Screenshot

Saiba quem são os candidatos que mais processaram a prefeitura de Cuiabá

A prática de processar futuros colegas de trabalho não é comum no mundo dos negócios, mas na política a história é diferente. Com o auxílio do Judiciário, adversários políticos podem buscar o adiamento de decisões administrativas, a revisão de medidas ou até mesmo atrapalhar a gestão de seus concorrentes. Na capital, vários processos foram movidos pelos atuais candidatos à prefeitura de Cuiabá contra seus adversários.

O eh fonte  realizou um levantamento e identificou que o maior número de ações foi movido pelo candidato Abilio Brunini (PL). Ao todo, o liberal entrou com quase dez ações contra o Palácio Alencastro e até mesmo contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Entre os processos movidos por Brunini estão pedidos de informações negadas pela gestão do Executivo. Além disso, ele entrou com ação contra Emanuel alegando danos morais devido a ataques pessoais e requereu até o afastamento de secretários envolvidos em operações policiais.

Lúdio Cabral (PT) também acionou a Justiça, assim como Domingos Kennedy (MDB), candidato apoiado pelo atual prefeito. Kennedy reclamou da prefeitura devido aos buracos na capital.

No caso do petista, as reclamações contra a prefeitura se deram pela suspensão do atendimento hospitalar no Hospital Beneficente Santa Casa de Misericórdia. A ação popular inclui a prefeitura por não realizar repasses regulares, além de defender a ilegalidade do rompimento do atendimento obrigatório à população.

Já o emedebista acionou a Justiça após a caminhonete que dirigia, uma Volkswagen Amarok, cair em um “enorme buraco”, como descreveu na petição inicial. O acidente, ocorrido em 2023 no Jardim das Américas, bairro onde Emanuel mora, resultou em uma sentença que condenou o município a pagar R$ 2.545,00 por danos materiais, em maio de 2024.

Apenas Eduardo Botelho (União) não moveu processos contra a sede do Executivo municipal de Cuiabá.

Compartilhe

Assine o eh fonte

Tudo o que é essencial para estar bem-informado, de forma objetiva, concisa e confiável.

Comece agora mesmo sua assinatura básica e gratuita:

Mais conteúdo