Da prisão para os palanques: presos de MT em 08/1 são candidatos
Da prisão em 2023 aos palanques eleitorais em 2024, três mato-grossenses que foram detidos durante as manifestações golpistas dos dias 8 e 9 de janeiro em Brasília adotaram o sobrenome ‘Patriota’ e se candidataram a vereadores em três cidades de Mato Grosso.
Segundo levantamento do jornal A Gazeta, os protestos que culminaram na depredação das sedes dos Três Poderes estão servindo como ‘trampolim’ da cadeia para um cargo eletivo. As informações foram obtidas por meio do cruzamento de dados da lista final de presos divulgada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap) no ano passado, com as candidaturas já registradas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre os candidatos está Vanderson Alves Nunes (Novo), que adotou o nome Vandinho Patriota na urna eletrônica e disputará uma das 27 vagas na Câmara de Vereadores de Cuiabá.
O segundo é o comerciante de Juara (a 654 km de Cuiabá), Gleidson de Almeida Dias (PL), que se apresenta como Gleidson Discovery Patriota. Em maio deste ano, Gleidson admitiu perante a Justiça sua participação nos atos atentatórios contra a democracia e comprometeu-se a cumprir uma série de condições.
Por fim, no município de Juína (a 745 km de Cuiabá), Antônio Valdenir Caliare (União) também acrescentou o ‘adjetivo’ ‘O Patriota’ ao seu nome de urna e concorre a uma vaga no legislativo
Compartilhe
Assine o eh fonte
Tudo o que é essencial para estar bem-informado, de forma objetiva, concisa e confiável.
Comece agora mesmo sua assinatura básica e gratuita: