Screenshot

Justiça multa “Comadre Nhenho’ por vídeo xenofóbico contra Flávia Moretti

A servidora Dalila de Arruda Felfili, contratada na prefeitura de Várzea Grande e que interpreta a ‘Comadre Nhenho’, terá de pagar uma multa de R$ 5 mil e retirar vídeo difamatório e de cunho xenofóbico do Facebook. A decisão foi tomada pela Justiça Eleitoral após recurso proposto pela candidata à prefeitura do município Flávia Moretti (PL). O juiz eleitoral da 49ª Zona Eleitoral, Wladys Roberto Freire do Amaral, avaliou a postagem da personagem que acusava a candidata de ter ‘nojo de pobre’ como xenofóbica e discriminatória.

Na publicação, ‘Comadre Nhenho’ questionava as características físicas da então pré-candidata Flávia Moretti e ‘mandava’ ela pedir votos em cidades supostamente com pessoas ‘alemãs e italianas’, como Sinop e Sorriso. “Gente, vocês viram a candidata à prefeitura daqui da Várzea Grande? Ta falando que ela tem inveja de Sinop e de Sorriso. Olha, o povo de lá é tudo loiro de olho azul, forasteiro, o quê que quer mexer com Várzea Grande, vai pedir voto lá. Deve ser dessas assim que pega na mão nossa na rua, passa até “arco”, nojinho, diz que foi inveja de Sorriso e de Sinop. Vocês sabem que essa cidade aí é só alemão, italiano, né, é… não tem nenhum pantaneiro, nenhum Várzea Grande (sic)”, diz um trecho da publicação.

O magistrado chamou a atenção da requerida por ultrapassar os limites do aceitável e usar comparações preconceituosas no vídeo, com claro objetivo de macular a imagem pública da adversária política dos atuais mandatários do poder. “A personagem incorporada pela representada revela uma manifestação de cunho nitidamente eleitoreiro. É inegável que o vídeo publicado mostra um tom humorístico danoso à imagem, à honra e à reputação da então pré-candidata Flávia Moretti, além de revelar nítidos contornos discriminatórios ou xenofóbicos”, analisou Wladys.

A decisão impôs a retirada imediata do vídeo e multa no valor de R$ 5 mil. Em caso de descumprimento, a penalidade poderá ser agravada e a ré arcar com outras sanções financeiras.

Do blog de eleições/imagem do Facebook

Compartilhe

Assine o eh fonte

Tudo o que é essencial para estar bem-informado, de forma objetiva, concisa e confiável.

Comece agora mesmo sua assinatura básica e gratuita: