (22%) liderando com folga. O avanço poderia ter sido menor se ondas de calor não tivessem elevado a demanda global por energia. (Folha SP)

Processos que pedem vínculo de emprego crescem 57% em 2024

Em 2024, a Justiça do Trabalho registrou 285.055 processos que pedem o reconhecimento de vínculo empregatício, aumento de 57% em relação a 2023, segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Só até fevereiro deste ano, já foram ajuizados 53.783 novos casos, colocando o tema na 16ª posição entre os que mais motivam ações na Justiça. O crescimento reflete o avanço das ações envolvendo a chamada “pejotização” e coincide com a vigência da reforma trabalhista, em 2017, que passou a permitir a terceirização da atividade-fim das empresas. (CNN)

Produtores dos EUA temem brasileiros e argentinos

Os Estados Unidos venderam à China mais de US$ 12,8 bilhões em soja no ano passado, seu principal produto de exportação para o país asiático. Com a guerra comercial e tarifas elevadas dos dois lados, essas vendas estão ameaçadas. A incerteza preocupa agricultores americanos e criadores chineses que dependem do grão. O Brasil pode se beneficiar, ocupando o espaço deixado pelos EUA. A soja virou peça central na disputa entre as duas potências. (Folha SP)

 

Digital

Google enfrenta derrotas na Justiça

O Google enfrenta pressões no Brasil e nos Estados Unidos. Nos últimos meses, a empresa foi condenada três vezes por práticas de monopólio em território americano. No Brasil, responde a uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, que pede o acesso aos registros de buscas feitas sobre Marielle Franco nos quatro dias anteriores ao seu assassinato. O Google alega que a medida viola o direito à privacidade de pessoas sem relação com o crime. No STF, Rosa Weber votou a favor da empresa, enquanto Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin foram contrários. O julgamento segue em curso e discute a constitucionalidade do pedido. (UOL) 

 

Esporte

Foto: Laureus/Divulgação

Rebeca Andrade conquista Laureus, o Oscar do Esporte

A ginasta Rebeca Andrade, de 24 anos, tornou-se a primeira atleta brasileira a vencer o Prêmio Laureus, considerado o “Oscar do esporte”. A premiação ocorreu ontem (21), em Madri. Rebeca concorreu na categoria “Retorno do Ano” por sua trajetória de superação até o pódio olímpico em Paris 2024, superando atletas como o nadador norte-americano Caeleb Dressel, a esquiadora suíça Lara Gut-Behrami, o piloto espanhol Marc Márquez, o jogador de críquete indiano Rishabh Pant e a nadadora australiana Ariarne Titmus. O último brasileiro a vencer nessa categoria foi Ronaldo Fenômeno, em 2003. (Agência Brasil)

Centro Olímpico da UFMT: falta verba, sobram problemas

Inaugurado em 2020, o Centro Olímpico de Treinamento da UFMT sofre com alagamentos sempre que chove forte. Na semana passada, a água invadiu salas sob as arquibancadas, como vestiários, auditório e almoxarifado, além de inutilizar o campo de futebol. O diretor da Faculdade de Educação Física, Tomires Campos Lopes, afirma que faltam recursos para reformas. A estrutura foi prometida para a Copa de 2014, mas só ficou pronta seis anos depois. (Gazeta)

 

Agenda da Semana

Foto: Secom-MT

Terça-feira – 22/04

  • Comissão de Infraestrutura da ALMT convocou o presidente da MT Par, Wener Kesley dos Santos, para falar sobre as obras do Parque Novo Mato Grosso, às 11h
  • Governo de Mato Grosso deve assinar contrato com a Sociedade Beneficente Albert Einstein para gestão do Hospital Central
  • Sema inicia a 6ª edição Mutirão de Conciliação Ambiental, no Complexo dos Juizados Especiais de Cuiabá, às 8h
  • Atlético Goianiense x Cuiabá, pela 4ª rodada da Série B do Brasileirão, às 18h30, em Goiânia 

           Brasília 

  • Presidente Lula recebe o presidente do Chile, Gabriel Boric, no Palácio do Planalto
  • Defesa do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) deve apresentar recurso contra cassação de mandato na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados
  • Comissão de Assuntos Econômicos do Senado ouve o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, sobre as perspectivas da política monetária, às 10h
  • Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados promove audiência pública sobre os aspectos econômicos e financeiros da COP 30, às 14h
  • Primeira Turma do STF começa a analisar a denúncia contra o “núcleo dois” dos acusados de tentativa de golpe de estado, a partir das 9h30
  • Banco Central divulga o Relatório Focus

Quarta-feira – 23/04

  • Paralisação em defesa da educação pública mobiliza profissionais em Mato Grosso e em todo o país. O ato, convocado pelo Sintep-MT, está marcado para às 8h30 em frente a Seduc-MT, no Centro Político e Administrativo
  • Em celebração ao Dia da Terra, o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) realiza evento na Escola Estadual Rafael de Siqueira, em Chapada dos Guimarães
  • ACCuiabá sedia duas palestras presenciais gratuitas do World Creativity Day 2025. As atividades acontecem às 9h e às 10h

          Brasília 

  • Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve discutir, a partir das 9h, a PEC que propõe o fim da reeleição para cargos do executivo
  • Comissão de Esporte do Senado realiza audiência pública para discutir propostas que proíbem atletas e celebridades de divulgarem bets, às 9h30
  • Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate possível alteração na lei do Imposto de Renda para incluir o modelo de “splitting familiar”, às 17h

 Quinta-feira – 24/04

  • ALMT realiza audiências públicas para discutir implantação de escolas cívico-militares em Carlinda e Paranatinga. A primeira audiência será realizada às 9h30, na Câmara de Carlinda. Já em Paranatinga, o debate está marcado para às 10h, também na sede do Legislativo local
  • ALMT promove audiência pública para debater a reserva extrativista e seus impactos para a comunidade em Colniza, às 10h, no Salão Paroquial da Igreja Católica
  • 2º Seminário de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas de Mato Grosso: memórias afetivas dos quintais mato-grossenses acontece no Quilombo São Benedito, em Poconé

 Sexta-feira – 25/04

  • A jornalista Eunice Ramos lança o livro “Vozes femininas em Movimento”, às 18h30, no Sesc Arsenal

          Brasília 

  • IBGE divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de abril de 2025