Banner
Banner

MT tem duas suspeitas de gripe aviária em humanos

Foto: Freepik

A coordenadora de Vigilância Sanitária de Campinápolis, Suelen Cequinel, informou que nove pessoas estão sendo monitoradas após exposição a aves diagnosticadas com gripe aviária no município. Dentre elas, duas são consideradas casos suspeitos. Amostras já foram coletadas e os exames aguardam resultado para confirmar ou descartar a infecção em humanos. Suelen destaca que os casos estão concentrados no município e alerta para cuidados com a higiene e o cozimento dos alimentos, essenciais para eliminar o vírus. 

A nova cepa de H5N1 apresenta alta transmissibilidade e, em humanos, apresenta taxa de letalidade de aproximadamente 48%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

H5N1 é uma variante da Influenza A que afeta tanto aves quanto mamíferos. A transmissão para humanos ocorre por meio do contato com secreções de animais infectados. (Gazeta/eh fonte)

 

COLUNA

Sônia Zaramella

Relatos e fatos, pessoais ou não, do passado e do presente de Cuiabá e de Mato Grosso.

Por ora, feriado de Corpus Christi confirmado

Dia 19 de junho, Corpus Christi, é feriado religioso em Cuiabá. Por enquanto, não há indícios de mudança na lei municipal nº 1.077, de abril de 1968, que declarou a data como feriado na capital, que tem maioria católica (52,56%), conforme os dados de religião do Censo 2022 (IBGE).

Na coluna, Sônia Zaramella registra que a possibilidade de alteração na norma legal foi alvo de preocupação de parte de cuiabanos que acompanham, com estranheza, as decisões da Prefeitura de Cuiabá no quesito eventos culturais, populares e religiosos. Em quase seis meses, cancelamentos/alterações nesse campo, pela administração municipal, vêm causando impacto nas tradições locais. Leia a coluna.

 

AL aprova novas regras para consignados de servidores

O projeto atende a pressão para que os consignados passem por revisão diante denúncia de irregularidades e superendividamento dos funcionários estaduais. A nova lei limita a margem consignável a 35% da remuneração líquida mensal do servidor e proíbe a liberação de crédito por meio de cartão de crédito ou cartão benefício. Além disso, veda a cobrança de taxas em favor de qualquer órgão da administração pública. O texto ainda endurece as regras para o credenciamento de instituições financeiras, que deverão ser autorizadas pelo Banco Central. (Gazeta)

A nova regra prevê também que as instituições financeiras deverão ter unidades em MT e poderão ser penalizadas. Confira aqui o que muda. (Olhar Direto) 

O presidente da ALMT, Max Russi (PSB), se posicionou contra a abertura de uma CPI para apurar possíveis irregularidades, alegando que não há clima no Legislativo para a investigação. Apesar disso, os deputados Gilberto Cattani (PL) e Henrique Lopes (PT) seguem em busca de apoio para instalar a comissão. Caso a proposta avance, Max afirmou que dará os encaminhamentos necessários. (RDNews)

Professores da Unemat protestam em Cuiabá

A Associação dos Docentes da Universidade de Mato Grosso (Adunemat) realizou uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa (ALMT) e ao Palácio Paiaguás para cobrar a realização de concurso público para professores da Unemat. Segundo a entidade, a universidade está há mais de 13 anos sem contratar docentes efetivos. Atualmente, cerca de 50% do corpo docente é composto por temporários. A associação também ressalta que os recursos para o concurso já estão previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. (Gazeta)

 

Foto: STF

STF vai apurar venda de decisões no Tocantins 

O ministro Cristiano Zanin transferiu ao STF o inquérito da Operação Maximus, que apura venda de decisões judiciais no TJ do Tocantins. Ele já conduz investigações sobre corrupção e vazamentos no Judiciário envolvendo também magistrados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A justificativa da mudança é o possível envolvimento de autoridades com foro no Supremo. O caso era relatado por João Otávio de Noronha, citado em gravação da PF. No áudio, o prefeito de Palmas diz ter recebido dele informações sigilosas. Até agora, nenhum ministro do STJ é investigado nesses casos. (Folha SP)

Justiça anula relatório que embasou operação do INSS

A Polícia Federal requisitou diretamente ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) o Relatório de Inteligência Financeira (RIF), sem autorização do Judiciário – o que motivou a decisão do juiz federal Massimo Palazzolo. Segundo ele, o compartilhamento do documento com a PF sem aval prévio configura prova ilícita, por permitir uma “fishing expedition”, ou seja, uma busca especulativa por provas. Apesar da decisão, as investigações sobre as fraudes no INSS seguem em andamento. O RIF deu origem à apuração da chamada “farra do INSS”.(CNN)

