Screenshot

Vovó Maluca, Esponja e Gasolina são alguns nomes de candidatos em MT

A cada eleição, candidatos tentam chamar a atenção do eleitor com nomes inusitados nas urnas. Em 2024, mais de 10.957 pessoas vão disputar vagas de prefeito, vice e vereador, segundo registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O uso das respectivas profissões, nomes dos setores de atuação e até apelidos são usados por uma parte dos postulantes.

Nesse contexto, criatividade é o que não falta.  Nomes como Vovó Maluca da Saúde (Solidariedade), Professora Batata (União), Paulo Batman (PSB), Esponja (Rede), Beto da Panela (PSD) e Gasolina (PSD) estão entre os mais inusitados.

Na capital, profissionais da educação lideram a lista de candidatos à Câmara. Ao todo 436 pessoas registraram interesse na disputa. 24 postulantes usando as abreviações de professor (Prof) em seu cognome.

Em segundo lugar, aparecem os candidatos com vínculo com a área de saúde. Nomes contendo Da Saúde, Enfermeiro e Dr  somam 18 citações.

Em terceiro lugar, com 12 citações, estão os candidatos da ala militar que citam o cargo de sargento no seu nome de urna.

Pelas regras, o nome para constar na urna eletrônica deverá ter, no máximo, 30 caracteres. E pode ser o prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual o candidato é mais conhecido, desde que “não atente contra o pudor e não seja ridículo ou irreverente”.

Compartilhe

Assine o eh fonte

Tudo o que é essencial para estar bem-informado, de forma objetiva, concisa e confiável.

Comece agora mesmo sua assinatura básica e gratuita: