Por ora, feriado de Corpus Christi está confirmado
Quinta-feira que vem, 19 de junho, celebra-se Corpus Christi e será feriado religioso em Cuiabá. Por enquanto, está mantida a lei municipal nº 1.077, de abril de 1968, que declarou o dia de Corpus Christi feriado na capital mato-grossense. No Brasil, das 27 capitais, em 14 delas a data é tratada como feriado, 11 adotaram o ponto facultativo e duas não publicaram decretos sobre o assunto.
Acho que o prazo, de hoje até o dia 19, é curto para qualquer iniciativa que pretenda alterar a lei municipal e tornar o feriado religioso em Cuiabá ponto facultativo, ou mesmo anulá-lo, com apoio da Câmara Municipal. Motivos para esse receio não faltam na cidade. Devido aos antecedentes, os cuiabanos, por certo, não se surpreenderão com alguma eventual medida da Prefeitura no sentido de mudar a norma legal.
Tal possibilidade, de fato, preocupa os conterrâneos que acompanham com estranheza as decisões do executivo municipal no quesito acontecimentos culturais, populares e religiosos. Em quase seis meses de administração, cancelamentos e alterações nesses eventos vêm causando impacto nas tradições locais. Na maioria dos casos, as justificativas para isso baseiam-se na falta de recursos.
Começou pela falta de apoio à realização do carnaval, seguiu na suspensão dos festejos de aniversário de Cuiabá, passou pelo cancelamento do projeto Peixe Santo, chegando até à proibição de as escolas municipais, nos próximos anos, emendarem a quinta-feira na Semana Santa. Isto é, nesse dia em que os católicos celebram o início do Tríduo Pascal, as aulas não serão suspensas nas escolas municipais, como ocorreu por décadas.
Quanto ao Corpus Christi (expressão em latim que significa Corpo de Cristo), a festividade tem o objetivo de celebrar a eucaristia — sacramento católico que relembra a Última Ceia. A comemoração não tem data fixa e ocorre sempre 60 dias após à Páscoa. O decreto municipal 10.775/2024 confirmou o feriado em 2025, segundo a Arquidiocese de Cuiabá.
Reforçando as manifestações religiosas locais, com base nos costumes, crenças e práticas da cultura cuiabana, no domingo (8), ocorreu a Solenidade de Pentecostes, na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus, com missa solene, procissão e quermesse, o que marcou o encerramento da Festa do Senhor Divino de 2025. Nas semanas anteriores, devotos e festeiros levaram a bandeira do Divino em pontos das ruas centrais de Cuiabá para bênçãos e esmola.
Ainda no decorrer de junho, as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro se espalham pela cidade com missas de louvor aos santos e eventos repletos de alegria, música e danças de quadrilha que contagia crianças e adultos. São as tradicionais festas juninas. Em julho, será a vez da Festa de São Benedito. A programação abrange missas, novenas, procissões e eventos culturais.
São Benedito é um dos santos mais populares da capital e sua festa é uma celebração de fé e devoção, que atrai milhares de pessoas para as ruas de Cuiabá. Neste ano, será realizada entre os dias 3 e 6 do próximo mês. A organização do evento é da Igreja do Rosário e São Benedito, uma das mais antigas da cidade, localizada na região central.
Percebe-se, assim, que a movimentação religiosa dos católicos cuiabanos é forte, viva, com atividades tradicionais que se estendem o ano todo, o que só reforça a expectativa em relação ao feriado. Os dados de religião do Censo 2022, divulgados pelo IBGE na sexta-feira (6) passada, mostraram que os católicos ainda são maioria em todas as regiões brasileiras, incluindo, portanto, o Centro Oeste, e nele o estado de Mato Grosso e a sua capital.
Os números de Cuiabá são os seguintes: Católica Apostólica Romana: 52,56%, Evangélicas: 31,3%; Espírita: 2,76%; Umbanda e Candomblé: 0,99%; Tradições indígenas: 0,03%; Outras religiosidades: 4,66%; Sem religião: 7,62%; Não sabe: 0,02%; Sem declaração: 0,06%.
Já com relação a Mato Grosso, o censo revelou que 56,7% da população do estado com 10 anos ou mais de idade se declarou católica, o equivalente a cerca de 1,7 milhão de pessoas. O grupo evangélico foi o que mais cresceu proporcionalmente no estado, passando de 24,1% em 2010 para 30% em 2022.
Da parte da Arquidiocese de Cuiabá, a programação da solenidade alusiva ao Corpus Christi está pronta. Começa às 14h30, no Ginásio do Colégio São Gonçalo, com a acolhida aos fiéis. Às 15h, haverá o Cenáculo Mariano; às 16h, a Santa Missa; e às 17h20 começa a procissão, saindo do ginásio em direção à Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
No Brasil, as celebrações de Corpus Christi lotam as igrejas católicas que, no seu interior, ou entrada, são decoradas com tapetes coloridos com mensagens religiosas, confeccionados pelos fiéis com pó de serragem, sal colorido, cascas de ovo e também tecidos, entre outros materiais. É uma tradição trazida pelos portugueses e adotada também em algumas paróquias cuiabanas.
Logo, daqui até quinta-feira, dia do feriado religioso de Corpus Christi, a torcida é para que tudo ocorra em respeito à cultura local.
Compartilhe
Assine o eh fonte
Tudo o que é essencial para estar bem-informado, de forma objetiva, concisa e confiável.
Comece agora mesmo sua assinatura básica e gratuita: