Screenshot

Mais um: Vereador de VG é preso em operação que investiga corrupção no DAE

Em outra operação, dessa vez da Polícia Civil de Mato Grosso e do outro lado do rio, em Várzea Grande, mais um candidato a reeleição à Câmara de Vereadores foi preso e afastado do cargo pela Justiça. A ação deflagrada na manhã desta sexta-feira (20), foi batizada de Operação Gota d’Água, com o cumprimento de 123 mandados judiciais contra uma organização criminosa que atuava na Diretoria Comercial do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG). Entre os investigados está o vereador Pablo Pereira (União).

A operação incluiu prisões preventivas, buscas e apreensões, sequestro de bens e bloqueio de valores. Além disso, foi determinada a intervenção imediata no DAE para regularizar o abastecimento de água e esgoto. Durante a ação, o diretor comercial do DAE-VG, Alessandro Macaubas Leite de Campos, precisou ser algemado em sua casa, no bairro Costa Verde, em Várzea Grande, por estar sob efeito de álcool e drogas, conforme informou a Polícia Civil.

As investigações apontam que servidores dificultavam o acesso dos moradores à ligação de água, cobrando propina para solucionar problemas artificialmente criados. O vereador Pablo Pereira é apontado como líder do esquema, usando sua influência política para explorar a Diretoria Comercial em benefício de sua campanha. As fraudes geraram prejuízos de cerca de R$ 11,3 milhões ao DAE desde 2019, com a exclusão ilegal de débitos e cobranças indevidas. Durante a operação, 15 servidores foram afastados, e a Justiça bloqueou bens e proibiu a nomeação dos envolvidos em cargos públicos.

Em nota, o  prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, informou que a  denúncia que motivou a operação foi feita pelo próprio presidente do DAE, após determinação da prefeitura. Baracat afirmou que o município está colaborando com as investigações e determinou a demissão do diretor comercial do DAE, além da instauração de auditorias e processos administrativos para apurar responsabilidades.  O prefeito também reforçou seu compromisso com a legalidade e a transparência em todas as ações.

 

Vereador Pablo Pereira está entre os investigados e foi afastado do cargo. (Foto: Reprodução)

Compartilhe

Assine o eh fonte

Tudo o que é essencial para estar bem-informado, de forma objetiva, concisa e confiável.

Comece agora mesmo sua assinatura básica e gratuita:

Mais conteúdo