 

Foto: Prefeitura de Assis

MT registra seis mortes por meningite

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que Mato Grosso já registrou seis mortes por meningite em 2025, com um total de 27 casos notificados neste ano, segundo o Sistema de Informação de Agravos (Sinan). Em 2024, foram contabilizados 113 casos e 24 mortes, sendo 10 por meningite causada por outras bactérias e 10 por tipo não especificado. Entre 2020 e 2024, o estado notificou 484 casos da doença. Os anos de 2021 e 2022 tiveram 15 mortes cada, foram 9 em 2023 e 8 em 2020. (Olhar Direto)

 

Leia o QRCODE ou copie a chave pix: 48.890.006/0001-08

 

Economia

Foto: Divulgação

Agro acelera com trens maiores

A concessionária Rumo passou a operar trens com 135 vagões no corredor entre Rondonópolis (MT) e o porto de Santos. Cada composição transporta 17.200 toneladas de grãos, 11% a mais que os trens de 120 vagões usados até então. Desde 2021, a capacidade quase dobrou, se comparada aos antigos trens de 80 vagões. A mudança melhora a eficiência, reduz o uso de diesel e a emissão de gases. O avanço envolve tecnologia, logística de terminais e adequações nas cidades paulistas. (Folha SP)

Indústria recua em MT

A produção industrial de Mato Grosso caiu 1,4% em abril, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional do IBGE. O estado ficou entre os nove que apresentaram retração, em contraste com a leve alta nacional de 0,1%. Os maiores recuos foram no Ceará (-3,9%) e Espírito Santo (-3,5%). Já Pernambuco teve o melhor desempenho, com avanço de 31,3%, o maior da série histórica. Goiás (4,6%) e a região Nordeste (7,2%) também superaram a média do país. (Valor)

Plano impacta mercado de financiamento privado

A proposta do Ministério da Fazenda prevê a aplicação de uma alíquota de 5% de IR sobre rendimentos hoje livres de tributação para pessoas físicas. Na prática, o governo mira debêntures incentivadas, CRIs, CRAs, FIIs e Fiagros – instrumentos que têm sido essenciais para financiar infraestrutura, agronegócio e o setor imobiliário por meio do mercado de capitais. Participantes do mercado, que são críticos da medida, alertam que a mudança pode comprometer a atratividade desses produtos e frear o fluxo de recursos privados para setores importantes da economia. (UOL)

Governo eleva impostos para compensar recuo do IOF

O pacote proposto pelo ministro da Fazenda, Fernado Haddad, chega ao Congresso sob fortes críticas de parlamentares, do setor empresarial e até de partidos da base aliada, que se posicionaram contra as medidas. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), afirmou que as propostas devem enfrentar uma “reação muito ruim” no Legislativo. Entre as medidas, estão o fim da isenção de IR sobre LCA e LCI (que passarão a pagar 5%), alíquota única de 17,5% para investimentos financeiros, inclusive criptomoedas, aumento da CSLL de 9% para 15%, e do IR sobre JCP de 15% para 20%. Também está prevista a elevação da taxação das bets de 12% para 18% e redução de 80% do IOF em operações de risco sacado. (Folha SP/ UOL)

 

Digital

Foto: Reprodução/Logo

Instagram agora é para 16+

O Ministério da Justiça elevou a classificação indicativa do Instagram, que agora passa a ser não recomendado para menores de 16 anos – antes, a indicação era para maiores de 14 anos. A mudança busca proteger adolescentes de conteúdos sensíveis, como drogas, violência extrema e sexo explícito, sem comprometer a liberdade de expressão. Agora, o Instagram se junta ao Facebook, que já tem a mesma faixa etária no Brasil. O TikTok continua indicado para maiores de 14 anos, e o X (antigo Twitter), para maiores de 18. (CNN)

STF forma maioria contra abuso digital

Com seis votos a favor e um contra, o STF já formou maioria para responsabilizar as redes sociais por conteúdos considerados ilegais publicados em suas plataformas. Apesar do avanço, os critérios específicos dessa responsabilização ainda serão definidos pelos ministros, que buscam construir uma solução consensual. A maioria foi consolidada com o voto do ministro Gilmar Mendes, que criticou a falta de responsabilização das plataformas e afirmou que o Marco Civil da Internet se transformou em um “véu da irresponsabilidade” para as empresas digitais. O julgamento foi suspenso e será retomado nesta quinta-feira, com o voto do ministro Edson Fachin. (O Globo)